Futebol Internacional

COPA DO MUNDO FEMININA

Holanda supera Camarões e se aproxima da classificação para oitavas na Copa

Equipe holandesa segue 100% após triunfo pro 3 a 1

postado em 15/06/2019 12:06 / atualizado em 15/06/2019 12:13

<i>(Foto: Philippe HUGUEN / AFP)</i>
A Holanda segue 100% na Copa do Mundo após bater Camarões por 3 a 1, neste sábado. A vitória deixa a seleção holandesa com seis pontos e bem perto da classificação para as oitavas de final. Para as camaronesas, a derrota deixa o avanço para a próxima fase bem difícil. Os gols da partida foram marcados por Onguené para a seleção africana e Bloodworth e Miedema duas vezes para as laranjas.

Apesar do placar, a Holanda não teve vida fácil, principalmente no primeiro tempo, quando Camarões buscou mais finalizações. Na etapa inicial foram mais tentativas das africanas, que mostraram menos pontaria. No segundo tempo, mesmo controlando mais a partida e com a vantagem no placar, antes de ampliar, as holandesas ainda levaram um grande susto com uma bola raspando na trave de Camarões.

Fechando a fase de grupos, as seleções voltam a campo na quinta-feira (20). A Holanda encara o Canadá, enquanto Camarões pega a Nova Zelândia.

Apesar dos primeiros minutos mostrarem uma Holanda concentrada ao redor da área adversária, em busca de uma infiltração e tentativa clara de gol, Camarões não levou só pressão e após os dez minutos iniciais, conseguiu sair para o ataque e levar perigo à meta de van Veenendaal.

Ainda assim, a Holanda tinha mais posse de bola e rondava a intermediária da seleção africana, tentando trabalhar a bola. As tentativas paravam na falta de pontaria ou na boa defesa camaronesa, que seguia compacta. Por outro lado, quando Camarões subia ao ataque, com um ritmo forte, as jogadoras logo buscavam a definição do lance e assustavam a defesa adversária.

Com a disputa ficando mais pegado, o final do primeiro tempo incendiou a partida. A Holanda conseguiu inaugurar o marcador, aos 41 minutos, após uma bela jogada pela direita de van de Sanden, que brigou e foi mais rápida que a marcação, conseguindo cruzar para o meio da área, onde Miedema pulou sozinha para o cabeceio.

A resposta de Camarões foi imediata. Apenas dois minutos depois, antes dos acréscimos, Onguené recebeu ótimo lançamento e aproveitou a saída errada da goleira, se antecipando e conseguindo tirar a bola da marcação, mandando livre para o fundo do gol, antes da chegada da zagueira.

A igualdade no placar durou praticamente só durante o intervalo, já que a Holanda voltou a ter vantagem com apenas dois minutos da segunda etapa. Em cobrança de falta com jogada ensaiada, a bola chegou na área pela direita e, após cruzamento, a zaga se enrolou e tirou mal, deixando Bloodworth na cara do gol, só para empurrar para a rede.

Depois de ampliar, a Holanda não parou de pressionar e seguiu com mais posse de bola, tentando levar perigo à área adversária. Camarões não conseguia reagir e tinha poucas chances de chegar à intermediária holandesa. Só depois do 30 minutos que a seleção africana chegou muito perto de empatar, com ótima jogada de Onguené e finalização de Akaba, que desviou na zaga e tirou tinta da trava.

O susto fez a Holanda intensificar a pressão e chegou ao terceiro gol com mais um de Miedema. A camisa recebeu passe de Beerensteyn e entrou na área para chutar forte no meio da meta, mas o foguete foi indefensável para Ngo.

Tags: mundial feminino futfeminino holanda camaroes