BOLA MUNDI

Semana decisiva para o PSG na Champions

A multimilionária equipe francesa, do trio Neymar, Mbappé e Cavani, pode até ser eliminada se for batida pelos ingleses e o Napoli vencer o Estrela Vermelha

postado em 22/11/2018 09:50

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT /AFP

Após a pausa para a data Fifa, reservada aos confrontos entre seleções, a Liga dos Campeões da Europa volta a todo vapor na semana que vem, com direito a duelos decisivos entre gigantes. Mas, entre as muitas atrações, não há como negar que o foco estará em PSG x Liverpool, pelo Grupo C da competição. Afinal, a multimilionária equipe francesa, do trio Neymar, Mbappé e Cavani, pode até ser eliminada se for batida pelos ingleses e o Napoli vencer o Estrela Vermelha.

Para aumentar o suspense, Neymar e Mbappé saíram lesionados de (insossos) amistosos de suas seleções – vitórias de 1 a 0 sobre Camarões e Uruguai, respectivamente. Como não são problemas graves, aposto que, mesmo que não se encontrem no melhor de suas condições, estarão em campo na quarta-feira. E aí terão que mostrar que valem cada centavo investido neles pelo clube francês. E coloca centavos nisso...

Particularmente, não penso que o vexame vá acontecer. Acredito em uma vitória do PSG. Mas, caso a eliminação aconteça, Neymar e Mbappé serão cobrados como estrelas que são. É claro que o peso de uma possível desclassificação precoce não deveria ser jogado nos ombros só de dois jogadores, mas é assim praticamente no mundo todo.

Mbappé ainda teria tratamento diferenciado por ser da casa e ter tido papel fundamental na conquista francesa da Copa da Rússia. Pior seria para Neymar. Sua situação ficaria praticamente insustentável. A frustração da torcida chegaria a níveis extremos. Por lá, também não faltam os que o acusam de “desaparecer” na hora em que tem de ser decisivo. Ele terá agora a chance de mostrar que as críticas são injustas. E acredito que conseguirá. Daí para frente, tudo pode acontecer.

Por enquanto, apenas o Barcelona está garantido, mas muitos gigantes devem cravar sua vaga nesta rodada. Sem ficar em cima do muro, faço minhas apostas: no grupo A, Atlético de Madrid e Borussia são barbadas; no B, Inter supera o Tottenham e se junta ao Barça; Porto e Schalke no D; Bayern e Benfica no E; Manchester City fácil no F, com o Lyon em segundo; Real e Roma no G; e Juventus e Manchester United no H. Se tudo se confirmar, as oitavas de final prometem!

Aperitivos quentes
Enquanto aguardamos a rodada da Liga dos Campeões, os principais campeonatos europeus nos reservam grandes duelos. Na Espanha, o confronto entre Atlético de Madrid (3º, com 23 pontos), contra o líder Barcelona. Na Inglaterra, nada menos do que Tottenham (4º, 27) x Chelsea (3º, 28). Na Itália, chama a atenção o “clássico raiz” entre Genoa (14º, 12) e Sampdoria (12º, 15), que deverá ter uma série de homenagens especiais em função da queda do viaduto Morandi, em 14 de agosto, que provocou a morte de 43 pessoas em Genova.

Calma com o andor
Um dos cinco indicados ao prêmio Golden Boy, oferecido pelo jornal italiano Tuttosport ao melhor jogador sub-21 em ação na Europa, o atacante Vinicius Júnior tem despertado reações de amor e ódio. Enquanto alguns já o endeusam como se fosse a resposta para todos os problemas do Real Madrid (o principal é achar alguém para substituir Cristiano Ronaldo), outros já o detonam, principalmente depois das exibições nos empates da Seleção Sub-20 do Brasil com a Colômbia. Menos, gente... Ele tem tudo para ter uma carreira promissora, mas, como tem apenas 18 anos, ainda tem muito o que evoluir. É cedo para falar até se estará no Mundial do Catar em 2022. Por enquanto, tem muita gente na frente dele na luta por uma vaga no ataque brasuca.

Falta organização
Na última rodada da fase de grupos do Mundial feminino Sub-17, as meninas da Seleção Brasileira até golearam a África do Sul por 4 a 1, mas o resultado não foi suficiente para garantir classificação à próxima fase, já que haviam empatado com o Japão (0 a 0) e sido derrotadas pelo México (1 a 0). Certo é que não faltou esforço das garotas. O que falta é mais organização da cartolagem para alavancar o esporte feminino por aqui. Se não conseguem fazer isso nem com as equipes profissionais, imagine na base.

De olho
Volodymyr Shepelev

Com vigor físico impressionante e bom nos desarmes, o volante ucraniano Volodymyr Shepelev, de 21 anos, também se destaca pela qualidade no passe. Após começar no modesto Chornomorets Odessa, foi para a categoria de base do Dínamo Kiev e estreou no time de cima antes de completar 20 anos. Na seleção desde o Sub-17, também queimou etapas: debutou na equipe principal nas Eliminatórias da Copa’2018. Tem contrato até junho de 2023, mas deve alçar voos mais altos em breve.