HISTÓRIA

Exposição itinerante em BH mostra um pouco da história do futebol brasileiro

'Museu do Futebol na área' exibe parte do acervo do Museu de Futebol de SP

postado em 15/08/2018 08:01 / atualizado em 14/08/2018 23:01

Renan Damasceno/EM/D.A. Press
Espaço de mostras e exibições de gênios da arte, o Centro Cultural Banco do Brasil se rende, a partir desta quarta-feira, aos mestres da bola. Até 15 de outubro, o CCBB, na Praça da Liberdade, recebe o “Museu do Futebol na área”, exposição itinerante que chega à capital mineira com parte o acervo do Museu do Futebol de São Paulo, inaugurado há 10 anos, no Estádio Pacaembu, além de uma ala dedicada ao futebol mineiro.

A exposição, com entrada gratuita, ocupa duas salas do primeiro andar do CCBB, além do vão central. Na primeira sala, o visitante viaja no tempo guiado por narrações radiofônicas de gols históricos. Nomes da literatura e jornalismo, como Armando Nogueira, Luis Fernando Veríssimo e Ruy Castro vasculham a memória afetiva em crônicas dedicadas aos momentos marcantes do futebol brasileiro.

No pátio central está a sala origem, com dezenas de fotos que remontam ao período amador do futebol brasileiro – antes da década de 1930. Em Belo Horizonte, a sala foi enriquecida com imagens do futebol no estado, fruto do trabalho de historiadores mineiros como Raphael Rajão.

“A exposição passou por Rio de Janeiro e Recife e temos esta preocupação em incluir a história do futebol local. Aqui, tivemos o apoio de pesquisadores e de colecionadores, que cederam camisas históricas”, conta Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol.

Renan Damasceno/EM/D.A. Press
Acervo mineiro

O acervo mineiro está exposto no vão central. Ali estão números, fatos históricas e as camisas dos quatro times mais tradicionais de Minas Gerais: a do América usada por Jair Bala no título mineiro invicto de 1971; a alvinegra de Dadá de sua primeira temporada pelo Galo, em 1969; a celeste autografada por Tostão, Piazza, Dirceu Lopes e Raul, ídolos do Cruzeiro; e a alvirrubra do Villa Nova, de 1978.

Também foram lembrados jogos históricos, recordes e charges do ilustrador Fernando Pierucetti, o Mangabeira, da Folha de Minas e Estado de Minas, autor das mascotes dos clubes mineiros e mais de 60 personagens.

SERVIÇO

Museu do Futebol na área

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Praça da Liberdade, 450, Funcionários
De 15/08 a 15/10
Entrada franca

Tags: museu do futebol na área exposição itinerante atleticomg americamg cruzeiroec futebol