Copa do Mundo

COPA DO MUNDO

Com poucos eventos, Parque Olímpico de Sochi virou área de recreação para russos

Área do Parque Olímpico de Inverno de Sochi abriga Estádio Fisht

postado em 12/06/2018 08:00 / atualizado em 11/06/2018 22:20

Renan Damasceno/EM/D. A Press


Enviado especial a Sochi

Sem clubes de futebol nas principais divisões do Campeonato Russo, o Parque Olímpico de Sochi encontrou nos parques de diversões e nos espetáculos de luzes e água uma forma para manter ativo o enorme complexo, que foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno’2014. O evento foi o mais caro da história do esporte, custando cerca de US$ 50 bilhões. Isso é quase cinco vezes mais que a Copa do Mundo, por sinal a mais cara de todos os tempos.

O Parque Olímpico fica em Adler, cidade vizinha a Sochi, e é onde está o Estádio Fisht, que receberá quatro jogos da primeira fase, além de uma oitava e uma quarta de final. O estádio foi um dos mais privilegiados pelo sorteio do Mundial, já que será palco de Portugal e Espanha, um dos jogos mais aguardados da primeira fase, sexta-feira, às 15h (de Brasília), pelo Grupo B.

Depois dos Jogos Olímpicos de Inverno, o parque tem recebido eventos esportivos esporádicos, como mundiais de esportes no gelo, torneios de tênis, a Copa das Confederações e, anualmente, o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1, realizado no autódromo de Sochi desde 2014. O contrato com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vai até 2020.

Com poucos eventos esportivos, o parque se transformou em uma grande área de lazer para a população de Sochi, cidade de pouco mais de meio milhão de habitantes, e Adler. No último domingo, milhares de pessoas se reuniram no centro do parque, ao lado do estádio, para assistir a uma apresentação de música, luzes e água. As fontes são uma das atrações do parque, que também conta com bares e restaurantes. Para percorrê-lo, são disponíveis serviços de bicicleta e tuk-tuk.



PREFERÊNCIA DE PUTIN 

Os Jogos Olímpicos de Inverno foram uma grande aposta do presidente Vladimir Putin para mostrar ao mundo a pujança econômica da Rússia. O presidente tem predileção pela cidade, onde costuma passar alguns dias de descanso. Outros políticos da região, como da Ucrânia, também têm casas em Sochi.

O evento teve grande sucesso e os russos lideraram o quadro de medalhas, com 11 ouros, nove pratas e nove bronzes, à frente de Noruega, Canadá e Estados Unidos. Mas, logo depois, o Comitê Olímpico Russo se viu atolado em uma grande rede de doping sistêmico com a ajuda do Estado, segundo a Agência Mundial Antidoping (Wada). Por essa razão, o Comitê foi punido e diversos atletas ficaram fora dos Jogos Olímpicos do Rio’2016.

Tags: copa2018 futnacional futinternacional rio2016 maisesportes volei basquete tenis parque olímpico