BOLA MUNDI

Foca no que interessa, Tite!

O maior acerto foi Richarlison, que está voando no Everton e acaba de ser eleito pela revista Four Four Two como melhor contratação na temporada

postado em 15/11/2018 09:18

Lucas Figueiredo/CBF
No dia da Proclamação da República, seria muito bom se o técnico Tite proclamasse sua independência da chamada pressão de resultados. Na véspera do amistoso da Seleção Brasileira com o Uruguai, nesta sexta-feira, em Londres, o discurso da comissão técnica e dos jogadores deixava no ar uma espécie de ‘obsessão’ pela conquista da Copa América, que será disputada ano que vem em nosso país. Só que o alvo certo está um pouco mais à frente. De olho no Mundial de 2022, Tite e cia já deviam acelerar a reformulação da equipe.

Após a decepção na Copa da Rússia, quando foi eliminada pela Bélgica nas quartas de final, a Seleção Brasileira enfrentou equipes secundárias – Estados Unidos, El Salvador e Arábia Saudita. Com os europeus mais voltados para a novíssima Liga das Nações, a exceção foi o duelo com a Argentina, mas os hermanos estavam sem suas estrelas (inclusive Messi). Tite até promoveu algumas novidades nas suas escalações, mas considero que elas foram tímidas demais.
 
Até agora, o maior acerto foi Richarlison, que está voando no Everton e acaba de ser eleito pela prestigiada revista inglesa Four Four Two como a melhor contratação da Premier League na temporada. Apostar em Arthur no meio-campo também foi boa pedida. Por outro lado, Tite convocou atletas no mínimo questionáveis, como Pablo (Bordeaux) e Allan (Napoli). Mesmo que o último esteja fazendo bom papel no futebol italiano, me parece ser ‘forçar demais’.
 
A questão da idade é outro drama: Paulinho, Renato Augusto e Willian, todos com 30 anos, já não são unanimidade agora, o que dirá daqui a quatro anos... A lateral-direita também preocupa (Danilo e Fabinho são os concorrentes). Pensando no Mundial do Catar, o que a Seleção não pode fazer é fechar as portas para jovens atletas. Ao menos, eles precisam ganhar mais oportunidades. E não venham dizer que não temos boas opções. Pra início de conversa, cito nomes como Vinícius Junior, Andreas Pereira, Rafinha Alcântara, Felipe Anderson, David Neres... Ao lado de Marquinhos, Marcelo, Casemiro, Neymar, Phillipe Coutinho, Roberto Firmino e outros, pode dar liga, Tite. 

Sem ficar no muro

Após duelo emocionante na Bombonera, River e Boca decidem no sábado o título da Libertadores’2018 e, consequentemente, o último classificado ao Mundial de Clubes. É claro que em clássicos desta grandeza tudo pode ocorrer, mas, em análise fria, acredito que o River Plate tem equipe mais organizada. Se tivesse que apostar, cravaria o grupo comandado por Marcello Gallardo. Seria mais um prêmio para o jovem treinador (42 anos) que reergueu o River a partir de 2014 e já experimentou o gostinho da glória na Libertadores em 2015.

Blasfêmia?

Ao balançar as redes duas vezes na derrota de 4 a 3 para o Betis, o argentino Lionel Messi chegou a 566 gols pelo Barcelona, superando o alemão Gerd Muller (565 pelo Bayern de Munique). Foi o suficiente para muita gente começar a imaginar quando Messi vai superar Pelé, que comemorou 643 gols em jogos oficiais do Santos. Como ainda tem 30 anos, Messi até pode fazer mais 77 gols pelo Barça, mas nunca se igualará ao Rei do Futebol. Ambos são gênios da bola, mas os três títulos mundiais de Pelé (1958, 1962 e 1970) serão para sempre incomparáveis.

Sub-20 no Horto

Hoje é dia de acompanhar os talentos da nova geração brasuca no amistoso da Seleção Sub-20 com a Colômbia, no Independência. A ‘estrela’ é Vinícius Junior, do Real Madrid, mas há outros nomes como Paulinho (Bayer Leverkusen) e Mauro Júnior (PSV). A partida serve como preparação para o sul-americano da categoria, que será disputado em janeiro e garante quatro vagas para o Mundial’2020 (Polônia). No início de dezembro, na convocação final, o técnico Carlos Amadeu deve incluir Rodrygo (Santos), Emerson (Atlético) e Thuler (Flamengo), que só não foram chamados agora para não desfalcar suas equipes no Brasileirão. O goleiro Gabriel Brazão, do Cruzeiro, treinando com a Seleção principal, também é presença certa.

Mulheres no comando

O futebol inglês tomou uma decisão histórica nesta semana: Susanna Dinnage, grande executiva de mídia, será a primeira mulher no comando da Premier League. Presidente da rede Animal Planet do grupo Discovery, Sussanna começará suas novas funções no início do próximo ano, em substituição a Richard Scudamore, que ocupou o cargo nos últimos 19 anos. Sua missão será tentar manter em crescimento os já multimilionários direitos de imagem da competição e ajudar a evitar a “ameaça” da criação da Superliga, competição sem aval da Fifa, que envolveria as maiores equipes do continente.

Meninas na luta

Após estrear com 0 a 0 diante do Japão, a Seleção Brasileira feminina sub-17 encara o México sábado e África do Sul na terça-feira para garantir vaga na próxima fase do Mundial que está sendo disputado no Uruguai. Atuais campeãs sul-americanas, as meninas, comandadas pelo técnico Luizão Ribeiro, têm a difícil missão de quebrar a hegemonia asiática (!) no torneio: das cinco edições, a Coreia do Norte venceu em 2008 e 2016, a Coreia do Sul em 2010, e as japonesas em 2014 (a única exceção foi a França, em 2012). Chama atenção o fato de que, das 21 convocadas, 11 atuam em equipes de São Paulo e oito no Sul do país. Minas Gerais não tem nenhum representante no grupo.

Rompendo barreiras

Convocado após a contusão de Dzyuba, o brasileiro Ari, de 32 anos, pode se tornar hoje, no amistoso com a Alemanha, o primeiro negro a defender a Seleção Russa. Seria um feito ainda mais especial para quem, em 2002, foi vítima de insultos da torcida do Dinamo Moscou durante um clássico com o Spartak. Revelado pelo Fortaleza, Ari quase não atuou profissionalmente por aqui e jogou na Suécia e Holanda antes de chegar à Rússia. Tinha esperança de disputar a Copa’2018, mas o processo de naturalização acabou atrasando...

Raio no mesmo lugar?

Depois de surpreender o mundo da bola ao levar o modesto Leicester ao título inglês na temporada 2015/2016, o técnico italiano Claudio Ranieri, de 67 anos, está de volta à Premier League. Só que desta vez sua tarefa parece ser muito mais difícil: ele assume o comando do Fulham, lanterna da competição, com apenas 5 pontos em 12 rodadas. Sua estreia será dia 24, contra o Southampton, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Será que conseguirá aprontar mais uma vez?

De olho Sérgio Gómez

Rápido e habilidoso, com facilidade de atuar pela esquerda, o armador espanhol Sergio Gómez, de 18 anos, é uma das promessas da Fúria. Após dar os primeiros passos nos modestos Trajona e Badalona, chamou a atenção no Espanyol e foi para o Barcelona em 2010, quando tinha 10 anos. Em pouco tempo já defendia as seleções de base. Em 2017, foi campeão da Euro e vice-campeão mundial sub-17 (eleito o Bola de Prata da competição). Em janeiro deste ano, estreou como profissional no Barça B. Quando muitos já vislumbravam sua estreia no time principal, houve uma reviravolta: o Borussia Dortmund pagou a cláusula de 3 milhões de euros para ficar com a joia. Tem contrato até junho de 2021.

Tags: bola mundi futinternacional futnacional selefut