BOLA MUNDI

O peso de ser 'o melhor time do mundo'

postado em 03/01/2019 08:00 / atualizado em 04/01/2019 20:19

AFP

Os holofotes do planeta bola estarão voltados hoje para o duelo Manchester City x Liverpool,que encerra a 21ª rodada da Premier League. Muitos veem a partida como uma espécie de final antecipada, já que em caso de vitória os Reds, que lideram com 54 pontos, abririam 10 de vantagem sobre o rival na classificação. Acredito que a partida tem peso ainda maior: confirmar a equipe que tem apresentado o melhor futebol do mundo.

Durante a semana, ninguém quis assumir – ao menos oficialmente – esse fardo. Mesmo que seja apenas estratégia para diminuir a pressão sobre a equipe,o espanhol Pep Guardiola, técnico do City, afirmou que o adversário é o melhor time do mundo no momento. Comandante do Liverpool, o alemão Jürgen Klopp devolveu a gentileza, declarando que o City ainda é o melhor do mundo, tanto pelos jogadores que tem e por tudo o que já conquistou. Mas quem está mesmo sendo sincero? Quem está com a razão? O momento é altamente favorável ao Liverpool. Em dezembro, teve 100% de aproveitamento, coroado com uma impiedosa goleada de 5 a 1 sobre o Arsenal.

Do outro lado,o City perdeu três das últimas cinco partidas que fez na Premier League. Mas um dos motivos para a queda de rendimento foi a ausência do belga De Bruyne, que desfalcou o time por seis semanas.Só que ele estará em campo amanhã... As duas equipes são ofensivas e tentam atuar no campo do adversário, marcando sob pressão. Mas enquanto o Liverpool conta com Alisson em grande fase e uma defesa quase impenetrável (sofreu apenas oito gols em 20 jogos!) e tem uma transição muito veloz, principalmente com o trio formado por Mané, Firmino e Salah. O City valoriza a troca de passes e o domínio de bola, porém acaba deixando mais espaços para O contragolpe, o que pode ser fatal. Por isso, aponto favoritismo da equipe da terra dos Beatles, mesmo fora de casa.

Se tudo der certo, podemos esperar uma aula de futebol. Os pessimistas podem lembrar que, no turno, as equipes ficaram em um sonolento 0 a 0 em Anfield Road.Verdade.Mas vamos torcer para que o raio não caia duas vezes no mesmo lugar. Sei que ainda faltarão muitas rodadas (17), mas, se vencer hoje, aposto que o Liverpool acabará com o incômodo jejum sem título da Premier League, que começou a ser disputada na temporada 1992/1993. Se conseguir, e não bater na trave como no ano passado, quando foi vice da Liga dos Campeões, pode sim ser alçado ao posto de “melhor time do mundo”. Vamos aguardar.

ESPANHOL


No final de semana, a bola também rola no Campeonato Espanhol e com direito a duelo direto entre as primeiras posições. Terceiro colocado, o Sevilla (32 pontos) recebe o vice-líder Atlético de Madrid (34) em busca da vitória para tomar a posição do adversário. Os gigantes também estarão em ação, mas em confrontos teoricamente menos complicados. O líder Barcelona visita o Getafe (sétimo, com 25pontos) e o RealMadrid (quarto,com29) recebe a Real Sociedad. Em função da participação no Mundial de Clubes,o Real entra em campo hoje para encarar o Villarreal.

DOS STATES


Sempre de olho em jovens promissores, O Chelsea anunciou a contratação do meia atacante norte-americano Pulisic, de 20 anos, ao Borussia Dortmund. Os Blues desembolsaram R$ 64 milhões de euros (cerca de R$ 284 milhões). Pulisic (que já esteve em nossa sessão De olho) é um talento precoce. Chegou à Alemanha aos 16 anos, em 2015, e já foi integrado ao grupo principal no ano seguinte. Em 140 partidas pelo clube, fez 29 gols e deu 37 assistências.

DE OLHO


De família ligada ao basquete (pai, mãe e irmão foram profissionais), o noruguês Sander Berge, de 20 anos, teria tudo pra seguir o caminho, do alto de seu 1,93m. Mas optou pelo futebol para atuar como volante. Começou no modesto Asker, de seu país, e estreou no time de cima antes de fazer 16 anos. Em 2015, deu o primeiro salto, se transferindo para o Valerenga. No ano passado, rompeu fronteiras: foi para o Genk, da Bélgica. Na seleção desde o Sub-15, estreou no grupo principal durante as Eliminatórias da Copa da Rússia.

Tags: futinternacional