Copa América

COPA AMÉRICA

'Mercenário' e 'vendido': torcedores não perdoam Arrascaeta e o hostilizam em seu retorno ao Mineirão

Jogador deixou o Cruzeiro em transação polêmica para o Flamengo neste ano

postado em 16/06/2019 21:20 / atualizado em 16/06/2019 21:41

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)</i>

Arrascaeta nem entrou em campo, mas provou toda mágoa da torcida do Cruzeiro enquanto aquecia com seus companheiros atrás de um dos gols do Mineirão, na noite deste domingo. Já na segunda etapa da goleada da Seleção Uruguaia por 4 a 0 sobre o Equador, o técnico Óscar Tabárez mandou os reservas se exercitarem, mas o meia celeste não teve sossego para fazer um alongamento sequer em seu retorno ao Gigante da Pampulha.

“Mercenário” e “vendido” foram dois dos xingamentos entoados pelos cruzeirenses. Tamanha pressão obrigou o grupo de jogadores a deixar o aquecimento atrás do gol (veja no vídeo). Depois do episódio, a organização da Copa América colocou os uruguaios para treinar atrás do banco de reservas, local em que a presença da torcida era bem menor.


Depois de longa novela, em que o jogador se recusou a treinar na Toca da Raposa II em um dos episódios, o Cruzeiro aceitou negociar Arrascaeta com o Flamengo por cerca de R milhões. A transferência foi concretizada em 8 de janeiro. Desde então, o meia ainda não havia atuado com a camisa rubro-negra no Mineirão.  

Antes da partida, os torcedores já davam mostras de que ainda não perdoaram o uruguaio. Dentro do estádio, quando o telão mostrou o nome de Arrascaeta entre os reservas da seleção, muitas vaias foram ouvidas. Já fora do estádio, cruzeirenses que chegavam para o jogo com a camisa do clube lembravam com mágoa da transferência do camisa 10 para o Flamengo.

“É um bom jogador, mas a forma como ele saiu não foi agradável e deixou todo mundo enfurecido. Eu vim para ver Suárez, outros jogadores, nada de Arrascaeta. Eles ficam para depois”, disse Juliana Vidal, de 28 anos, analista de TI. 

O auxiliar administrativo Renê Porto, de 26 anos, também mostrou mágoa pela forma como o uruguaio deixou o Cruzeiro. “Eu gostava muito do futebol dele, mudava a partida. Fiquei surpreso com a saída dele. Eu achei que ele ia treinar no dia, não foi, os representantes dele chegaram em Belo Horizonte e mudaram a vida dele toda”, disse. “Acho que o futebol dele caiu muito no Flamengo, lá mudaram a posição dele e o futebol caiu bastante”, complementou. 


Arrascaeta no Cruzeiro

Destaque da Libertadores de 2014 pelo Defensor-URU, Arrascaeta foi contratado pelo Cruzeiro em janeiro de 2015, ainda na gestão do presidente Gilvan de Pinho Tavares, por 4 milhões de euros (R$ 12 milhões na cotação da época). Natural de Nuevo Berlín, na Região Oeste do Uruguai, o camisa 10 disputou 188 jogos pela Raposa e marcou 50 gols. Maior artilheiro estrangeiro do clube, o uruguaio foi decisivo ao balançar a rede em todas as finais nas quais a equipe se sagrou campeã: Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e Campeonato Mineiro, em 2018.

Tags: copa américa cruzeiro cruzeiroec interiormg copaamerica flamengo flamengorj arrascaeta mineirão uruguai equador