Velocidade

FÓRMULA 1

Verstappen passa Hamilton na última volta e é campeão da F1 pela 1ª vez

Com um final espetacular, holandês frustrou os planos do britânico de se tornar octacampeão e, consequentemente, o maior vencedor da F1

postado em 12/12/2021 11:40 / atualizado em 12/12/2021 14:56

(Foto:  KAMRAN JEBREILI / POOL / AFP)
Max Emilian Verstappen sempre carregou grandes expectativas em suas costas. Fosse por trilhar o mesmo caminho do pai, que projetou no filho a chance de conquistar seus sonhos frustrados, fosse pelo fato de ter sido tratado como um prodígio na F1 desde sua estreia na categoria, em 2015.

Mas, aos 24 anos, o piloto da Red Bull provou neste domingo (12), com uma vitória emocionante, com ultrapassagem na última volta, que as previsões otimistas sobre seu futuro não eram descabidas. Ao vencer o GP de Abu Dhabi, ele superou o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e se tornou o primeiro holandês a conquistar o Mundial.

Ele é o 34º piloto na história a colocar seu nome entre os campeões. E alcançou o feito em uma das temporadas mais acirradas da F1 nos últimos anos, com dez vitórias contra oito do seu principal rival. Foi, ainda, o que fez mais poles, dez ante cinco do inglês.

Apesar dessa vantagem em vitórias e poles, os rivais chegaram a Abu Dhabi empatados, com 369,5 pontos cada um. A conta no circuito de Yas Marina era simples: quem chegasse à frente seria o campeão.

A corrida

Verstappen tinha a pole position, mas perdeu a liderança para o campeão logo na largada. Tentou recuperá-la ainda na primeira volta, e os dois se tocaram. Para evitar um acidente, Hamilton deixou a pista e, na visão do rival, cortou caminho sem fazer a curva. Apesar da reclamação, os comissários decidiram não estabelecer nenhuma punição.

Mesmo com pneus médios, em tese menos velozes do que os macios do holandês, o britânico foi abrindo vantagem. Na volta de sua primeira parada nos boxes, teve alguma dificuldade para ultrapassar Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull, que fez jogo de equipe e atrasou sua parada justamente para atrasar o inglês.

Superada essa dificuldade na 21ª das 58 voltas, Hamilton foi abrindo vantagem novamente. O cenário lhe era bem favorável até a entrada do "safety car" virtual, na volta 36. Com os carros em velocidade reduzida, Verstappen fez sua segunda parada e colocou pneus novos. A Mercedes preferiu manter o líder na pista, abrindo mão da segunda parada.



Quando a prova foi reiniciada, na volta 38, a diferença entre o primeiro colocado, Hamilton, e o segundo, Verstappen, era de 17 segundos. O holandês, então, tinha um carro melhor, com pneus em condições bem mais favoráveis, e 20 voltas para zerar a distância. Então, novo imprevisto: o canadense Nicholas Latifi bateu fortemente, e o "safety car" entrou na pista.

A corrida só foi liberada a uma volta do fim. E Verstappen pôde colar em Hamilton durante a paralisação. Então, fez a ultrapassagem e fez a festa.

Hegemonia quebrada

Desde 2016, quando o alemão Nico Rosberg foi campeão, ninguém havia conseguido desafiar o domínio de Hamilton, que empilhou quatro títulos em sequência, tornando-se heptacampeão.

A disputa equilibrada com o britânico valoriza ainda mais o feito de Verstappen, um piloto que carrega o automobilismo no DNA. Filho de Jos Verstappen, um mediano ex-piloto de F1, e de Sophie Kumpen, uma renomada kartista, Max se sentou pela primeira em um carro da categoria com apenas um ano, quando tirou uma foto na Benetton de seu pai.

O talento dele, contudo, seria forjado com episódios bem menos agradáveis, sobretudo pela linha-dura de Jos. Como nunca conseguiu ser um competidor de ponta, o ex-piloto que teve dois terceiros lugares como seus melhores resultados quis fazer do filho o vencedor que ele não foi.

Nas pistas, o pai de Verstappen costumava ser um piloto com temperamento forte e não raramente se envolvia em acidentes. Com Max, ele era bem mais exigente. A ponto de abandonar o filho no caminho de volta para casa após ele perder um campeonato de kart.

"Nada pode ser pior do que o que vivi naquela época", lembra o piloto. "Mas eu também cometi um grande erro na hora de perder aquele campeonato mundial. De certa forma, foi bom, porque aquilo me tornou uma pessoa mais dura."

(Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP)


Autoconfiança de Verstappen

Situações como essa fizeram o holandês acreditar que a autoconfiança era o mais importante para ele se transformar em um vencedor. Ele leva isso tão à risca que afirma não ter ídolos no esporte, nem mesmo o pai ou o sogro, o brasileiro Nelson Piquet, tricampeão da F1.

Antes do GP de São Paulo, em novembro, a namorada de Verstappen, Kelly Piquet, levou-o para conhecer a casa de seu pai, em Brasília. Segundo o piloto, eles não conversaram sobre F1 ou automobilismo. "Eu não preciso de conselhos", afirmou.

Muito mais do que com palavras, contudo, é nas pistas que o holandês gosta de provar sua confiança. Na disputa com Hamilton, em nenhum momento se intimidou por encarar um heptacampeão.
O próprio britânico afirmou que este foi o campeonato mais difícil que ele já disputou, reconhecendo o talento de Verstappen. No paddock, o holandês é reverenciado pela maioria dos pilotos do grid, sobretudo por sua rápida ascensão na categoria.

Em 2016, quando ele tinha apenas 18 anos, conquistou a primeira vitória na F1 logo em sua estreia com piloto da Red Bull, no GP da Espanha, onde ele se tornou o mais jovem da história a vencer na categoria, com 18 anos 7 meses e 15 dias.

Dali até o título mundial parecia questão de tempo para o prodígio. Nas duas últimas temporadas, 2019 e 2020, quando a Red Bull já lutava para diminuir a distância para a Mercedes, Max terminou em terceiro no Mundial, extraindo o máximo de seu carro.

Só faltava a ele uma máquina que o permitisse lugar de igual para igual com os pilotos da equipe alemã. Em 2021, ele teve isso e confirmou as expectativas sobre seu talento.

RESULTADO DO GP

1 - Max Verstappen (Red Bull)
2 - Lewis Hamilton (Mercedes)
3 - Carlos Sainz (Ferrari)
4 - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
5 - Pierre Gasly (AlphaTauri)
6 - Valtteri Bottas (Mercedes)
7 - Lando Norris (McLaren)
8 - Fernando Alonso (Alpine)
9 - Esteban Ocon (Alpine)
10 - Charles Leclerc (Ferrari)
11 - Sebastian Vettel (Aston Martin)
12 - Daniel Ricciardo (McLaren)
13 - Lance Stroll (Aston Martin)
14 - Mick Schumacher (Haas)

Não completaram:

Nicholas Latifi (Williams)
Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
George Russell (Williams)
Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)

Tags: velocidade automobilismo hamilton maisesportes formula1 verstappen Max Verstappen