BOLA MUNDI

Não é só mais um amistoso...

O Brasil só não pode entrar em campo no clima de revanche. Os jogadores têm que entender que agora é outra história e nada apagará o vexame de 2014

postado em 22/03/2018 08:49 / atualizado em 22/03/2018 08:53

AFP

De hoje até terça-feira será difícil desgrudar da telinha. Na chamada “Data Fifa”, serão 83 amistosos entre seleções, sendo que em 40 ao menos um classificado à Copa estará em ação. Duelos como Alemanha x Espanha, Itália x Argentina, Holanda x Portugal, Espanha x Argentina e Inglaterra x Itália se destacam, mas nenhum se compara ao tão esperado Brasil x Alemanha.

Faltando 84 dias para o início do Mundial, o torcedor quer saber em que nível o Brasil se encontra. Amanhã, contra os donos da casa, Tite terá a primeira oportunidade de mostrar como a equipe pode ‘se virar’ sem Neymar. E, por incrível que pareça, a principal mudança pode não estar no ataque... Renato Augusto, titular na maior parte da caminhada de Tite, é a bola da vez: fez apenas três jogos nesta temporada. A melhor opção seria a entrada de Willian, com Douglas Costa formando o ataque ao lado de Gabriel Jesus.

Já contra a Alemanha, no primeiro duelo após os 7 a 1 na semifinal da Copa’2014, a coisa muda de figura. Tite deveria apostar em uma formação com Fernandinho no meio, dando mais segurança ao setor ofensivo, e Willian mais à frente. E, no decorrer da partida, a entrada do contestado Willian José seria a ‘última cartada’ para modificar a forma de jogo da equipe.

Mesmo que do outro lado possam estar sete jogadores que participaram daquele fatídico duelo no Mineirão, quase quatro anos atrás (Kross, Hummels, Boateng, Khedira, Draxler, Thomas Muller, Ozil e Ginter), o Brasil só não pode entrar em campo no clima de ‘revanche’. Os jogadores têm que entender que agora é outra história e nada apagará o vexame de 2014.

Quem ‘mandar bem’ pode cravar seu nome na Copa. Depois, já com o grupo definitivo, o Brasil ainda enfrentará a Croácia, em 3 de junho, e a Áustria, em 10 de junho, na reta final de preparação para o Mundial. Prepare o coração!

O 64º ELEMENTO....
Chamado às pressas para os amistosos contra Rússia e Alemanha, após lesões de Filipe Luís e Alex Sandro, o lateral Ismaily foi o 64º convocado por Tite para a Seleção Brasileira. É bom destacar que muitos só jogaram o amistoso com a Colômbia, em janeiro de 2017, quando apenas jogadores que atuavam no país foram chamados (o goleiro Alex Muralha e o meia Camilo, por exemplo). Pego de supresa, Ismaily sabe que dificilmente estará na Copa, mas já se disse feliz pela oportunidade.

MESSI X CR7
Indiretamente, os amistosos apimentarão também a disputa ‘pessoal’ entre as maiores estrelas da atualidade: Cristiano Ronaldo, de 33 anos, e Messi, de 30, que, pra variar, disputam o posto de maior artilheiro da temporada. Enquanto o lusitano tem 37 gols em 35 partidas, o argentino tem 35 em 43 jogos. A disputa só esquentou pela ‘explosão’ de CR7. Após um início ruim, balançou as redes 21 vezes nos 11 jogos que disputou em 2018. No mesmo período, Messi jogou mais (18 vezes), mas fez menos gols: 16. Quem vai levar a melhor?

SERÁ QUE VALE?
Com 36 gols em 41 jogos na temporada, o egípcio Salah entrou na mira de Real Madrid, Barcelona e Paris Saint-Germain. Mas o Liverpool já deu o recado: o ‘faraó’ não sai por valor inferior ao de Neymar. Os Reds pediriam 227 milhões de euros, batendo os 222 milhões que o PSG pagou pelo brasuca, na transação mais cara da história do futebol.! Nos últimos cinco meses, Salah balançou as redes 30 vezes em 29 partidas. Se brilhar contra o City, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, sua cotação pode até aumentar... Pela Seleção Egípcia, tem ainda 34 gols em 57 jogos.

ELA TÁ PODENDO!
Eleita cinco vezes a melhor do planeta, Marta, de 32 anos, superou Messi e Cristiano Ronaldo na lista de atletas mais dominantes nos últimos 20 anos divulgada pela revista norte-americana ESPN. Primeira representante do futebol na lista, a brasuca aparece em 9º lugar, enquanto o argentino é 11º e o lusitano, 14º. Marta também ficou à frente de lendas como Usain Bolt (atletismo), Serena Williams e Novak Djokovic (Tênis) e Tom Brady (Futebol americano). Que moral!

DÚVIDA CRUEL
Após assinar “contrato vitalício” com o Barcelona em outubro de 2017, Andres Iniesta, de 33 anos, deve ser outra estrela a rumar para os Estados Unidos. Não por acaso, colocou 30 de abril como limite para sua decisão: a janela de transferências dos EUA fecha em 1º de maio... Recentemente, Iniesta recusou proposta de 35 milhões de euros por temporada para atuar no Tianjin Quanjian, da China. Com 663 jogos pelo Barça (único time como profissional), deixaria a equipe ‘na mão’ na Liga dos Campeões, já que as semifinais estão marcadas para 24/25 de abril e 1º/2 de maio. Antes, é claro, o time precisa eliminar a Roma nas quartas de final.

CONTRA O TEMPO
Não é de hoje que o futebol brasileiro busca nos vizinhos sul-americanos reforços “mais em conta”. Em quase todas as grandes equipes do país há argentinos, uruguaios, paraguaios, colombianos, venezuelanos... Mas quem pretende seguir esse caminho ainda em 2018 precisa se apressar: os clubes têm apenas até o dia 2 de abril para contratar atletas do exterior, data em que a janela para transferências internacionais será fechada. Pouco depois, em 14 de abril, começa o Brasileirão.

De olho
Augusto Galván

O meia Augusto Galván se destacou em função de sua canhotinha habilidosa. Após atuar em Ribeirão Preto, foi chamado para as categorias de base do São Paulo. Em pouco tempo, já defendia a Seleção Brasileira (disputou o sul-americano sub-17 de 2015). Considerado um dos craques de sua geração, foi sondado por Manchester City, Hamburgo e Red Bull Leipzig, mas acabou sendo vendido para o Real Madrid em fevereiro do ano passado. Prestes a completar 19 anos (dia 25), pode ganhar um presente: subir para o Real Madrid Castilla. Domingo, estará em campo pela Seleção Sub-20 para encarar o México, em amistoso preparatório para o Sul-Americano, que vale vaga para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2020.