CAMPEONATO MINEIRO

O que está em jogo? Saiba o que dez clubes buscam na rodada decisiva do Mineiro

Com objetivos diferentes, mineiros entram em campo pela última rodada da primeira fase do Estadual

postado em 20/03/2019 06:00 / atualizado em 20/03/2019 00:05

<i>(Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
A primeira fase do Campeonato Mineiro chegará ao fim com os jogos desta quarta-feira, marcados para as 21h30. Alguns clubes vão iniciar a 11ª rodada com o objetivo de avançar ou assegurar a classificação às quartas de final. Outros ainda lutam para escapar da degola. Só o líder Atlético e o já rebaixado Tupi, último colocado, não brigam por mais nada.

Com uma rodada de antecedência, o Atlético assegurou a liderança do Campeonato Mineiro, com 25 pontos, três acima do vice-líder Cruzeiro. O clube alvinegro terá algumas vantagens nos mata-matas do Estadual, como enfrentar o pior entre os classificados nas quartas de final e jogar por dois empates e decidir em casa a partir das semifinais. 

Na outra ponta da tabela está o Tupi. Com a derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, o clube de Juiz de Fora foi o primeiro rebaixado para o Módulo II do Mineiro em 2020 e já não tem nenhuma ambição na rodada final. Mesmo se vencer a URT em Patos de Minas, o Galo Carijó, atualmente com quatro pontos, não conseguirá ultrapassar o Guarani, com nove, primeiro fora da zona de rebaixamento. 

Pelo vice

Cruzeiro e América já estão garantidos entre os três melhores times da primeira fase do Mineiro. Entretanto, com o Atlético já assegurado na liderança, os dois clubes entram em campo com o objetivo de terminar esta etapa como segundo colocado. A Raposa, vice-líder, com 22 pontos, enfrenta a Caldense no Mineirão, enquanto o Coelho, com 21, joga no Independência contra o Guarani. 

Fugindo da capital

A quarta e a quinta colocações são muito cobiçadas na tabela do Mineiro. Isso porque os times que terminarem nessas posições não enfrentarão América, Atlético e Cruzeiro em Belo Horizonte, em jogo único, nas quartas de final.

O Boa, atual quarto colocado, é o principal candidato a ficar com uma dessas vagas.

Ainda tem jogo

Além dos três clubes de Belo Horizonte, Boa (4º) e Caldense (5º) são os clubes do interior com vagas garantidas nas quartas de final. 

Querendo mais jogos

Outras cinco equipes disputam as três vagas restantes na reta final do Mineiro: Patrocinense (6º), Tupynambás (7º), Villa Nova (8º), Tombense (9º) e Guarani (10º). 

Contra a degola

Patrocinense, Tupynambás e Villa Nova não têm mais risco de cair ao Módulo II. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Tombense, nono colocado, tem apenas 0,61% de chance de queda. Logo atrás vêm o Guarani, em décimo, com 28,9%, e a URT, décima primeira, com 70,5%.


SITUAÇÃO DOS CLUBES NA 11ª RODADA DO MINEIRO

Posição - Time - Pontuação - Situação

1º) Atlético (25) - Assegurado na liderança do Mineiro, o Atlético entra em campo contra o Tupynambás, em Juiz de Fora, só para cumprir tabela.

2º) Cruzeiro (22) - O Cruzeiro ainda luta para para garantir a segunda posição. Para isso, precisa vencer a Caldense no Mineirão ou torcer para que o América saia do Independência, diante do Guarani, sem os três pontos. 

3º) América (21) - Assim como o Cruzeiro, o América já tem vaga garantida entre os três melhores colocados, porém, o clube ainda luta com o rival celeste pelo segundo lugar. 

4º) Boa (15) - Já classificado para as quartas de final, o clube de Varginha busca terminar a primeira fase como o time do interior melhor colocado na tabela. Com triunfo sobre o Villa Nova, em casa, garantirá a quarta posição.

5º) Caldense (13) -  O clube de Poços de Caldas é o último dos clubes já assegurados matematicamente para a próxima fase do Mineiro. Contra o Tombense, a luta do Periquito é subir para quarto ou manter a quinta colocação e escapar do duelo com Atlético, América ou Cruzeiro nas quartas.

6º) Patrocinense (12) - Mesmo sem estar matematicamente classificado, o Patrocinense busca vitória sobre o Tombense para alcançar uma posição melhor na tabela. O clube de Patrocínio tem chances, mesmo que mínimas, de ultrapassar o Boa, quarto colocado. 

7º) Tupynambás (11) - Precisa vencer o Atlético em casa para garantir classificação. Ainda pode melhorar a posição na tabela para fugir do duelo com um dos clubes da capital. O adversário alvinegro entrará em campo com reservas.

8º) Villa Nova (11) - No mesmo contexto do Tupynambás, o clube de Nova Lima também tem chances de terminar a primeira fase em quinto e enfrentar um time do interior. O Leão do Bonfim jogará contra o Boa, no Estádio do Melão, em Varginha. 

9º) Tombense (10) - A principal luta do Tombense é pela classificação para a próxima fase, mas o time ainda tem mínimas chances de rebaixamento. O rival nesta quarta será o Patrocinense, em Tombos. O time da Zona da Mata só cairá mediante uma combinação de resultados improvável.

10º Guarani (9) - O Bugre de Divinópolis também tem chances de classificação, mas a prioridade é superar o América no Independência e se livrar do rebaixamento. 

11º URT (7) - Primeiro dentro da zona de rebaixamento, a URT precisará vencer o já rebaixado Tupi e torcer para que o Guarani não supere o América em Belo Horizonte. 

12º Tupi (4) - Com apenas uma vitória, o Tupi já está rebaixado e disputará o Módulo II do Mineiro em 2020.  

Tags: O que está em jogo? americamg interiormg cruzeiromg atleticomg futnacional