Copa do Mundo

CONEXÃO RÚSSIA

Alheios ao Mundial

postado em 18/06/2018 08:26


Moscou segue no ritmo da Copa do Mundo, mas também no próprio ritmo. Enquanto torcedores do mundo todo lotam ruas, praças e avenidas do centro, além dos estádios, em um vaivém insano, em alguns bairros a vida segue calma, principalmente em um dia como domingo. Tomar sol, levar o cachorro para passear, permitir aos filhos dar comida aos patos em um bucólico lago, sentar na portaria do prédio para conversar, até mesmo pescar no Rio Moscou, atividades corriqueiras do cidadão comum, que parece alheio ao grande movimento provocado pelo Mundial.

“Está um domingo normal, o Mundial não muda nada aqui”, diz Maria, moradora de Taganska, bairro residencial a leste da Praça Vermelha, cheio de prédios longos e baixos, compostos por quatro ou cinco portarias, cada uma delas levando a quatro ou cinco andares, que por sua vez têm quatro apartamentos cada. Não há elevador e, no que tenho acesso, a manutenção das áreas comuns deixa a desejar – as edificações datam dos anos 1940/1950.

Entre os prédios, há áreas arborizadas, que servem de estacionamento e de espaços de lazer. Lá, os vizinhos costumam se reunir nos fins de semana para conversar, passear e até comer e beber.

E existem muitos parques por toda a cidade. Num dia como o de ontem, com a temperatura chegando a 24º C, muitas pessoas colocam biquínis e calções e aproveitam o sol. Há até quem arrisque mergulho, como fizeram dois garotos de bicicleta ao passarem no pequeno lago localizado ao lado ao Monastério de Novospasskiy. Não se importaram com a placa proibindo nadar. Pareciam não se importar também com a Copa do Mundo que está sendo disputada no país.