BOLA MUNDI

Soberba custou caro aos favoritos

O que teria acontecido com os 'favoritaços'? Salto alto? Soberba? Deficiência tática? Um pouco de cada, podemos dizer

postado em 12/04/2018 09:00

AFP

Quem se arrisca nas bolsas de apostas relativas ao futebol internacional e conseguiu escapar de um enfarte nesta semana pode até comemorar – mesmo que tenha perdido algum dinheiro... Afinal, Barcelona e Manchester City, que, no início da temporada, apareciam em todas as listas de favoritos ao título da Liga dos Campeões, foram eliminados nas quartas de final, com direito a reviravolta espetacular da Roma sobre os espanhóis. E, pra completar, o Real Madrid, atual campeão, só fugiu do mesmo destino no sufoco, com direito a ser salvo por um pênalti duvidoso diante da Juventus. Mais do que nunca, ficou comprovado que, como dizem os antigos, “só peru morre de véspera”.

O que teria acontecido com os ‘favoritaços’? Salto alto? Soberba? Deficiência tática? Um pouco de cada, podemos dizer. Mas as duas situações são diferentes. Há duas semanas, quando afirmei aqui que o Liverpool tinha cancha para destronar o City, muita gente duvidou. E o triunfo não veio só pela excelente fase do egípcio Salah. O fato é que o técnico alemão Jurgen Klopp ‘engoliu’ o badalado Pep Guardiola no primeiro confronto, promovendo uma ‘blitz’ no rival desde os primeiros minutos. O 3 a 0 praticamente selou a classificação. Na volta, para não ter dúvida, mais uma vitória.

No caso do Barcelona, a história foi outra. Após golear a Roma por 4 a 1 em casa, todos já davam a vaga como certa. O segundo duelo era encarado (principalmente pela torcida) quase como uma formalidade. Mas veio a quase inacreditável derrota por 3 a 0 na Itália. Muito bem marcado, nem Messi salvou dessa vez. Quando teve oportunidades, parou no goleiro brasileiro Alisson. Mas o técnico Ernesto Valverde também teve sua dose de contribuição, fazendo substituições para ‘garantir o resultado’, quando o Barça perdia por 2 a 0. Não foram poucos os que pediram sua demissão.

Se já estão com os títulos nacionais ‘encaminhados’, Barça e City terão pouco tempo para sacudir a poeira. No sábado, já encaram adversários complicados. Enquanto o Barcelona recebe o Valencia, terceiro do Espanhol, o City visita o Tottenham, quarto na Premier League. Mas, antes, terão que acompanhar amanhã o sorteio das semifinais da Liga entre Real, Bayern, Liverpool e Roma. Será que alguém vai se candidatar a assumir a condição de favorito desta vez? Vale a pena?

Dominar geral
Com 14 pontos de vantagem na liderança do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain (84 pontos) pode sacramentar a taça com cinco rodadas de antecedência. E com um tempero especial: derrotar o arquirrival Monaco (2º colocado, com 70), no Parque dos Príncipes. E um tabu estará em jogo, pois o PSG não perde para a equipe do Principado desde agosto de 2016 (seis partidas). Mais uma tarefa para o trio Cavani, Mbappé e Di María. De longe, Neymar estará na torcida.

O título do resto
Com o Bayern de Munique hexacampeão por antecipação, a disputa que resta na Alemanha é pelo posto de vice-campeão. E um duelo direto pode decidir a parada. Separados por apenas um ponto na tabela (52 a 51), Schalke e Borussia Dortmund medem forças no domingo. No sábado, o Bayern faz a festa do título com a torcida, recebendo o Borussia Monchegladbach. Depois, promete manter a seriedade para faturar tudo. Semana que vem, faz a semifinal da Copa da Alemanha diante do Bayern Leverkusen.

Clássico apimentado
A 30ª rodada do Campeonato Português pode encaminhar o título. Líder com 74 pontos, o Benfica encara o Porto (73). Como faltarão apenas quatro rodadas, quem vencer bota a mão na taça. Se perder, o Porto (68) pode concentrar atenções na Copa de Portugal: na semana terá outro clássico pela frente, desta vez contra o Sporting, pelas semifinais da competição.

De olho
Ismael Díaz

Com força física, mas bom no drible e no controle de bola, o atacante Ismael Díaz é o garoto prodígio
do futebol panamenho. Estreou como profissional em 2012, quando tinha 15 anos, destacou-se e chegou a ser sondado pelo PSV. Após boas exibições no Mundial Sub-17 de 2013, foi para o time B do Porto. Depois do Mundial Sub-20 de 2015, foi chamado para a Seleção principal. Prejudicado por lesões, não teve sucesso esperado em Portugal. No ano passado, se transferiu para o time B do La Coruña. Deve estar no grupo que terá parada dura na Copa da Rússia, enfrentando Tunísia, Bélgica e Inglaterra.