Copa do Mundo

COPA 2018

Moradores do Piauí identificam terceiro homem que aparece em vídeo assediando estrangeira na Rússia

Luciano Gil Mendes Coelho alegou que estava bêbado e pediu desculpas

postado em 19/06/2018 19:46 / atualizado em 19/06/2018 19:55

Reprodução
Moradores de Jaicós, no Piauí, identificaram nesta terça-feira mais um homem que aparece em um vídeo, gravado na Rússia, assediando e induzindo uma mulher estrangeira a falar palavras obscenas. Trata-se do empresário Luciano Gil Mendes Coelho. O jornal piauiense O Dia revelou que ele já foi preso em uma operação da Polícia Federal que desarticulou esquema de desvio de dinheiro público. A fraude ocorreu em licitações da prefeitura de Araripina, em Pernambuco, no ano de 2015, quando Luciano ocupou cargo de inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI).

À época, por meio de análise dos quadros societários de empresas licitantes e vendedoras, ficou constatado que as mesmas possuíam empregados domésticos e parentes dos principais envolvidos no esquema. 

O site The Intercept Brasil conversou com Luciano Gil Mendes Coelho por mensagens de Whatsapp. Ele alegou que não conhecia os outros cinco homens que aparecem no vídeo e atribuiu sua participação ao álcool. “Toda mulher tem um pedido de desculpas por minha parte, o álcool a mais aconteceu de cometer isso. (...) Estava chegando naquela brincadeira e não conhecia ninguém”. Em outro ponto, ele culpou a imprensa por divulgar o caso. “A imprensa ajuda espalhando o ódio”.

Dos seis homens que aparecem no vídeo com a mulher estrangeira, o primeiro identificado foi o advogado Diego Valença Jatobá, ex- secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Ele exerceu o cargo durante a gestão do prefeito Pedro Serafim (PDT) e já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em 2015. Diego descumpriu o artigo 89 Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666/93) e firmou, sem licitação, 12 contratos ilegais para contratar atrações artísticas em nome da prefeitura de Ipojuca.

O segundo identificado foi o tenente da Polícia Militar de Santa Catarina Eduardo Neves é um dos homens brasileiros que aparecem em vídeo em que assediam uma mulher estrangeira na Rússia. A identidade foi confirmada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), na manhã desta terça-feira.

Tags: copa2018 selefut futnacional futinternacional