CAMPEONATO MINEIRO

Festa no Mineirão marca lançamento do Campeonato Mineiro de 2019

Competição vai do dia 19 de janeiro até 21 de abril e conta com 12 clubes

postado em 16/01/2019 21:48 / atualizado em 17/01/2019 16:29

Marcos Vieira/EM/DAPress
Na noite desta quarta-feira, foi lançado oficialmente o Campeonato Mineiro de 2019, em cerimônia realizada no Mineirão e organizada pela Federação Mineira de Futebol (FMF). O evento contou com a presença de dirigentes dos clubes participantes e de alguns jogadores. Os técnicos de Atlético e Cruzeiro, Levir Culpi e Mano Menezes, também estiveram presentes e se confraternizaram durante a festa.

Ao fim do evento de lançamento do Estadual, Levir e Mano deram declarações mostrando o clima de cordialidade entre os comandantes. O técnico do Galo até brincou com o 'rival' ao desejar ao colega 'todo o azar do mundo' na competição, arrancando risos dos demais participantes. Entre os jogadores presentes estavam Leonardo Silva, do Atlético, Henrique e Leo, do Cruzeiro, e Marcelo Toscano, do América.

A Federação Mineira de Futebol, por meio do presidente Adriano Aro, apresentou a taça que será entregue ao futuro campeão estadual. Entre os dirigentes, participaram Lásaro Cândido da Cunha, vice-presidente do Atlético, e Benecy Queiroz, supervisor administrativo, e Marcelo Djian, diretor de futebol do Cruzeiro. O América foi representado por Luiz Kriwat, gerente de futebol, Anderson Racilan e Dower Araújo, integrantes do Conselho de Administração.

Marcos Vieira/EM/DAPress
Forma de disputa

O Campeonato Mineiro deste ano terá o mesmo formato do Estadual de 2018. Após 11 rodadas da fase classificatória, os oito primeiros, entre os 12 concorrentes, classificam-se às quartas de final, que serão disputadas em jogo único. Os donos das melhores campanhas têm a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis. As duas piores equipes ao final da fase classificatória são rebaixadas.

A semifinal e a final seguem com jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha na primeira fase fazem a segunda partida decisiva em casa. O Estadual de 2019 começa no sábado, com um jogo marcado. Às 16h30, o atual campeão Cruzeiro visitará o Guarani, no Farião, em Divinópolis. A finalíssima está marcada para 21 de abril. Ao todo, são 16 datas da competição.
 
VAR
 
A novidade da edição de 2019 do Mineiro será a utilização do árbitro de vídeo. O auxílio do VAR ocorrerá a partir das semifinais e em estádios homologados, com estrutura para receber os equipamentos. 

Os 12 participantes do Campeonato Mineiro de 2018

América

Atlético

Boa Esporte

Caldense

Cruzeiro

Guarani

Patrocinense

Tombense

Tupi

Tupynambás

URT

Villa Nova

Títulos por clube

Atlético - 44

Cruzeiro - 37

América - 16

Villa Nova - 5

Siderúrgica - 2

Ipatinga - 1

Caldense - 1

Tags: interiormg atleticomg americamg cruzeiroec futnacional