Copa do Mundo

HISTÓRIA DAS COPAS

2014 - Brasil

Alemanha chegou ao tetra mundial, com direito a 7 a 1 sobre o Brasil na semifinal

postado em 23/04/2018 21:57 / atualizado em 04/06/2018 14:54

 AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
O Brasil voltou a sediar a Copa do Mundo em 2014. Foram 12 sedes, em todas as regiões do país. Para a construção/reconstrução dos estádios, muito dinheiro público foi utilizado. Dos estádios do Mundial, dez já aparecem em investigações de corrupção, inclusive o Mineirão.

Dentro de campo, a Alemanha foi a campeã, com direito a goleada histórica sobre a Seleção Brasileira na semifinal, em pleno Mineirão. O selecionado de Felipão não viu a bola, ficou na roda para os alemães e acabou humilhado. O 7 a 1 foi o reflexo de um desempenho vexatório dos brasileiros.

REUTERS/Marcos Brindicci

O futebol coletivo e a organização tática da Alemanha chamaram a atenção dos amantes do esporte. A seleção de Joachim Löw conquistou também a simpatia dos brasileiros. Os alemães ficaram em Santa Cruz de Cabrália, no litoral sul da Bahia, e sempre demonstravam carinho e respeito ao povo da região.

O Mundial reuniu lendas do futebol, como o craque Messi e o português Cristiano Ronaldo. Messi marcou quatro gols, um deles no Gigante da Pampulha, na vitória da Argentina sobre o Irã (1 a 0). O artilheiro do torneio foi o colombiano James Rodríguez, com seis gols.

As decepções do Mundial, além do Brasil, foram Espanha e Portugal. Depois de vencer a Copa de 2010, a Fúria caiu na fase de grupos em 2014. No Grupo B, os espanhóis perderam para Chile e Holanda e deixaram a competição de forma prematura. Já Portugal também ficou na fase inicial. Os portugueses caíram em um grupo com Alemanha, Estados Unidos e Gana.

POSIÇÕES

Campeão: Alemanha
Vice: Argentina
3º lugar: Holanda
4º lugar: Brasil

Artilheiro: James Rodríguez, com seis gols

TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO

Fase de Grupos
Alemanha 4 x 0 Portugal
Alemanha 2 x 2 Gana
Estados Unidos 0 x 1 Alemanha

Oitavas de final
Alemanha 2 x 1 Argélia

Quartas de final
França 0 x 1 Alemanha

Semifinal
Brasil 1 x 7 Alemanha

Final
Alemanha 1 x 0 Argentina

TRAJETÓRIA DO BRASIL

Fase de grupos
Brasil 3 x 1 Croácia
Brasil 0 x 0 México
Camarões 1 x 4 Brasil

Oitavas de final
Brasil 1 x 1 Chile (pênaltis: 3 x 2)

Quartas de final
Brasil 2 x 1 Colômbia

Semifinal
Brasil 1 x 7 Alemanha

Decisão do terceiro lugar
Brasil 0 x 3 Holanda

Tags: 7 a 1 tetra alemanha brasil mineirão