CAMPEONATO MINEIRO

Com gol de Alerrandro nos acréscimos, Atlético vence América e garante liderança do Mineiro

Time alvinegro teve um jogador a mais em grande parte do segundo tempo e, já no finalzinho, garantiu a vitória por 3 a 2 no Mineirão, que recebeu mais de 40 mil torcedores

postado em 17/03/2019 17:57 / atualizado em 17/03/2019 23:03

<i>(Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
Foi no sufoco! Com gol já nos acréscimos do jovem centroavante Alerrandro - que substituiu o gripado Ricardo Oliveira na tarde deste domingo -, o Atlético venceu o América por 3 a 2, num Mineirão cheio com mais de 43 mil torcedores, em jogo da décima rodada do Campeonato Mineiro. O resultado garantiu a liderança da fase inicial da competição ao time alvinegro.



Liderado por Luan, o Atlético abriu o placar aos 27', com gol do capitão Réver. O América buscou o empate com Felipe Azevedo, ainda no primeiro tempo. Aos 13' da segunda etapa, Matheusinho foi expulso por falta dura em Cazares.

Logo em seguida, Alerrandro finalizou após passe açucarado de Cazares e colocou o Atlético na frente, aos 18'. A vantagem durou pouco. Aos 21', Paulão aproveitou falta cobrada por Marcelo Toscano e cabeceou para as redes. Quando o empate parecia que seguiria até o fim, Chará fez boa jogada pela direita e colocou a bola na área. Após bate-rebate, novamente Alerrandro, já passados mais de 45 minutos, concluiu para as redes.

Com a vitória, o Atlético chegou aos 25 pontos e garantiu a primeira colocação da fase inicial do Campeonato Mineiro. Com 22, o Cruzeiro termina a rodada na vice-liderança. Já o América cai para terceiro, com 21.

Na 11ª e última rodada, todos os jogos serão a partir das 21h30 desta quarta-feira. O Atlético visita o Tupynambás, no estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora. O América recebe o Guarani, de Divinópolis, no Independência.

Pelo alto


Participativos, Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho dominavam as ações no meio-campo nos primeiros minutos de jogo. Com isso, o América tinha mais a bola e buscava encontrar espaços na defesa rival. Mas, mesmo com menos posse, o Atlético levava mais perigo. Aos 9’, Guga cruzou com precisão na cabeça de Alerrandro, que desviou para fora.

Retraído, o Atlético encontrava boas opções pelas pontas em saídas rápidas. Aos 16’, Luan avançou bem pela esquerda e tocou para Alerrandro, que fez o papel de pivô e escorou. Elemento surpresa no ataque, o zagueiro Igor Rabello finalizou com classe, por cobertura, e quase marcou um golaço. O goleiro Fernando Leal se esticou todo e conseguiu salvar o América.

Os visitantes tiveram mais de 61% na primeira metade da etapa inicial. As ações ofensivas, entretanto, eram previsíveis. Em 22 minutos, o América havia cruzado impressionantes dez vezes - oito delas erradas - na área rival. Pelo chão, o time encontrava dificuldades de penetrar na zaga alvinegra.

Ao contrário do adversário, o Atlético, quando cruzava, levava perigo. E foi dessa maneira que os donos da casa abriram o placar, aos 27’. David Terans cobrou escanteio pela direita. Igor Rabello desviou, e Luan testou no travessão. Na sequência, a bola sobrou para Réver, que cabeceou para o fundo das redes: 1 a 0. Foi o quarto gol do capitão diante do América com a camisa alvinegra.

De tanto cruzar, o América finalmente conseguiu levar perigo aos 38’. Mais do que isso: Felipe Azevedo igualou o marcador. Após cobrança de escanteio e indefinição na área alvinegra, a bola sobrou livre para o atacante americano, que finalizou com precisão, sem chances para o goleiro Victor: 1 a 1.

No sufoco!


No intervalo, o zagueiro Réver precisou ser substituído por conta de uma virose. Leonardo Silva, que assumiu a braçadeira de capitão, foi o escolhido para entrar em campo. Em campo, o que se viu foi um Atlético um pouco mais solto e com mais posse de bola que o América, apesar de não conseguir grandes oportunidades.

Aos 13’, um lance que mudou a história do jogo. No meio do campo, o meia Matheusinho deu um carrinho frontal, com o pé alto, em Cazares. O árbitro Emerson de Almeida Ferreira assinalou falta e expulsou o jogador do América. Apenas cinco minutos depois, o Atlético passou à frente no placar.

Após cobrança de escanteio, Zé Welison recebeu nas proximidades da área. O volante cortou o marcador e tocou para Fábio Santos, que finalizou sem direção. A bola sobrou nos pés de Luan, que, de frente para Fernando Leal, optou por tocar para Alerrandro - em condição regular por conta da falha de posicionamento de Marcelo Toscano. Livre, o centroavante só empurrou para as redes: 2 a 1.

A vantagem durou pouco. Aos 21’, apenas três minutos após o gol de Alerrandro, o América empatou o placar. Marcelo Toscano cobrou falta lateral. O zagueiro Paulão subiu mais que todo mundo e testou firme para vencer Victor e empatar o placar: 2 a 2. E o jogo seguiu agitado. Logo aos 25’, Luan foi às redes, mas a arbitragem detectou que o jogador alvinegro dominou com o braço e invalidou a jogada.

Com um a mais, o Atlético partiu para cima. O auxiliar técnico Luiz Matter - que substituiu o suspenso Levir Culpi - colocou o meia Vinicius na vaga do volante Zé Welison. O time alvinegro avançou as linhas e tentou pressionar um retraído América, que se fechava como podia.

Aos 38’, o vaiado Fábio Santos foi lançado por Cazares e, de dentro da área, finalizou para fora. De longe, Vinicius arriscou, mas parou em defesa tranquila de Fernando Leal. Diante dessa tentativa de pressão, Givanildo Oliveira optou por fechar ainda mais o América. O zagueiro Sabino estreou na equipe profissional ao entrar na vaga do atacante Marcelo Toscano, aos 41’.

E a pressão deu resultado depois dos 45’. Chará fez bela jogada pela direita. Depois do bate-rebate na área, Luan finalizou de voleio. Fernando Leal fez defesaça, e a bola explodiu no travessão. Na sequência, Leonardo Silva finalizou forte, cruzado. Debaixo da trave, Alerrandro só completou para as redes e deu números finais à partida: 3 a 2.

ATLÉTICO 3 X 2 AMÉRICA

Atlético
Victor; Guga, Réver (Leonardo Silva, no intervalo), Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson e Zé Welison (Vinícius, aos 26’ do 2ºT); Luan, Cazares e David Terans (Chará, aos 19’ do 2ºT); Alerrandro
Técnico: Levir Culpi

América
Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho; Marcelo Toscano (Sabino, aos 41’ do 2ºT), Júnior Viçosa (França, aos 34’ do 2ºT) e Felipe Azevedo
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Réver, aos 27’ do 1ºT, e Alerrandro, aos 18’, e aos 45’ do 2ºT (ATL); Felipe Azevedo, aos 38’ do 1ºT, e Paulão, aos 21’ do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Réver, aos 43’ do 1ºT, e Igor Rabello, aos 36’ do 2ºT (ATL); Leandro Silva, aos 2’, Paulão, aos 4’, e Júnior Viçosa, aos 29’ do 2ºT (AME)
Cartão vermelho: Matheusinho, aos 13’ do 2ºT (AME)

Público: 43.137 torcedores
Renda: R$ 613.634,00

Motivo: décima rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: domingo, 17 de março de 2019, às 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo coelho americamg