BOLA MUNDI

PSG próximo de vexame

Caso a eliminação precoce seja confirmada, será difícil acreditar na permanência de Neymar em solo francês

postado em 25/10/2018 09:15 / atualizado em 25/10/2018 09:19

AFP

Pode até parecer cedo, mas, disputadas as três primeiras rodadas da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, tudo indica que o Paris Saint-Germain, mesmo com seu elenco multimilionário, protagonizará um dos grandes vexames da história recente da competição. E não digo isso apenas pelo empate de ontem, em casa, diante do Napoli – conquistado na ‘bacia das almas’, como diriam os antigos. O que preocupa mais é o futebol apresentado pela equipe.

Batido pelo Liverpool na estreia, o PSG só conseguiu superar o Estrela Vermelha, saco de pancadas da chave (ontem levou quatro do Reds). Como os próximos dois jogos serão contra Napoli, fora, e Liverpool, em casa, o time de Neymar, Mbappé, Cavani, Di María e companhia pode até chegar à última rodada já eliminado.

Nos momentos decisivos, as estrelas estão devendo. Neymar e Cavani, ainda mais. O brasileiro não tem sido nem sombra do jogador decisivo que os franceses esperavam quando investiram caminhões de dinheiro para tirá-lo do Barcelona. O xeque que o diga...

O técnico Thomas Tuchel até tem promovido algumas mudanças na equipe, na tentativa de reforçar um pouco mais o setor defensivo. Mas quando nem o ataque funciona, tudo fica mais complicado. É fato que no Campeonato Francês o PSG venceu todas as 10 partidas que disputou. Mas o nível da competição não pode servir de referência para uma disputa como a Liga dos Campeões.

Caso a eliminação precoce seja confirmada, será difícil acreditar na permanência de Neymar em solo francês. Aposto minhas fichas que há muita gente na Espanha esperando que isso ocorra. Afinal, o caminho ficaria mais livre para a tão badalada transferência para o Real Madrid. A torcida ficará ainda maior em caso de resultado negativo no superclássico do final de semana com o Barcelona. Mas essa já é uma outra história...

Nem o futebol escapa
Que o clima no Manchester United não anda bom todo mundo sabe. Mas, desta vez, os atritos extrapolaram as tensas relações entre jogadores e o técnico português José Mourinho. O francês Pogba foi alvo de insultos de torcedores nas redes sociais (alguns até de cunho racista) após a derrota para a Juventus pela Liga dos Campeões. E tudo porque visitou o vestiário da Juve e tirou fotos com ex-companheiros. É certo que Pogba dificilmente permanecerá em Manchester na próxima temporada e um de seus possíveis destinos é a Velha Senhora, mas nem isso justifica. Intolerância não deve ter vez nem aqui, nem na Inglaterra, nem na China, nem em lugar algum...

Pegando fogo
A próxima rodada da Premier League promete. Apenas dois pontos separam o líder Manchester City (23) do quinto colocado Tottenham (21). E as duas equipes medirão forças na segunda-feira. Antes, Arsenal e Chelsea (ambos também com 21 pontos) visitam Crystal Palace e Burnley, respectivamente. Terão que fazer sua parte primeiro para depois secar os comandados de Pep Guardiola. Os fãs do futebol agradecem.

Final inédita
A Liga dos Campeões da Ásia terá um campeão inédito nesta temporada. Contrariando as previsões, Persépolis, do Irã, e Kashima Antlers, do Japão, se classificaram à final pela primeira vez. Comandados pelo técnico croata Branko Ivankovic, os iranianos superaram o favoritismo do Al-Saad, do craque espanhol Xavi. Já os japoneses bateram o Suwon, da Coreia do Sul, com direito a classificação heroica: perdiam por 3 a 1 e foram buscar o empate com gol do brasileiro Serginho, que até o primeiro semestre defendia o América. As finais serão em 3 e 10 de novembro. Quem vencer, crava vaga no Mundial de Clubes.

De olho
Hannes Wolf

Armador canhoto e extremamente habilidoso, o austríaco Hannes Wolf começou a carreira em equipes de menor expressão de seu país. Com 15 anos, foi chamado para a base do Red Bull Salzburgo. Logo já estava na Seleção Austríaca Sub-16. Quando completou 17, assinou seu primeiro contrato como profissional e foi emprestado ao Liefering, da Segunda Divisão austríaca. Fez seis gols em 35 jogos. Voltou ao Red Bull e ajudou a levar o time ao título da Liga dos Campeões Sub-19. Na sequência, passou para a equipe de cima. Em 45 partidas, balançou as redes 12 vezes. Versátil, pode atuar também como extremo pela direita. Tem contrato até junho de 2020.