Copa do Mundo

COPA 2018

OAB repudia atitude machista de advogado que assediou mulher em vídeo gravado na Rússia

Diego Jatobá é ex-secretário da prefeitura de Ipojuca, em Pernambuco

postado em 19/06/2018 11:18

Reprodução/Internet

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco divulgaram uma nota para repudiar a atitude machista e misógina de Diego Valença Jatobá, um dos brasileiros que aparecem em um vídeo em que assediam uma mulher na Rússia. A gravação viralizou nas redes sociais e recebeu severas críticas, inclusive de atrizes (clique aqui para saber mais).

“A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, repudia veementemente o conteúdo de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais em que um grupo de brasileiros ladeia uma mulher, que aparentemente não é brasileira nem fala português, e profere em coro ofensas relacionadas ao seu órgão sexual. Dentre os protagonistas do lamentável episódio, identifica-se o advogado Diego Valença Jatobá, regularmente inscrito nesta Seccional”, lê-se em parte da nota assinada pelo presidente da OAB/PE, Ronnie Preuss Duarte, e pela Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ana Luiza Mousinho.

No vídeo, turistas brasileiros que foram à Rússia para acompanhar a Copa do Mundo assediam uma pessoa que não fala português. Os homens cantam música em alusão à cor do órgão sexual da mulher, que aparece nas filmagens sem entender bem o que estava ocorrendo.

“A preconceituoso atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher”, continua a nota.

Reprodução/Facebook

Dentre os homens que aparecem nas filmagens, apenas Diego Jatobá foi reconhecido até o momento da publicação desta matéria. Até 2012, o advogado era secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, durante a gestão do prefeito Pedro Serafim (PDT).

Leia, na íntegra, a nota divulgada pela OAB/PE

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, repudia veementemente o conteúdo de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais em que um grupo de brasileiros ladeia uma mulher, que aparentemente não é brasileira nem fala português, e profere em coro ofensas relacionadas ao seu órgão sexual.

Dentre os protagonistas do lamentável episódio, identifica-se o advogado Diego Valença Jatobá, regularmente inscrito nesta Seccional.

Segundo dados da ONU, uma em cada três mulheres é ou será vítima de violência de gênero no mundo, sendo o Brasil o 5º país no ranking mundial de violência contra as mulheres.

De acordo com Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil e a cada 1.5 segundo uma mulher é vítima de assédio na rua.

As estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida.

A preconceituoso atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, reafirma seu compromisso de trabalho incansável para que os princípios do Estado Democrático de Direito sejam resguardados, proporcionando-se às mulheres a garantia de exercício de suas liberdades individuais e sexuais, com igualdade de espaço, de oportunidades e, sobretudo, de tratamento.

Recife/PE, 18 de junho de 2018.

Ronnie Preuss Duarte
Presidente da OAB/PE

Ana Luiza Mousinho
Presidente da Comissão da Mulher Advogada

Tags: misoginia machismo copa2018