MINEIRÃO

Minas Arena espera saldo positivo após 20 meses e quer final da Copa América no Mineirão

Concessionária prevê a realização de 18 eventos em maio para voltar a lucrar

postado em 20/04/2018 08:00

Divulgação/Mineirão

Maio de 2018 pode significar um período importante para o planejamento da Minas Arena. A administradora do Mineirão acredita que o estádio voltará a apresentar resultados financeiros positivos depois de 20 meses.

Segundo revelou o diretor comercial Samuel Lloyd, o Mineirão receberá 18 eventos importantes em maio - entre eles, jogo decisivo de Copa Libertadores. O Cruzeiro enfrentará o Racing, no dia 22, às 21h30, pela última rodada do grupo 5.

Em conversa com jornalistas na tarde dessa quinta-feira, Lloyd exaltou a capacidade do estádio de receber grandes eventos - como shows, festivais e partidas de futebol - no mesmo dia. A ideia é que esse planejamento ajude a criar um cenário financeiro positivo para a administradora.

“Na parte de se consolidar como uma arena multiuso, estamos chegando a um momento muito maduro. No mês de maio, nós já estamos contabilizando cerca de 18 eventos. Vai ser uma loucura aqui para a gente. Temos desde Libertadores, jogos de Campeonato Brasileiro a jogo de rugby, evento corporativo da Google, eventos de esplanada, corrida. Nossa expectativa é de receber, em maio, 250 mil pessoas”, disse Lloyd.

Desempenho financeiro

Desde que foi reinaugurado, em janeiro de 2013, o Mineirão deu lucro à concessionária em apenas dois meses: novembro de 2014 (quando o estádio recebeu a final da Copa do Brasil, entre Atlético e Cruzeiro) e agosto de 2016 (período de realização da Olimpíada).

Em nenhuma dessas ocasiões, entretanto, o valor foi suficiente para gerar o compartilhamento de ganhos com o Estado, a partir da fórmula de cálculo previsto em contrato, realizada em comparação com a Margem Operacional de Referência. Ao contrário: o Governo de Minas Gerais repassa quantias mensais para ajudar a equilibrar o fluxo de caixa da Minas Arena, conforme acordado em contrato da Parceria Público-Privada (PPP) assinado em 21 de dezembro de 2010.

Sonho da Copa América

Outro grande evento que ajudaria o Mineirão a voltar a apresentar desempenho financeiro positivo é a Copa América de 2019, que será disputada no Brasil. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda não definiu quais serão as sedes do torneio. Integrantes da diretoria da entidade, entretanto, já visitaram Belo Horizonte para avaliar a viabilidade de o estádio receber jogos da competição.

A tendência é que o Mineirão seja cenário de partidas importantes da Copa América. Afinal, o estádio recebeu, por exemplo, uma das semifinais da Copa do Mundo, em 2014. Na ocasião, a Alemanha aplicou o histórico 7 a 1 no Brasil.

Segundo revelou o próprio Samuel Lloyd, a intenção da Minas Arena é que o Mineirão receba eventos importantes da competição. Alguns dos exemplos citados foram a abertura - com um eventual jogo do Brasil - e a final. "Mineirão está pronto para receber jogos importantes, como uma final, por exemplo", completou.

Tags: minas arena mineirao cruzeiroec cruzeiro futnacional interiormg atleticomg