BOLA MUNDI

Sem essa de final antecipada

As quartas de final estão aí para mostrar que, em campo, às vezes o favoritismo não basta e a realidade é outra

postado em 19/04/2018 09:03 / atualizado em 19/04/2018 09:07

AFP

Quando as bolinhas do sorteio das semifinais da Liga dos Campeões e da Liga Europa teimaram em apontar o confronto direto entre os clubes de maior peso ainda envolvidos nas disputas, muita gente se apressou em cravar o termo “final antecipada”. Mas é melhor ter prudência...

Não há como negar que o foco estará no duelo entre os gigantes Real Madrid e Bayern de Munique, que possuem grupos repletos de estrelas. Mas as quartas de final estão aí para mostrar que, em campo, às vezes o favoritismo não basta e a realidade é outra. Enquanto a equipe alemã suou para passar pelo Sevilla (2 a 1 fora e 0 a 0 em casa), o Real viu a vaga quase ir pro brejo... Fez 3 a 0 na Juventus em Roma, mas perdeu em casa por 3 a 1. Com Cristiano Ronaldo iluminado, vejo um pouco mais de chance para o Real, mas não acredito que o classificado da chave já entre na final com ‘as duas mãos na taça’.

Do outro lado, Liverpool e Roma, que reeditam a final de 1984 (vencida pelos ingleses), chegam com moral elevado após despacharem alguns dos favoritos. Se os Reds ‘exterminaram’ o Manchester City, os italianos eliminaram o Barcelona, mesmo perdendo a primeira partida por 4 a 1. No ritmo de Salah, o Liverpool tem apresentado melhor futebol. Mas dá pra duvidar da capacidade coletiva da Roma? Dzeko, Alisson, De Rossi e cia querem provar que não.

Já na Liga Europa a situação é um pouco diferente. Arsenal e Atlético de Madrid, que fazem uma das semifinais, estão mesmo à frente de Olympique e Red Bull Salzburg, que medem forças na outra. Mas, nem isso pode ser garantia de título. De toda forma, aposto em conquista do time espanhol. Sob comando do técnico argentino Simeone, a equipe – finalista de duas das quatro últimas edições da Liga dos Campeões – sabe bem como lidar com os duelos eliminatórios. Resta saber se terá fôlego para conciliar também a disputa do Campeonato Espanhol.

Vai pintar o 7?

Ainda faltarão quatro rodadas para o término do Campeonato Italiano, mas o duelo de domingo entre Juventus (1º, 85) x Napoli (2º, 81), em Turim, é visto como uma final. Se vencer, a Juve praticamente confirma o hepta, ampliando sua hegemonia. Mas, em caso de triunfo dos visitantes, a coisa pode mudar de figura. Enquanto o Napoli terá adversários menos tradicionais na reta final, a Velha Senhora ainda enfrentará Internazionale e Roma. Vai pegar fogo!

Diminuir o vexame

Decepção total na temporada, o milionário grupo do Chelsea tentará buscar o troféu que lhe resta, o da Copa da Inglaterra. Domingo, encara o Southampton em uma das semis (Manchester United e Tottenham fazem a outra). Na sequência, terá outro desafio: tomar o quarto lugar do Tottenham no Inglês. Com oito pontos atrás (apesar de um jogo a menos), não será fácil. Se terminar mesmo em 5º lugar, será a primeira vez desde a temporada 2002/2003 que não estará na Liga dos Campeões (disputou as últimas 15 edições).

Pulga atrás da orelha
Após a eliminação para a Roma na Liga dos Campeões, o Barcelona sofreu para empatar com o Celta e terá que mostrar serviço na final da Copa do Rei, sábado, diante do Sevilla. Quem pode aproveitar a fase é o Atlético de Madrid. Se bater a Real Sociedad hoje e o Betis no domingo, os Colchoneros diminuem a distância do líder para seis pontos. É bom lembrar que, nas rodadas finais, o Barça ainda encara Villarreal e Real Madrid. Já o Atlético, na teoria, terá adversários mais frágeis.

Sob nova direção?
Após quatro temporadas de domínio absoluto do Benfica, Portugal pode ter um novo campeão. Ao vencer o último clássico por 1 a 0, o Porto abriu dois pontos de vantagem sobre o rival (76 a 74) e colocou a mão na taça. Faltando quatro rodadas, o Benfica terá paradas mais duras pela frente, como o duelo com o Sporting (3º, com 71). O título seria a consagração do jovem técnico Sérgio Conceição (43 anos) e grupo que conta com uma legião brasuca: o goleiro Fabiano, o lateral Alex Telles, o zagueiro Felipe, os volantes Paulinho e Otávio e o atacante Soares.

Zebra mais difícil
O sonho do Toronto de ser a primeira equipe canadense a disputar o Mundial de clubes ficou um pouco mais difícil. Batido em casa pelo Chivas Guadalajara por 2 a 1, terá que reverter o placar no México, na próxima quarta-feira. Com destaques como o italiano Giovinco e o norte-americano Altidore (além do recém-chegado brasileiro Auro), terá que jogar até contra um “tabu”: a última equipe não mexicana a faturar o título foi o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, em 2005.

Agora ficou sério

A última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Ásia definiu os classificados às oitavas. Serão três chineses (Guangzhou, Shanghai, Tianjin), três sul-coreanos (Suwon, Ulsan Hyundai, Jeonbuk), três iranianos (Zob Ahan, Persépolis, Esteghal), dois do Catar (Al Duhail e Al Sadd), dois dos Emirados Árabes (Al Jazira e Al-Ain), um japonês (Kashima), um árabe (Al Ahli) e a surpresa tailandesa, o Buriram. Os destaques são os atacantes brasucas Edgar Silva, de 31 anos, e Diogo, de 30. Revelado pela Portuguesa em 2006, Diogo, que já atuou por Flamengo, Santos, Palmeiras e Olympiakos, está no país desde 2015, sendo um ídolo local.

Tríplice coroa

Campeão francês e da Copa da Liga Francesa, o Paris Saint-Germain será mais um gigante a ostentar a “Tríplice Cora”. A não ser que ocorra um desastre... Afinal, no melhor estilo de um duelo Davi x Golias, decidirá a Copa da França contra o modesto Les Herbiers, que disputa apenas a Terceira Divisão do país. Depois de eliminar o Caen na semifinal, o técnico Unay Emery até adotou o discurso politicamente correto de respeito ao próximo adversário, mas não dá para enganar: erguer a taça é obrigação para o grupo que conta com estrelas como Cavani, Mbappé, Di María...

De olho: Bassem Srarfi

Atacante habilidoso e veloz, o tunisiano Bassem Srarfi, de 20 anos, vive a expectativa de disputar a Copa. Destaque na base em seu país, estreou como profissional com 18 anos. Em janeiro de 2017, foi contratado pelo Nice. Após dificuldade inicial de adaptação, se firmou. Passou a ser convocado para a Seleção principal da Tunísia, mas só estreou mês passado, em amistosos contra Irã e Costa Rica. Tem contrato com o time francês até 2021, mas deve ser fisgado por algum gigante europeu na próxima janela de transferências.

Tags: francesfut inglesfut ligaeuropa italianofut alemanhafut espanholfut ligadoscampeoes internacionalfut futinternacional