Seleção

COPA DO MUNDO

O Brasil de Tite a 100 dias da estreia

Além da angustiante espera por Neymar, o técnico da Seleção fará ainda algumas observações para definir a lista final do grupo que vai em busca do hexa. Alguns jogadores importantes estão voltando de contusão

postado em 09/03/2018 10:23 / atualizado em 09/03/2018 10:36

Paulo Filgueiras/EM/D.A. Press

A difícil caminhada da Seleção Brasileira na busca pelo hexa começará daqui a exatos 100 dias, diante da Suíça, em 17 de junho, um domingo, às 15h, em Rostov. Até dar o pontapé inicial na competição, o técnico Tite e os jogadores sabem que a preparação será tão importante quanto passar pelos obstáculos na Rússia. O objetivo do treinador é levar para o Mundial atletas com espírito competitivo e que estejam com ritmo de jogo intenso.

Depois da Suíça, o Brasil vai pegar a Costa Rica, dia 22, em São Petersburgo. E fecha a primeira fase contra a Sérvia, em Moscou. A delegação ficará concentrada em Sochi.

Existe uma preocupação acima do normal em relação à situação do atacante Neymar, que chegará à preparação para a Copa poucos dias depois de se recuperar de cirurgia no pé direito. A CBF tem a intenção de marcar vários jogos-treinos, já em território russo, para que o camisa 10 ganhe condições de jogo e evolua no entrosamento com os companheiros. Ele já ficará fora dos amistosos contra Rússia e Alemanha, no fim deste mês. Os convocados para os dois confrontos serão anunciados segunda-feira. O último dia para as seleções divulgarem a lista de 30 jogadores é 14 de maio.

Outros titulares serão observados de perto pela comissão técnica. Um deles é o volante Renato Augusto, presente em todas as listas de Tite e com vaga quase certa na competição. Em 2018, o ex-jogador do Corinthians fez apenas um jogo pelo Beijing, já que a temporada na China ainda está no começo. Já existe uma apreensão sobre como o atleta vai se apresentar para o início dos exames médicos, em 21 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis. Os treinos começarão no dia 28.

Outro caso peculiar é o atacante Gabriel Jesus, que sofreu lesão no ligamento colateral medial do joelho direito em dezembro e tem entrado aos poucos nos jogos do Manchester City. O jogador de 20 anos marcou seu primeiro gol na temporada quarta-feira, na derrota por 2 a 1 dos Citzens para o Basel, pela Liga dos Campeões, e tenta aprimorar a forma física para que o rendimento em campo seja satisfatório. O ex-palmeirense foi um dos mais importantes atletas durante as Eliminatórias Sul-Americanas e ainda não conta com um reserva definido: Tite não definiu se levará Roberto Firmino (Liverpool) ou Diego Souza (São Paulo) como suplente do camisa 9.

O zagueiro Miranda também vive problema de lesão. O jogador vem se recuperando de estiramento no músculo adutor da coxa direita e jogou pela última vez pela Internazionale em 11 de fevereiro, contra o Bologna, pelo Campeonato Italiano. A situação do experiente defensor, de 33 anos, não chega a ser tão preocupante por sua contusão não ser tão grave. Além disso, Tite vem chamando com frequência Thiago Silva, que faz dupla com o titular Marquinhos no Paris Saint-Germain. Marcelo vive caso parecido. O lateral-esquerdo do Real Madrid voltou depois de alguns dias em tratamento de lesão na coxa direita. Mas ele tem um suplente praticamente definido: Filipe Luís, do Atlético de Madrid, convocado com frequência por Tite.

FASE POSITIVA Os demais candidatos a titular na estreia na Copa do Mundo vivem fase positiva. O goleiro Alisson superou a desconfiança e já atuou em 10 jogos pela Roma, inclusive na Liga dos Campeões. Apesar da eliminação na Liga dos Campeões, com direito a falha individual do jogador, o lateral-direito Daniel Alves tem sido peça fundamental no PSG, assim como Marquinhos.

No meio-campo, os volantes Casemiro e Paulinho tendem a chegar à Copa no ápice de suas melhores formas. O primeiro ganhou confiança depois de marcar um gol contra o PSG e classificar o Real às quartas de final da Liga dos Campeões. E o segundo se tornou elemento importante no esquema do Barcelona, tendo feito atuações seguras no Campeonato Espanhol. Em sua primeira temporada pelo Barça, Philippe Coutinho ainda está em fase de adaptação, mas tem sido titular constante com o técnico Ernesto Valverde.

Depois de se apresentar em Teresópolis, onde ficarão para um período de cinco dias de exames e testes físicos, os jogadores farão a segunda parte da preparação em solo europeu. Um amistoso está sendo programado para Londres, ainda sem adversário definido. Tite aproveitará os próximos dias para assistir a vários jogos no Velho Continente e avaliar possíveis nomes que possam ser chamados, casos do lateral-esquerdo Alex Sandro e do atacante Douglas Costa, ambos da Juventus.
 

Calendário

12/3
Convocação para os amistosos
contra Alemanha e Rússia
 
21/5
Apresentação do grupo em Teresópolis
 
4/6
Divulgação da lista final de 23 jogadores
 
17/6
Estreia contra a Suíça, às 15h

E como estão os adversários?

SUÍÇA


Com bagagem internacional
 
Primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2018, a Suíça quer manter a fama de time difícil de ser batido. Foi assim que chegou às oitavas de final do Mundial de 2006 de forma invicta e sem tomar nenhum gol.

O técnico Vladimir Petkovic, bósnio naturalizado suíço, deve contar com alguns jogadores com experiência em grandes ligas europeias, como os armadores Shaqiri (foto) e Xhaka, que defendem os ingleses Stoke City e Arsenal, respectivamente. Já o goleiro Sommer atua desde 2014 no Borussia Mönchengladbach.

Nos mesmos dias em que o Brasil enfrentar Rússia e Alemanha em amistosos, a Suíça medirá forças com Grécia e Panamá, dando chance à comissão técnica brasileira de informações sobre a equipe de Petkovic. Já em junho, pouco antes da estreia no Mundial’2018, os confrontos preparatórios serão contra Espanha e Japão.

A expectativa dos suíços é melhorar o ataque. Na repescagem europeia, eles garantiram vaga ao vencer a Irlanda do Norte por 1 a 0, fora de casa, e empatar sem gols como mandante, arriscando perder a vaga para o Mundial diante da própria torcida.
 

Costa Rica


Correndo como azarão
 
Depois de surpreender o mundo ao terminar a Copa disputada no Brasil em oitavo lugar, os costa-riquenhos querem novamente fazer bom papel. Mas, se tem bons jogadores, como o goleiro Navas (foto), do Real Madrid, e o atacante Bryan Ruiz (Sporting-POR), o país sofre com as denúncias de corrupção dos dirigentes locais – o ex-presidente da federação foi banido do futebol pela Fifa em abril.

Mesmo assim, conseguiu se classificar mais uma vez para um Mundial ao ficar em segundo lugar no hexagonal final das Eliminatórias da Concacaf. Desde a última rodada, em outubro, porém, não mais entrou em campo, o que dificulta a análise por parte dos adversários.

Do próximo dia 23 até a estreia na Copa da Rússia, contra a Sérvia, serão cinco amistosos: contra Escócia (Glasgow), Tunísia (Nice, na França), Irlanda do Norte (San José da Costa Rica), Inglaterra (Leeds) e Bélgica (Bruxelas). Com isso, ficará mais fácil para Tite e seus auxiliares traçarem estratégias para encarar o segundo concorrente do Grupo E, em partida prevista para 22 de junho. “O primeiro jogo no grupo marcará o caminho para o que acontecerá nos outros dois”, diz o técnico Óscar Ramírez.

Sérvia


Um grupo renovado
 
Ausente da Copa do Mundo do Brasil, a Seleção Sérvia garantiu vaga como primeira colocada do Grupo D das Eliminatórias Europeias para o Mundial’2018, deixando para trás Irlanda, País de Gales e Áustria, além das menos cotadas Geórgia e Moldávia. Isso, porém, não garantiu o emprego do técnico Slavoljub Muslin, substituído pelo ex-auxiliar Mladen Krstajic.

Ainda como interino, Krstajic comandou a equipe em dois amistosos: na vitória por 2 a 0 sobre a China e no empate por 1 a 1 com a Coreia do Sul, ambos em novembro. Além dos resultados, ele teria atendido o desejo dos dirigentes da federação local de rejuvenescer o grupo, convocando jogadores como o armador Sergej Milinkovic-Savic, da Lazio-ITA, que nunca havia sido chamado pelo treinador anterior.

A intenção do novo comandante é manter a base defensiva forte, contando com atletas como o zagueiro Ivanovic, ex-Chelsea e atualmente no Zenit-RUS, e o lateral Kolarov (foto), ex-Manchester City e agora na Roma, e melhorar a parte ofensiva. Krstajic terá chance de colocar em prática seus conceitos nos dias 23 e 27 próximos, quando a Sérvia enfrentará Marrocos e Nigéria.

Tags: 100 dias tite brasil copa2018 copadomundo