BOLA MUNDI

Mago alemão pode parar o PSG

postado em 30/11/2017 09:03 / atualizado em 30/11/2017 09:08

Christof Stache/AFP

Que o PSG vem fazendo campanha fantástica na temporada não se discute. Impulsionado pelo trio Neymar, Cavani e Mbappé, que deu mais um show ontem, o time lidera o Francês com folga – e sem adversários – e segue 100% na Liga dos Campeões da Europa. Mas só agora terá seu verdadeiro teste de fogo: o duelo com o Bayern, terça-feira, em Munique, valendo a liderança do Grupo B da competição europeia.

Alguns lembrarão que no primeiro confronto entre os clubes, em 27 de setembro, pela segunda rodada da Liga, o PSG passeou: 3 a 0, com gols de Daniel Alves, Cavani e Neymar. Mas a situação era completamente diferente. O Bayern ainda era comandado pelo italiano Carlo Ancelotti, que, além de não fazer o time jogar, tinha problemas de relacionamento com o grupo. Foi demitido no dia seguinte.

A solução foi recorrer ao “mago” alemão Jupp Heynckes, de 72 anos, que abandonou a aposentadoria para apagar o incêndio. Em sua quarta passagem pelo clube (262 vitórias, 91 empates e 111 derrotas), resgatou a equipe, que retomou a ponta da Bundesliga. Com ele, foram oito triunfos, um empate e só um tropeço (2 a 1 para o Borussia Monchegladbach, domingo, com o time sem cinco titulares). E os números voltaram a ser positivos: 22 gols marcados e cinco sofridos.

E tudo isso sem promover mudanças radicais na escalação. Do time atropelado pelo PSG, Javí Martínez, James Rodríguez e Thomas Muller perderam a vaga, mas seguem sendo acionados por Heynckes. E em campo se vê agora um time com mais energia e rigor coletivo.

Mesmo que tomar a liderança do PSG seja quase impossível – teria que vencer por 4 a 0, pois o saldo de gols dentro do confronto direto é critério de desempate –, uma vitória é quase questão de honra para os alemães. Por outro lado, se o que prevalecer for a magia do talento de Neymar, Cavani e Mbappé, os franceses comprovarão que são mesmo o time a ser batido. Heynckes terá que fazer muita magia...

Para começar bem

Em apenas sétimo lugar no Italiano (seis vitórias, dois empates e seis derrotas) mesmo tendo torrado 200 milhões de euros em reforços, o Milan aposta agora no ex-volante e ídolo Gennaro Gattuso, de 39 anos, que treinava a base rossonera. Com elenco muito jovem (média de 21 anos) e formado por atletas de 16 nacionalidades, ele diz que o time tem que estar disposto a sofrer... Mas não deve ser este o cenário de sua estreia no domingo. Afinal, visita o Benevento, lanterna da competição, que perdeu todos seus jogos. “Deverá ser como uma final de Copa do Mundo”, bradou, a seu estilo. Menos, Gattuso...

Novo Daniel Alves?

No futebol, repetir receitas de sucesso nem sempre é simples. Mas o Sevilla quer provar que é possível, com o jovem lateral-esquerdo Guilherme Arana. Ele pode seguir o script de outro brasuca: Daniel Alves. Os espanhóis apostaram em Daniel quando ele começava na carreira (tinha 19 anos, só 58 jogos como profissional e ainda era pouco conhecido por aqui) e ele se tornou um dos maiores ídolos da equipe. A diferença é que Arana é mais “rodado”. Com 20 anos, já fez 89 partidas pelo Corinthians e acaba de se sagrar campeão brasileiro. Repetir Dani Alves é quase impossível, mas tem tudo pra dar liga.

Vaga caiu do céu

Comandante da Seleção Chilena que não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo’2018, o técnico hispano-argentino Juan Antonio Pizzi, de 49 anos, ganhou uma ‘segunda chance’: foi contratado para comandar a Arábia Saudita, que volta a um Mundial após 12 anos. Resta saber se chegará até lá. Mesmo com o passaporte carimbado, os cartolas árabes conseguiram a proeza de demitir o argentino Edgardo Bauza depois de apenas dois meses de trabalho...


Contar com a sorte

Na terça-feira começa uma nova fase de venda de ingressos para a Copa da Rússia’2018. Como os grupos do Mundial serão definidos no sorteio de amanhã, desta vez os torcedores poderão buscar tickets para jogos específicos. Para os duelos em que houver mais interessados do que entradas haverá um sorteio entre os inscritos. A expectativa da Fifa é de que ocorra um boom na procura pelos bilhetes (até agora já foram negociados 742 mil).


Pra embolar tudo

Sem grandes novidades como nas últimas temporadas, o Campeonato Português tem o trio de ferro nas primeiras colocações: Porto (32 pontos), Sporting (30) e Benfica (29). Mas a rodada que começa amanhã, com direito a clássico Porto x Benfica, pode acirrar a luta pela ponta. No fim, quem pode se dar bem é o Sporting, que encara o Belenenses, apenas o 9º na tabela de classificação.

De olho

Dayot Upamecano


Nascido na França, em família de imigrantes de Guiné-Bissau, o zagueiro Dayot Upamecano, de 19 anos, já descartou propostas de clubes poderosos e tem multa contratual de estrela. Depois de começar a jogar aos seis anos no interior francês, se destacou no Valenciennes. Campeão europeu Sub-17, deixou de lado propostas de Manchester United, PSG e Monaco (onde teria poucas chances) para acertar com o Red Bull Salzburg, da Áustria. Em janeiro, ‘ganhou asas’ e foi defender o ‘co-irrmão’ Red Bull Leipizg, da Alemanha. Seu contrato tem cláusula de 100 milhões de euros (cerca de R$ 381 milhões