BOLA MUNDI

Fifa terá peito contra o poder da grana?

Cifras milionárias inflam o mercado e promovem disparidade entre as equipes. Esse 'abismo' preocupa Infantino

postado em 22/02/2018 08:58 / atualizado em 22/02/2018 09:02

AFP

Enquanto o planeta bola anda agitado nas quatro linhas com disputas como a Liga dos Campeões, Liga Europa, Libertadores e a contagem regressiva para a Copa do Mundo da Rússia, nos bastidores, quase silenciosamente, a Fifa planeja uma espécie de ‘revolução’. O objetivo: frear o poder da grana no futebol. Será mesmo possível?

Na quarta-feira, o Comitê de Partes Interessadas no Futebol (função de assessorar o Conselho da Fifa) se reunirá em Zurique para analisar propostas do presidente da entidade, Gianni Infantino. A mais desafiante é impor teto salarial a todos os clubes. Num esporte cada vez mais ‘controlado’ por magnatas (russos, árabes, chineses, norte-americanos, catarianos...), há muito que os salários pagos aos principais jogadores fogem da realidade. Cifras milionárias inflam o mercado e promovem disparidade entre as equipes. Esse ‘abismo’ preocupa Infantino.

E não para por aí. Entre outras medidas propostas estão regular comissões pagas a agentes, limitar número de atletas que um clube poderá emprestar, aumentar para até 7% o valor a ser pago aos clubes formadores e fechar a janela de transferências europeias de janeiro, permitindo contratações só no meio do ano.

Se aprovadas, as medidas serão levadas para o Conselho da Fifa (15 e 16 de março, em Bogotá, Colômbia) e podem virar regras. Na teoria, todas trariam benefícios ao futebol. Resta saber se a dona Fifa, que não tem conseguido controlar nem mesmo o tal fair play financeiro, terá peito para bancar suas próprias decisões diante dos endinheirados.

Só na dose dupla
Nos próximos dias, torcedores ingleses, franceses e italianos assistirão a ‘repetecos’. O que chama mais atenção é Arsenal x Manchester City, que no domingo decidem o título da Copa da Liga Inglesa e, no sábado seguinte, medem forças na Premier League. No país da bota, a dobradinha será Juventus x Atalanta (pelo Nacional no domingo e semifinais da Copa da Itália na quarta). Na França, Neymar, Cavani, Mbappé e companhia pegam o Olympique, no domingo, pelo Francês e, no meio da semana, pelas quartas de final da Copa da França.

Gols no Oriente
Encerrada ontem, a 2ª rodada da Champions League asiática teve 11 gols brasucas. Os mais famosos vieram do futebol chinês: Alexandre Pato (Tianjin Quanjian), Oscar e Hulk (Shanghai SIPG), todos com passagem pela Seleção. Mas houve espaço pros menos badalados, como Cristiano, do Kashima Reysol (JAP), e a ‘armada sul-coreana’: Cristovam (Suwon), Magno Cruz (Jeju), Tiago Alves e Adriano “Michael Jackson” (Jeonbuk). O último balançou as redes três vezes nos 6 a 0 sobre o ‘poderoso’ Kitchee, de Hong Kong.

Haja fôlego!
Não é só no Brasil que o calendário do futebol às vezes se torna um drama. O Tottenham entrará em campo duas vezes em 48 horas. Na segunda, encara o Crystal Palace, pelo Inglês; na quarta, pega o Rochdale (da Terceira Divisão), pelas oitavas da Copa da Inglaterra. Pode ser a chance de ouro pra Lucas Moura (ex-PSG) se firmar. Em três partidas (uma como titular), fez um gol. A missão é tentar subir na classificação do Inglês e não repetir o vexame do City, eliminado da Copa pelo Wigan, também da 3ª Divisão.

Traves e tabus
A obediência à questão tática é destacada pelos técnicos como causa do sucesso de uma equipe. Mas, no futebol, às vezes alguns ‘detalhes’ mudam tudo: um erro grosseiro individual, um pênalti infantil, bolas na trave... Que o diga Willian, autor do gol do Chelsea sobre o Barcelona. Se seus dois chutes não tivessem parado no poste, o time espanhol estaria tão complicado quanto o PSG diante do Real Madrid. Estaria... Além da ‘sorte’, o Barça contou com Messi, que ‘desencantou’ ao garantir o empate. Afinal, em seis jogos, nunca havia balançado as redes do goleiro Courtois.

Ritmo forte
Enquanto a Seleção Brasileira só tem programado dois amistosos antes da estreia na Copa (contra Rússia e Alemanha), os germânicos, atuais campeões, agendaram quatro confrontos: além da equipe de Tite, enfrentarão Espanha, Áustria e Arábia Saudita, este último a uma semana do início do Mundial. Os comandados de Joachim Löw querem chegar na ponta dos cascos...