Copa América

SELEÇÕES DA COPA AMÉRICA

Argentina

postado em 13/06/2019 22:56 / atualizado em 14/06/2019 00:23

A eliminação nas oitavas de final na última Copa do Mundo provocou mudanças profundas na Seleção Argentina. Com a árdua tarefa de conquistar um título depois de 26 anos – o último foi a Copa América de 1993 –, a Associação do Futebol Argentino (AFA) prometeu renovar gradualmente a seleção, tirando de cena vários experientes tidos como fracassados e criticados pela torcida (casos de Sergio Romero, Mascherano, Biglia, Mercado e Higuaín). Mas a pressão para conquistar o título no Brasil será grande, principalmente em cima dos astros Di María e Messi, vice-campeões da Copa do Mundo de 2014 e nas duas últimas edições da Copa América, em 2015 e 2016, com derrotas para o Chile nos pênaltis.

A seleção não chegou a acordo com nenhum treinador desde a saída de Jorge Sampaoli, demitido depois do fiasco na Rússia. Desta maneira, o ex-lateral-direito Lionel Scaloni, que estava no cargo de forma interina, foi efetivado no fim do ano passado. Ele trouxe para a seleção alviceleste joias do futebol argentino, casos do zagueiro Foyth (vice-campeão europeu com o Tottenham) e o atacante Lautaro Martínez (da Internazionale). Algumas ausências sentidas na Copa América são do zagueiro Kannemann, do Grêmio, com lesão na coluna, e do atacante Icardi, da Internazionale, que perdeu espaço por causa de imbróglio na sua renovação de contrato com o clube italiano. (Roger Dias)

DESTAQUE

Lionel Messi

Eleito por cinco vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa, o atacante do Barcelona mais uma vez tem a missão de tirar a Argentina do jejum de títulos. No Brasil, o astro tenta se redimir depois do fiasco na Liga dos Campeões com o Barça, eliminado pelo Liverpool depois de virada improvável no Anfield

TÉCNICO

Lionel Scaloni

Sem quase nenhuma experiência à beira do campo – foi apenas auxiliar no Sevilla e na própria Seleção Argentina –, o ex-lateral-direito, de 41 anos, montou a equipe com base nos amistosos desde o ano passado. Sua maior missão será recuperar a credibilidade do time, que perdeu prestígio depois de fracassar nas últimas competições internacionais.

GRUPO 

Goleiros
Andrada
Armani
Marchesín

Defensores
Saravia
Otamendi
Foyth
Pezzella
Funes Mori
Tagliafico
Acuña
Casco
  
Meio-campistas
Rodrigo De Paul
Paredes
Pereyra
Lo Celso
Di María Rodríguez
Palacios

Atacantes
Messi
Agüero
Dybala
Matías Suárez
Lautaro Martínez

Tags: argentina