BOLA MUNDI

Quem pode salvar a Bundesliga?

Contando com jogadores do nível de Lewandowski, Neuer, Ribéry, Robben, James Rodríguez e vários outros, a verdade é que, em função de seu poderio econômico, o Bayern não tem adversários locais

postado em 23/08/2018 10:06

AFP / Daniel ROLAND

Craques em campo, organização quase perfeita, estádios praticamente lotados a temporada toda. Certeza de competição empolgante, certo? Errado, ao menos quando se trata de Alemanha. E o motivo de tal paradoxo? A hegemonia do Bayern de Munique, que começa amanhã, diante do Hoffenheim, sua caminhada em busca do heptacampeonato consecutivo.

Contando com jogadores do nível de Lewandowski, Neuer, Ribéry, Robben, James Rodríguez e vários outros, a verdade é que, em função de seu poderio econômico, o Bayern não tem adversários locais. Até por isso, é o clube que tem mais títulos (28, contra oito do Borussia Dortmund e sete do Schalke, por exemplo). Mas é que essa disparidade só tem aumentado.

Dos 18 campeonatos neste século, o Bayern venceu 12. Nos últimos 10 anos, foram sete. Para piorar, nem deixa a competição “ter emoção”. Nas últimas seis conquistas, a menor diferença em relação ao vice-campeão foi de 10 pontos! Dessa forma, ao “resto” sobra a luta por vagas nas ligas europeias...

Não à toa que, entre as grandes ligas europeias, a Bundesliga foi a de menor investimento nesta janela. O ‘grande’ nome foi o do belga Witsel, contratado pelo Borussia Dortmund. Bom jogador, claro, mas longe de ser craque. A maioria dos clubes optou por apostas modestas, como o Bayer Leverkusen fez como jovem Paulinho (ex-Vasco).

As chances de ocorrer uma mudança neste cenário são pequenas. Uma seria o ‘envelhecimento’ do elenco do Bayern. Outra, a possível dificuldade em assimilar as ideias do técnico croata Niko Kovac (ex-Eintracht Frankfurt), que começa seu trabalho na equipe. Duvido de ambas. Ao fim da temporada, o Bayern lutará para quebrar seus próprios recordes – como ser campeão invicto, por exemplo. E, arrisco a dizer, a Bundesliga será superada pela Ligue 1 da França. Seria mais um duro golpe para os alemães após o vexame da eliminação na primeira fase da Copa do Mundo. É aguardar pra ver.

Olho em CR7
A saga de Cristiano Ronaldo terá no sábado seu primeiro capítulo oficial em Turim, quando a Juve recebe a Lazio, pela 2ª rodada do Campeonato Italiano. Claro que os quase 42 mil lugares do estádio estarão ocupados. Todos querem ver “o primeiro gol do craque” no Calcio... Para se ter uma ideia da influência do português, basta dizer que nada menos do que 2,3 milhões de italianos pararam diante da telinha para vê-lo estrear contra o Chievo Verona fora de casa.

Reforço ou não?

A temporada europeia nem bem começou e a desconfiança sobre o futuro do Real Madrid após a saída de Cristiano Ronaldo já aumenta. Parte da torcida e da imprensa espanhola questiona o técnico Lopetegui por ainda não ter escalado em partidas oficiais os reforços contratados pela equipe: os goleiros Courtois e Lunin, o lateral Odriozola e o atacante brasuca Vinícius Júnior. Domingo, contra o Girona, alguns deles podem ter a oportunidade.

Neymar ofuscado
Maravilhados com a conquista da Copa do Mundo na Rússia, os franceses estão em lua de mel com Mbappé. Nesta semana, ele teve um de seus gols sobre o Guingamp comparado (justamente) com um marcado por Ronaldinho Gaúcho, quando também defendia o PSG. Diplomático, o prodígio francês manteve o discurso humilde afirmando que o ‘supercraque’ da equipe é Neymar. Agora, falta convencer a torcida... A começar por uma grande exibição sábado, diante do modesto Angers.

Briga de foice

O equilíbrio foi a tônica da quarta e última fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões da Europa, concluída ontem. Nas seis partidas, foram três empates e duas vitórias pelo placar mínimo. Os representantes holandeses foram os que se saíram melhor: o PSV fez 3 a 2 no BATE, na Eslovênia, enquanto o Ajax usou o fator casa para vencer o Dínamo da Ucrânia por 3 a 1. Outra equipe mais tradicional, o Benfica, amargou na terça-feira um 1 a 1 em casa com o PAOK. Os duelos de volta serão nos dias 28 e 29. Os classificados entram na fase de grupos da competição, que começa em 18 de setembro.

Em aberto
Após a eliminação dos chineses Guanzhou Evergrande e Shangai East Asia, as quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia começam na segunda-feira. Seguem na luta pelo título duas equipes do Catar (Al Saad e Al Duhail), duas da Coreia (Jeonbuk e Suwon, que se enfrentam), duas do Irã (Esteghlal e Persépolis), o Kashima Antlers, do Japão, e o Tianjin Quanjin, da China. Despontam com leve favoritismo o Tianjin, de Alexandre Pato, e o Al Saad, de Xavi Hernández. Os jogos de volta serão nos dias 17, 18 e 19 de setembro.

Cavalo paraguaio
Após duas rodadas, os favoritos ao título da Premier League seguem 100%: Manchester City, Chelsea, Liverpool e Tottenham. Mas há um ‘intruso’ entre eles: o Watford, que venceu Brigthon e Burnley e encara o Crystal Palace no domingo. Com primeiro desafio de mais peso só na 5ª rodada (Manchester United), o time pode repetir o que fez na temporada passada, quando também começou muito bem, mas perdeu fôlego depois e terminou apenas em 14º lugar. Será diferente desta vez?

De olho: Martin Graiciar

Atacante de 19 anos, de bom porte físico e boa finalização, o tcheco Martin Graiciar (foto) deve ser uma das atrações da Fiorentina nesta temporada. Revelado pelo Sparta Praga, chegou a atuar na base do Arsenal (ING) antes de se transferir para o Calcio, quando tinha 17 anos. Sem espaço, voltou à terra natal, emprestado ao Liberec. As boas atuações lhe renderam nova chance na Fiorentina. Defende a seleção de seu país desde o sub-16.

Tags: alemanhafut futinternacional