Copa do Mundo

CONEXÃO RÚSSIA

Clássicos soviéticos

postado em 13/06/2018 09:49 / atualizado em 15/06/2018 19:41

Renan Damasceno/EM/D.A Press

Enviado especial


Sochi – Quanto mais longe de Moscou, mais fácil é encontrar os famosos carros quadradinhos da indústria soviética. Sochi, por estar a mais de 1,6 mil quilômetros da capital, ainda guarda outra peculiaridade: pelas ruas da cidade balneário, os tradicionais Lada (foto), Zil, Skoda, entre outros, andam lado a lado com modernos carros esportivos de turistas de toda a Rússia, que vêm aproveitar o verão às margens do Mar Negro.  É comum ver, estacionados, modernos Porsches e carros mais simples, do período comunista.

Os carros fortes e potentes para enfrentar os longos períodos de frio são uma marca registrada do período soviético. Para os brasileiros, a primeira imagem que vêm à mente são os carros Lada, que começaram a ser importados no Brasil em 1990, quando o presidente Fernando Collor abriu o mercado de importação – estima-se que 70 mil carros da marca foram vendidos entre 1990 e 1995. O Niva foi um dos mais vendidos.

A marca nasceu em meados da década de 1960, como estatal soviética. Outra indústria automóveis muito forte no período foi a Zil, cujo os trabalhadores eram ligados ao Torpedo, clube que venceu três campeonatos e seis copas soviéticas.

Moscou,  por ser uma metrópole, com carros novos por todas as partes, é raro encontrar algum carro do período comunista. O trânsito caótico e a falta de paciência dos russos no trânsito também são empecilho para que carros mais velhos transitem pelas regiões mais movimentadas. Diferentemente de Sochi ou Adler onde, no último fim de semana, famílias passeavam com tranquilidade com suas relíquias pelas ruas.

Tags: copa2018