BOLA MUNDI

Os deles não são tão melhores

Se teremos time para buscar o tão sonhado hexa na Copa 2022, no Catar, ainda não dá para afirmar, mas "pé de obra" com certeza não faltará

postado em 02/08/2018 09:07 / atualizado em 02/08/2018 09:13

Às vésperas do início da temporada europeia, não há como negar que o efeito Copa do Mundo ainda se faz presente. Nesta semana, por exemplo, foi divulgado um estudo com os 20 jogadores jovens (até 21 anos) mais valiosos do mundo em 2018. E cinco são franceses! Claro que Mbappé, eleito a revelação do Mundial, encabeça a lista. Dembelé, do Barça (4º), Upamecano, do RB Leipzig (16º), Aouar, do Lyon (18º) e Saint-Maximin, do Nice (19º) são os outros representantes dos Blues. Mas, se não nos deixarmos levar apenas pela decepção recente com a amarelinha, a verdade é que, à exceção do fenômeno do PSG, as nossas próximas joias não deixam tanto a desejar...

Gabriel Jesus (3º) e Malcom (5º) estão no top 5 da lista e podemos dizer que já são realidade no futebol europeu. Mesmo que tenha passado em branco no Mundial da Rússia, Jesus ainda tem moral no Manchester City de Guardiola e conta com longo caminho pela frente. Malcom, que se destacou no futebol francês, mesmo jogando pelo Bordeaux, acabou contratado pelo Barcelona e já deixou sua marca nos amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos.

Os outros dois brasucas citados vivem situação diferente: Vinícius Júnior (14º) e Rodrygo (15º). O ex-flamenguista, que acaba de chegar ao Real Madrid, teve estreia promissora nesta semana. Atuou 60 minutos diante do Manchester United (derrota de 2 a 1) e foi elogiado pelo técnico Lopetegui. Se não jogarem sobre ele o peso de ser o substituto de Cristiano Ronaldo, pode até surpreender muita gente. Nos treinos, os zagueiros já estão sofrendo com ele. Já a nova promessa da base do Santos só poderá se transferir para o Real em janeiro do ano que vem, quando atingirá a maioridade.

E não podemos nos esquecer de alguns jogadores que nem sequer foram citados na lista: os atacantes David Neres, que tem brilhado no Ajax (segue vivo nas fases preliminares da Liga dos Campeões) e Paulinho, ex-Vasco, que começa sua caminhada no Bayer Leverkusen, da Alemanha, entre vários outros. Se teremos time para buscar o tão sonhado hexa na Copa 2022, no Catar, ainda não dá para afirmar, mas “pé de obra” com certeza não faltará.

Em tempo: na tal lista, além de franceses e brasucas, ainda aparecem três ingleses, três italianos e um representante isolado de Espanha, Holanda, Turquia, Estados Unidos e até Jamaica.

Segura a onda, professor!
Alguns técnicos esquentadinhos terão que se vigiar mais a partir desta temporada na Inglaterra. Afinal, foi aprovada a utilização de cartões amarelos e vermelhos também para treinadores durante jogos da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa. E o acúmulo de advertências também resultará em suspensão: quatro amarelos, um jogo de gancho. Oito amarelos, dois jogos. Doze, três partidas fora. Com certeza, os auxiliares terão muito trabalho...

Mais que um jogo
Mesmo que a Chapecoense tenha usado formação alternativa, o amistoso de ontem com o Torino mereceu destaque da mídia internacional. E não pelo placar de 2 a 0 para os italianos, mas pelas homenagens entre as equipes, com história marcada por tragédias aéreas: em 1942, o acidente com a delegação do Torino deixou 42 mortos; em 2016, a queda do avião da Chape matou 71 pessoas, entre elas 19 jogadores, 14 membros da comissão técnica e nove dirigentes.

De olho
Sandro Tonali

Com apenas 18 anos, o volante Sandro Tonali é uma das promessas do futebol italiano. Revelado pelo Brescia, ele vem sendo chamado de ‘o novo Pirlo’ (que também começou na base do clube). Com habilidade, visão de jogo e bom porte físico (1,81m), estreou como profissional aos 17 anos. Pela Azzurra, foi vice-campeão europeu Sub-19 neste ano (derrota de 4 a 3 para Portugal na final). Já teria recebido sondagens de Juve, Inter, Sassuolo, Bologna e Palermo.