Copa do Mundo

COPA 2018

Em sua primeira decisão de Copa, Croácia tem chance de vingar eliminação para a França, em 98

Na única vez em que se enfrentaram em Mundiais, França eliminou a Croácia

postado em 11/07/2018 17:50 / atualizado em 11/07/2018 18:23

 AFP / Gabriel BOUYS
A Croácia venceu a Inglaterra, por 2 a 1, na prorrogação e avançou à final inédita da Copa do Mundo. Os gols foram marcados pelos atacantes Perisic, que empatou a partida no tempo regulamentar, e Mandzukic, no segundo tempo da prorrogação. Com isso, os croatas enfrentarão os franceses na decisão. As duas seleções já duelaram pela semifinal da Copa de 1998. Naquele jogo, a França saiu melhor, ao vencer por 2 a 1, e se classificar para a decisão. Agora, na Rússia, a Croácia entra em campo para vingar aquela derrota e tentar ser campeã mundial pela primeira vez.

As duas seleções já se enfrentaram em outros cinco jogos, sendo apenas uma vez por Mundiais. Nos confrontos disputados entre ambas, a Seleção Francesa tem um retrospecto favorável. Os franceses nunca perderam para os croatas: são três vitórias e dois empates. 

Pela Copa, o único confronto foi há 20 anos, em 1998. A França, país-sede e campeã da competição sobre o Brasil, superou os croatas na semifinal, por 2 a 1. Na ocasião, a Croácia contava com seu principal craque, o atacante Davor Suker, para chegar a sua primeira final. Porém, o volante Lilian Thuram marcou duas vezes, seus únicos gols pela seleção, e levou a França à decisão. 

Se quiser se basear em números, a Croácia também pode se manter esperançosa. Isso porque nos dois últimos duelos, as duas seleções ficaram apenas no empate. Em 2004, na Eurocopa, quando empataram em 2 a 2, o placar foi ruim para os croatas, que perderam no confronto seguinte, por 4 a 2, para a Inglaterra e não conseguiram avançar à segunda fase do torneio europeu.

O duelo entre França e Croácia será disputado no Estádio Luzhniki, em Moscou, no domingo, às 12h (de Brasília). 

Tags: Copa do Mundo croácia francesfut inglesfut frança inglaterra futinternacional copa2018