BOLA MÚNDI

Sonho da Copa fala mais alto

Felizmente, houve um consenso e o desejo de Neymar de brilhar no Mundial prevaleceu diante do sonho do time francês de conquistar a Liga dos Campeões

postado em 01/03/2018 11:37


Não foram poucas as vezes em que Neymar afirmou que seu maior sonho é conquistar uma Copa com a Seleção Brasileira – e, consequentemente, a Bola de Ouro. Mas agora, às vésperas do Mundial da Rússia, uma fissura no quinto metatarso do pé direito quase jogou tudo por água abaixo. E não porque fosse uma lesão complicadíssima... Mas sim pelo fato de o atacante ter ‘vendido’ o direito de escolha sobre o melhor tratamento a seguir.

Quando, há sete meses, o PSG gastou 222 milhões de euros (R$ 880 milhões, em valores atuais) para contar com Neymar e lhe pagar um salário estratosférico, se cercou de muitos cuidados. Entre eles, estabelecer cláusula garantindo a decisão final sobre tratamentos médicos do atleta durante a vigência do contrato (até 2022). Caso Neymar descumprisse orientação do clube, estaria sujeito à rescisão unilateral, com pagamento de indenização multimilionária!

Mas, desde o início, o staff de Neymar não acreditava que o clube fosse chegar a esse extremo. Por isso, defendeu abertamente a imediata realização da cirurgia para que ele chegue 100% na Copa. Felizmente, houve um consenso e o desejo de Neymar de brilhar no Mundial prevaleceu diante do sonho do time francês de conquistar a Liga dos Campeões.

Após a cirurgia no fim de semana, o camisa 10 desfalcará o PSG por pouco mais de dois meses. Na melhor das hipóteses, voltará a tempo de disputar um possível segundo jogo das semifinais. Mas, para isso, o PSG precisará avançar até lá, a começar por terça-feira, quando terá que descontar o 3 a 1 sofrido em Madri diante do Real. Com Neymar na torcida e o argentino Di María em campo, o time quer provar que é possível. Entretanto, em caso de eliminação, a pressão será gigante e será o fim da linha para o técnico Unay Emery. Mas não para Neymar. Afinal, o sonho da Copa não tem preço... Ao menos não deveria ter.

Artilheiro x Paredão
Com Liverpool e Manchester City quase garantidos nas quartas de final da Champions – golearam Porto (5 a 0) e Basel (4 a 0), respectivamente –, outro duelo que chama a atenção é entre Tottenham e Juventus. Após arrancar um 2 a 2 em Turim, a equipe inglesa tem certo favoritismo, principalmente pela grande fase do goleador Harry Kane. Só que do outro lado estará o veterano goleiro Buffon, que ainda sonha conquistar o título que falta em sua carreira. Ontem, mais uma vez, ele foi fundamental na vitória sobre o Atalanta, que carimbou vaga na final da Copa da Itália.

Em dose tripla
Após golear o Arsenal por 3 a 0 e faturar o título da Copa da Liga Inglesa, o Manchester City terá que se desdobrar nos próximos dias. Hoje, faz o ‘repeteco’ com o Arsenal; domingo, encara o Chelsea (ambos pelo Inglês); e quarta-feira o Basel, pelas oitavas da Liga dos Campeões. Como meteu 4 a 0 nos suíços na ida, Guardiola pode até se dar ao luxo de poupar alguns titulares mais desgastados. Melhor para Gabriel Jesus, que voltou a atuar após dois meses se recuperando de lesão no joelho e ainda busca melhor ritmo de jogo.

Cara de final
Após fazer sua parte ao vencer o Leganés ontem e chegar aos 61 pontos no Campeonato Espanhol, o Atlético de Madrid torcerá pelo quase impossível hoje: um tropeço do líder Barcelona (65 pontos) como visitante diante do modesto Las Palmas (19 pontos), que luta para fugir do rebaixamento. Assim, o clássico de domingo entre Barça e Atlético poderia deixar a disputa do título em aberto, quando ainda faltarão 12 rodadas. O técnico Simeone acredita ser possível. Falta ‘combinar’ com Messi, Suárez, Coutinho e cia...
 
Quem diria...
Após um início de temporada lamentável, o Milan se reencontrou sob o comando de Genaro Gattuso. Ontem, mesmo fora de casa, superou a Lazio e avançou à final da Copa da Itália. Com quase o mesmo elenco, o ‘general’ teve sucesso ao mudar a formação da equipe (muitas vezes saindo do 4-5-1 para o 4-3-3). Agora, vai embalado para o clássico de Milão, domingo, contra a Internazionale, que segue script quase oposto: depois de bom início, derrapou muito no Italiano. Agora em 4º, vê a disputa monopolizada por Napoli e Juventus.

Pegando fogo
O Porto terá um clássico local pela frente para tentar sacudir a poeira após ter sido ‘atropelado’ pelo Liverpool na Liga dos Campeões. Líder do Português (64 pontos), amanhã recebe o Sporting (3º, com 59). Em caso de vitória, ameniza um pouco a crise. Se tropeçar, o inferno aumenta e até o título local fica a perigo. Quem estará acompanhando tudo bem de perto é o Benfica (2º, com 59), que encara o Marítimo, sábado.