Velocidade

KART

Copa do Brasil de Kart terá rivalidade entre pilotos mineiros

Velocidade e adrenalina não vão faltar no Kartódromo RBC, em Vespasiano

postado em 11/10/2018 09:56 / atualizado em 11/10/2018 10:24

Juarez Rodrigues/EM/D. A. Press
As atenções do automobilismo brasileiro estão voltadas neste fim de semana para a 20ª Copa Brasil de Kart, que será disputada no Kartódromo RBC, em Vespasiano, com 205 pilotos distribuídos em 15 categorias. A competição, que terá o treino oficial nesta sexta-feira e as corridas finais no sábado, a partir das 10h, revela histórias de rivalidades, de buscar a vitória em cima do maior rival.

Na categoria Codasur Júnior, os favoritos são dois mineiros – João Matos, de 15 anos e Ayrton Gil, de 14 – que, coincidentemente, têm os boxes lado a lado. A rivalidade entre eles, no entanto, segundo os dois pilotos, é sadia.

João é o atual vice-campeão brasileiro em duas categorias, Júnior e Codasur Júnior. “Mas quero mais. Quero ganhar aqui em Vespasiano.” E, para isso, ele, que corre há três anos, tem uma tática definida. “Tenho de ficar entre os três primeiros depois da largada. Estando na frente, preparo o bote para o primeiro lugar.”

A definição da tática, segundo ele, foi pelo que aconteceu recentemente. “Nas duas vezes que fui vice-campeão este ano, aconteceu a mesma coisa. Fiquei disputando o segundo lugar e o primeiro colocado da prova acabou desgarrando e vencendo. Agora, me preocupo mais com o primeiro, em vez de pensar só no segundo.”

Juarez Rodrigues/EM/D. A. Press

Ayrton esbanja confiança. Filho de um ex-piloto, Pedro Guimarães, aposta no retrospecto da carreira. Ele foi campeão do Open da Copa Brasil’2015, do Open Sul-Americano’2016, bicampeão da Copa Sudeste, em 2012 e 2013 e tri mineiro, em 2012, 2013 e 2018. “Quero conseguir mais uma vitória aqui, pois agora é na minha terra.”

Os dois têm um ponto em comum: o incentivador deles foram seus pais. João conta que o pai não foi piloto, mas um dia estava assistindo a um especial do Ayrton Senna com ele. “Perguntei como fazia para ser um piloto. Aí, ele procurou o RBC e comecei a correr. Apaixonei e quero cada vez mais. Quero vencer aqui para completar o ano de sucesso.”



Ayrton corre há nove anos. “Meu pai me trouxe aqui, no RBC, quando tinha seis anos, mas era pra ver minha irmã correr. Enchi tanto ele, que acabou me colocando num kart. Ele dizia que eu era muito pequeno. Fui bem naquele dia, e aí não parei mais de correr.”

Juarez Rodrigues/EM/D. A. Press
Troco

Luca Simões Neuenshwander, de 11 anos, foi o quarto colocado na categoria cadete desse ano do Brasileiro. O pai, Mauro Matos, também era piloto e ele começou a correr aos sete. Aqui, na Copa Brasil, ele quer dar o troco em um piloto paulista, João Pinheiro, que lhe venceu duas vezes esse ano.

“Fui vice do Brasileiro e do Open da Copa do Brasil da mesma forma. Eu liderava e, na última volta, ele me tocou e eu rodei. Isso foi na última curva. Agora não vou mais deixar que isso aconteça. Quero acabar com ele. Não posso mais dar bobeira. Minha vontade de vencer, principalmente aqui, é muito grande”. Luca fez aniversário na quarta-feira e a vitória será, segundo ele, o maior presente que poderá receber.

Iniciante com fome de título

Heitor Vasconcelos, de 8 anos, nascido em BH, foi um dos destaques do treino livre de ontem e está empolgado: “Correr de kart me faz pensar mais rápido. Melhora o raciocínio. Sou piloto há apenas um ano. Estou disputando minha primeira Copa Brasil. Comecei a correr porque meu pai me incentivou. Pedi pra ele e ele me trouxe pra cá. Quero ser campeão da 20ª Copa Brasil”.

Tags: maisesportes interiormg