Copa do Mundo

CONEXÃO RÚSSIA

O Brasil passou por aqui

postado em 19/06/2018 07:41 / atualizado em 19/06/2018 07:46

RENAN DAMASCENO / EM DA PRESS
A Seleção Brasileira deixou Rostov do Don ainda no domingo à noite, mas Rostov do Don ainda vai demorar a esquecer o Brasil. Os brasileiros fizeram uma grande festa na cidade, que agora se prepara para outras quatro partidas: Uruguai x Arábia Saudita, Coreia do Sul x México, Islândia x Croácia, além de uma oitava de final. Pelo histórico de animação em Copas, só os mexicanos são capazes de rivalizar com os brasileiros em barulho e cores.

Ontem, dia seguinte ao empate do Brasil com a Suíça por 1 a 1, bandeiras do Brasil ainda eram vistas, mesmo sem brasileiros por perto. Um café 24 horas a caminho do Centro da cidade exibia na entrada as cores verde e amarelo – provavelmente, presente de algum torcedor. A atendente do hotel em que fiquei hospedado se despediu com um “bom dzia”, enquanto o motorista do Yandex – um aplicativo local similar ao Uber –, me perguntava curioso sobre a opinião dos brasileiros sobre a cidade (uma curiosidade compartilhada em quase todas as conversas).

Rostov não costuma fazer parte dos roteiros dos turistas pela Rússia, que normalmente se restringem a Moscou, São Petersburgo, Kazan e, no máximo, ao balneário de Sochi. Por isso o povo de Rostov ficou tão surpreso e entusiasmado com a animação dos brasileiros, que armaram rodas de samba improvisadas às margens do Rio Don e foram em passeata até a Arena Rostov – enquanto russos se acotovelavam nas muretas para tirar uma foto dos brasileiros.

Na coletiva depois da partida, Tite, polidamente, disse que não teve tempo para aproveitar a cidade, já que a Seleção Brasileira chegou na sexta à noite, saiu apenas para treino e jogo e retornou a Sochi logo depois da partida. Mas agradeceu a receptividade. É o mesmo sentimento dos torcedores brasileiros, que descobriram um lado pouco convencional e turístico da Rússia. Experiências que vão muito além dos 90 minutos de bola rolando.