BOLA MUNDI

Na Champions, só grife não basta

Favoritos passam a ser Barcelona, City, Real e Bayern, nesta ordem. A menos que o sorteio coloque alguns destes frente a frente

postado em 15/03/2018 09:31

AFP

Havia quem duvidasse, mas Messi (foto), o craque que dá show, joga pro time e não tem síndrome de estrelismo, levou o Barcelona a sacramentar a última vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões, despachando o Chelsea em 20 minutos. Agora, seguem vivas três equipes da Espanha (Barça, Real Madrid e Sevilla), duas da Inglaterra (Manchester City e Liverpool), duas da Itália (Juventus e Roma) e o alemão Bayern de Munique. Assim, mais uma vez a Champions mostra que não é para ‘principiantes’.

É claro que as bolinhas do sorteio amanhã, na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, podem aprontar, promovendo clássicos entre gigantes já na próxima fase. De antemão, porém, não há como negar que Sevilla e Roma entrarão como azarões e que o Liverpool, apesar de vir apresentando bom futebol, terá que contar com certa dose de sorte...

Da lista de possíveis favoritos apontados no início da competição, só o Paris Saint-Germain sucumbiu ao bater de cara com um Cristiano Ronaldo iluminado. Contusão de Neymar à parte, o PSG mostrou que, por enquanto, é só um “acumulado” de grandes jogadores – e não um grande time. Arrisco a dizer que os favoritos passam a ser Barcelona, City, Real e Bayern, nesta ordem. A menos que o sorteio coloque alguns destes frente a frente...

É claro que não podemos duvidar da Juventus, atual vice-campeã, que buscou a vaga com autoridade na Inglaterra e já abriu quatro pontos de vantagem em relação ao Napoli no Campeonato Italiano. Buffon ainda pode sonhar com a conquista da taça que falta em seu currículo... Quem não deve estar entendendo nada é Mourinho, o ‘Special One’, cheio de marra e pompa, que viu seu Manchester United ser eliminado pelo Sevilla em pleno Old Trafford. Só grife não basta na Liga dos Campeões...


NÃO TÃO RÁPIDO, NEY...
Após os rumores sobre a possível saída de Neymar, o presidente do PSG veio ao Brasil ‘visitar’ o craque, que se recupera de cirurgia no pé direito. Deve “ter lembrado” ao atleta que seu contrato prevê multa rescisória de 400 milhões de euros (R$ 1,6 bi)! O Real Madrid não esconde o interesse e poderia contar até com o apoio da Nike, interessada em fornecer material para o clube espanhol e juntar seus garotos propagandas: Cristiano Ronaldo e Neymar. Vamos aguardar... De toda forma, se sair agora, Neymar manchará sua imagem. Além de não cumprir contratos, passará a impressão de que não soube lidar com o peso de ser protagonista de uma grande equipe.


ESQUECIDO POR TITE
Sem Neymar, Tite aproveitará os amistosos contra Rússia e Alemanha para fazer as últimas observações antes da Copa. Por isso, convocou Willian José, da Real Sociedad (17 gols em 30 jogos). Ele até explicou seus critérios, mas é difícil engolir a ausência de Jonas, autor de 34 gols pelo Benfica na temporada. O mais estranho é que, mesmo em alta desde 2015, Jonas nem sequer foi ‘testado’ por Tite. Suas únicas chances na Seleção foram com Mano Menezes (2011) e Dunga (2016).


VAI DAR ASAS?
Os duelos de volta das oitavas da Liga Europa podem determinar hoje uma situação ‘inusitada’: a dupla classificação das equipes Red Bull – Leipzig e Salzburg –, que venceram seus jogos de ida por 2 a 1 e precisam do empate. Enquanto o time alemão visita o Zenith, na Rússia, o austríaco recebe o Borussia Dortmund. Caso confirmem a vaga, é rezar para o sorteio não promover duelo entre a ‘família’... Nos demais confrontos, destaque para Arsenal x Milan. Os ingleses fizeram 2 a 0 na Itália e querem seguir vivos na luta pelo título.


LÁ TAMBÉM TEM
Engana-se quem pensa que confusão é exclusividade sul-americana. A baixaria também dá as caras na Europa. Na Grécia, o campeonato foi suspenso depois que o presidente do PAOK entrou em campo armado pra cobrar um árbitro por ter anulado gol da equipe sobre o líder, AEK. Na Inglaterra, torcedores do West Ham, revoltados com o desempenho do time, invadiram o gramado após a derrota de 3 a 0 para o Burnley. Para escapar, alguns jogadores tiveram de partir pra briga! Como diriam alguns: “que fase!”


PREPARA O CHOPE
Após atropelar o Besiktas nas oitavas de final da Liga dos Campeões (5 a 0 e 3 a 1), o Bayern de Munique pode faturar neste fim de semana o hexa do Alemão. E com sete rodadas de antecedência! Para isso, basta vencer o Red Bull Leipzig e contar com um tropeço do Schalke diante do Wolfsburg. Os comandados do técnico Jupp Heynckes já podem separar o caneco...


ZEBRA ASIÁTICA
A quarta rodada da Liga dos Campeões da Ásia viu uma zebra histórica: o Kitchee, de Hong Kong, fez 1 a 0 no Kashiwa Antlers, do Japão. Antes, havia levado 3 a 0 do Tianjin (China), 6 a 0 do Jeonbunk (Coreia), e 1 a 0 do próprio Kashiwa. Fundado em 1928, o time da ex-colônia britânica cravado no território chinês conta com cinco brasucas (desconhecidos por aqui): o volante Hélio, o meia Nando e os atacantes Lucas Silva, Paulinho e Sandro. Mas a estrela é mesmo o uruguaio Diego Forlán, de 38 anos, eleito o melhor da Copa 2010.


PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO?
Neste final de semana, as atenções na Terra da Rainha estarão voltadas para as quartas de final da Copa da Inglaterra, torneio que ‘restou’ para Tottenham, Manchester United e Chelsea, que enfrentam, Swansea, Brighton e Leicester, respectivamente.  Pela Premier League, serão só quatro partidas. O único dos grandes em ação será o Liverpool, que encara o Wattford. Mas, como dá prioridade à Liga dos Campeões, o técnico Jurgen Klopp deve poupar boa parte de seus titulares.

De olho
Armine Harit

Nascido na França, em família marroquina, Armine Harit passou pela base de PSG e Nantes. Meia habilidoso, atuou na Seleção Francesa desde o sub-17. Campeão da Euro sub-19 em 2016 (eleito pra equipe ideal do torneio), logo estreou no time de cima do Nantes. Em 2017, defendeu os Blues no Mundial Sub-20. Mesmo eliminados pela Itália nas oitavas, se destacou e foi contratado pelo Schalke 04. Em setembro, de olho na Copa, “virou folha” e anunciou a decisão de defender a Seleção de Marrocos. Mas não deve ter moleza: no Grupo B, vai encarar Portugal, Espanha e Irã na primeira fase.