Velocidade

FÓRMULA 1

Ordem a Bottas não foi em benefício de Hamilton, diz chefe da Mercedes

Diretor da escuderia alemã tentou explicar comunicado de rádio após a corrida

postado em 23/07/2018 08:58 / atualizado em 23/07/2018 10:18

Andrej Isakovic/AFP
Já nas últimas voltas do Grande Prêmio da Alemanha, disputado neste domingo no Circuito de Hockenheim, equivalente à 11ª etapa do campeonato mundial de Fórmula 1, uma situação envolvendo a equipe da Mercedes e seu corredor Valtteri Bottas chamou atenção. O chefe da escuderia alemã Toto Wolff teria favorecido Lewis Hamilton, então líder da corrida, ao pedir para que Bottas mantivesse o segundo lugar, sem atacar o britânico.

O fato ocorreu logo após Sebastian Vettel bater seu carro e deixar a prova, na volta de número 52. Assim que o safety car deixou a pista, o piloto finlandês passou a agredir o britânico na disputa pela primeira colocação, até receber o recado da equipe: "Mantenha a posição", interviu, pelo rádio. Após a recomendação, Bottas tirou o pé e viu o companheiro disparar rumo à vitória, a de número 66 na carreira.

Em entrevista após o Grande Prêmio, Toto Wolff garantiu que a ordem não teve objetivo de favorecer a Hamilton, que briga diretamente pelo título mundial. Segundo ele, se tratou de uma precaução em função da chuva, de forma a assegurar a dobradinha da Mercedes em um dia de azar da Ferrari.

"Não tivemos o carro mais rápido aqui (na Alemanha) e precisamos progredir para as próximas corridas porque é o mais importante. Ainda estava chovendo no momento e a luta estava muito intensa. Havia tudo a perder com a má sorte que tivemos nas últimas corridas, e quisemos manter tudo calmo naquele momento. Toda a má sorte que tivemos se transformou em uma tremenda boa sorte, e isso me deixa feliz", afirmou.

Sobre o ocorrido, Bottas se mostrou compreensivo, e disse ter entendido a recomendação por parte dos estrategistas.

"Tivemos uma batalha com Lewis na primeira volta após o safety car. Não consegui ultrapassá-lo e daí me avisaram para minimizar o risco, o que entendo", completou.

Com o triunfo, Lewis Hamilton assume a liderança do Circuito Mundial, com 188 pontos, 17 a mais que o vice Sebastian Vettel. Kimi Raikkonen é o terceiro, com 131 somados. Restam 10 corridas para o campeão de 2018 ser conhecido e o próximo Grande Prêmio será disputado na Hungria, no Circuito de Hungaroring, no próximo final de semana, dia 29 de julho, às 10h10 (no horário de Brasília).

 

Tags: f1 automobilismo mercedes hamilton bottas wolff