BOLA MUNDI

Conmebol ou casa da mãe joana?

Será que a Libertadores também vai parar no tapetão? Era só o que faltava...

postado em 30/08/2018 11:35

JUAN MABROMATA/AFP

Que o futebol sul-americano nunca foi lá um exemplo de organização, isso é fato conhecido de todos. Mas o que vem acontecendo nos últimos anos na Conmebol, entidade responsável (será?) por comandar os torneios do nosso continente, ultrapassa todos os limites. Desta vez, conseguiram manchar até mesmo a Copa Libertadores.

O início do caos veio em 2016, quando, na base do jeitinho, a entidade resolveu anistiar jogadores que ainda tinham partidas de punição a cumprir em virtude de expulsões em torneios anteriores. De uma hora para outra, as penas foram reduzidas à metade, deixando no ar um recado de que – também no futebol – o crime compensa. Mas a palhaçada estava apenas só começando...

Na atual edição da Libertadores, o caldo entornou. Alegando ‘erro administrativo’, a Conmebol não penalizou o River Plate pela escalação do zagueiro Zuculini, suspenso por quatro jogos quando defendia o Racing, em 2013. Com a tal anistia, ainda precisava cumprir duas partidas, o que não aconteceu. E o que era ruim ficou ainda pior quando a entidade resolveu punir o Santos pela escalação do uruguaio Carlos Sánchez, em caso semelhante.

Mesmo que não justifique, o sentimento de ‘dois pesos, duas medidas’ foi que motivou aquelas cenas lamentáveis no Pacaembu envolvendo a torcida do Peixe, que decretaram a suspensão do jogo com o Independiente. O Santos já avisou que pretende recorrer até a última instância para reverter o resultado divulgado pela Conmebol. Será que a Libertadores também vai parar no tapetão? Era só o que faltava...

A data pode ter sido uma mera coincidência, mas, ontem, o paraguaio Juan Ángel Napout, de 60 anos, ex-presidente da Conmebol e ex-vice-presidente da Fifa, foi condenado em Nova York a nove anos de prisão por envolvimento no escândalo de corrupção no futebol mundial. De acordo com a sentença, entre propinas e subornos, ele teria recebido cerca de 23 milhões de dólares. Napout está preso desde dezembro de 2015.

Agora é com as bolinhas

Na hora decisiva, a força da tradição falou mais alto. As últimas vagas para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa ficaram com PSV, Ajax, Benfica, Estrela Vermelha, Young Boys e AEK. O sorteio dos grupos será realizado hoje e fica a expectativa sobre um possível “grupo da morte”. Já imaginou Barcelona, Tottenham, Liverpool e Internazionale em uma mesma chave? Que os torcedores se preparem... A fase de grupos começa em 18 de setembro. A final está marcada para 1º de junho de 2019, em Madrid.

Só pra quem pode

Após três rodadas, a Premier League só tem quatro clubes com 100% de aproveitamento (e o City não é um deles!). Só que esse número vai cair, afinal, Watford e Tottenham se enfrentam no domingo. Todo o favoritismo está com a equipe londrina, que vem no embalo da goleada de 3 a 0 sobre o Manchester United, fora de casa, com direito a show do brasuca Lucas Moura, autor de dois gols. Já Chelsea e Liverpool têm tudo para seguir 100%: enquanto os blues recebem o Bournemouth, os reds visitam o Leicester.

Quem diria?

Claro que o foco no Italiano está na busca do primeiro gol de CR7 pela Juventus, que pode vir sábado, diante do Parma. Mas as primeiras rodadas apresentaram uma boa surpresa: o modesto Spal, que, assim como Juve e Napoli, segue 100% (1 a 0 sobre Bologna e Parma). Na segunda temporada seguida na elite, após 49 anos zanzando em séries inferiores, o time não conta com estrelas e tem o objetivo de não cair. A meta é repetir os 38 pontos do ano passado. O começo foi animador. Resta saber quanto tempo o fôlego vai durar.

Minutos de fama

Outro nanico que vive bom momento neste início de temporada europeia é o Dijon, que divide a liderança do Francês com o multimilionário Paris Saint-Germain de Neymar, Mbappé, Cavani e cia. Enquanto times como Monaco e Olympique, que se enfrentam domingo, ainda não engrenaram, a equipe fundada apenas há 20 anos tem uma das melhores defesas (um gol sofrido) e o segundo melhor ataque (8 gols, atrás apenas do PSG). No sábado, pode prolongar sua ‘glória’: recebe o Caen (16º, com dois pontos).

Na base da raça
Comandada pelo técnico Vadão, a Seleção Brasileira feminina fará amistosos no continente norte-americano nos próximos dias: no sábado e na terça-feira mede forças com a equipe do Canadá, na cidade de Ottawa. Enquanto a CBF finge cuidar de nossas garotas, chama atenção o fato de que apenas quatro das 23 convocadas jogam em clubes do Brasil. As demais atuam na China, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Coreia do Sul, países em que a o futebol feminino é realmente levado a sério.

Com direito a zebra
A zebra deu as caras nas quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia: o Kashiwa Antlers, do Japão, fez 2 a 0 no Tianjin Quanjin, do brasileiro Alexandre Pato, que terá de dar o troco na China. Nos demais confrontos, o Al Saad, de Xavi, fez 3 a 1 no Esteghlal; o Al Duhail venceu o Persépolis por 1 a 0; e o Suwon sobrou no clássico coreano, metendo 3 a 0 no Jeonbuk. Os jogos de volta serão disputados entre 17 e 19 de setembro.

De olho: Dennis Man
O meia-atacante romeno Dennis Man (foto) chama a atenção desde cedo. Aos 12 anos, chegou a fazer teste no Manchester City. Com 18, já estava no grupo principal do Steua Bucareste (16 gols em 66 jogos). Rápido e habilidoso, vem queimando etapas. Em setembro de 2017, defendeu a seleção Sub-21; em maio de 2018, já estreou pela principal. Acaba de fazer 20 anos e pode dar primeiro grande salto na carreira. Afinal, mesmo que tenha contrato até junho de 2022, será difícil conter o assédio dos gigantes ingleses.