Futebol Internacional

COPA LIBERTADORES

Eliminado no tribunal, Barcelona-EQU solicita suspensão da Libertadores

Estima-se que pelo menos 20 clubes tenham inscrito jogadores fora do prazo definido pela Conmebol nas principais competições do continente

postado em 20/02/2019 21:11

<i>(Foto: Twitter/@panchocevallosv)</i>


O Barcelona de Guayquil-EQU solicitou, por meio da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), a suspensão da Copa Libertadores. O pedido se deve ao escândalo de inscrições irregulares de jogadores de pelo menos 20 clubes participantes da competição ou da Copa Sul-Americana.

"Com base no fair play, que deve ser colocado acima de tudo, pedimos que como medida cautelar até que esta situação seja esclarecida que toda a Copa Libertadores seja suspensa", lê-se no documento assinado pelo presidente do Barcelona, José Francisco Cevallos, e datada desta quarta-feira.



A equipe equatoriana foi a única punida até o momento. A vitória por 2 a 1 sobre o Defensor-URU, na partida de ida da segunda fase da Libertadores, se transformou em derrota por 3 a 0 em função da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A mudança de resultado fez com que o time uruguaio se classificasse para enfrentar o Atlético na última etapa antes dos grupos.

A revelação do escândalo foi feita pela Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP), que revelou os problemas nos registros de atletas de pelo menos 20 clubes. A Federação Chilena de Futebol (FCF) divulgou nota oficial para assegurar que nenhum dos seus seis times participantes nos torneios - Universidad de Chile, Deportes Antofagasta, Palestino, Unión La Calera, Unión Española e Colo Colo - serão punidos.

Embora as inscrições tenham sido aceitas, a Conmebol enviou os casos para o seu tribunal disciplinar. O entendimento inicial é que alguns dos erros tenham sido culpa de federações. A própria FCF assumiu a culpa: "A inscrição tardia foi devido a um atraso da Associação Nacional de Futebol Profissional na verificação do sistema e foi corrigido em um dia não útil. A ANFP assumirá as consequências que esse problema possa gerar, que em nenhum caso serão transmitidas aos clubes nacionais envolvidos", declarou, em nota.

Curiosamente, o Barcelona de Guayaquil alegou nos tribunais que o erro no processo de inscrição de Sebastián Pérez foi da Federação Equatoriana, que assumiu a culpa. Mesmo assim o time foi punido e, consequentemente, eliminado da Libertadores.

Tags: saopaulosp santossp gremiors internacionalrs corinthianssp flamengorj atleticomg cruzeiroec sulamericana libertadores2019 conmebol