CAMPEONATO BRASILEIRO

Pressionados, Atlético e América medem forças no Independência pelo Brasileiro

Galo vê aproximação de rivais na tabela e Coelho está ameaçado de rebaixamento

postado em 14/10/2018 06:00 / atualizado em 14/10/2018 09:12

Montagem: Bruno Cantini/Atlético e Mourão Panda/América

Cada um a seu modo, Atlético e América entram em campo neste domingo, às 19h, no Independência, em jogo da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, pressionados para conquistar uma vitória. Com campanha irregular, o Galo vê a sexta posição, última com vaga para a próxima Copa Libertadores, ameaçada pelo Santos. Outros rivais também podem chegar, como Fluminense e Cruzeiro. Já o América não vence há cinco jogos e teme pelo risco do rebaixamento para a Série B.

Para o clássico deste domingo, o Atlético terá novidades na equipe. Poupados do último jogo, Cazares e Ricardo Oliveira voltam ao time. Emerson, na Seleção Sub-20, e José Welison, com dores no joelho direito, dão lugar a Patric e Adilson. Na vaga de Chará, que está com a Seleção Colombiana, Tomás Andrade deve ser escalado.

Vindo de derrota para a Chapecoense (1 a 0), em Santa Catarina, o Atlético tenta retomar o fôlego para não deixar os rivais diretos se aproximarem. O Galo está em sexto na tabela, com 45 pontos. O Santos vem logo atrás, com 42. A vaga na próxima Copa Libertadores é o atual objetivo do clube alvinegro na competição.

Em busca da vitória, o técnico Thiago Larghi espera que o Galo consiga impor seu jogo desde o início. “Com o América, já fizemos jogos difíceis este ano e não vai ser diferente agora. É uma boa equipe, o Adilson é um estrategista, temos que tratar com bastante respeito e tentar impor nosso jogo da forma que fizemos em outros jogos”, disse Larghi.

Já o América vive uma situação delicada. A última vitória do clube alviverde foi no dia 6 de setembro, contra o Vasco (2 a 1), no Independência. Desde então, foram três empates (Ceará, São Paulo e Corinthians) e duas derrotas (Botafogo e Atlético-PR). Na última rodada, aliás, o Coelho foi goleado pelo Furacão, por 4 a 0, na Arena da Baixada. Na tabela, o América está em 14º, com 32 pontos, dois a mais que o Ceará, clube que abre a zona do rebaixamento.

Para tentar sair desse momento ruim, o técnico Adilson Batista tem trabalhado em silêncio. O treinador fechou as últimas atividades e fez mistério em relação à escalação para o clássico deste domingo. Certo é que os volantes Leandro Donizete e Wesley não poderão jogar, pois estão suspensos. O zagueiro Lima e o lateral Norberto, em transição física, também serão desfalques. Em contrapartida, o lateral-direito Aderlan, que ficou de fora do último jogo, retornará. Adilson falou sobre as constantes mudanças no time.

“Desde que cheguei ao clube, vem acontecendo essas necessidades. Estamos indo para o 15º jogo, com a 15ª escalação diferente. Temos todas as preocupações sobre retornos, transições, substituição de jogadores suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Então, é encontrar aquilo que a gente entenda que seja melhor para o jogo e seja melhor coletivamente, a fim de fazermos um grande jogo”, afirmou o treinador americano.

ATLÉTICO X AMÉRICA


Atlético:
Victor, Patric, Leonardo Silva, Maidana e Fábio Santos; Adilson; Luan, Elias, Cazares e Tomás Andrade; Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi

América: João Ricardo (Fernando Leal); Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Juninho, David, Zé Ricardo e Gerson Magrão; Ruy; Luan (Rafael Moura)
Técnico: Adilson Batista   

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: domingo, 14 de outubro, às 19h

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ribeiro e Tatiane Sacilotti Camargo

Tags: santossp bahiaba campeonato brasileiro seriea americamg atleticomg