Copa América

COPA AMÉRICA

Torcedor do Japão recolhe lixo no Mineirão após empate contra o Equador na Copa América

Japoneses repetem hábito que chamou atenção nos últimos mundiais

postado em 24/06/2019 23:03 / atualizado em 24/06/2019 23:43

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DAPress)</i>
Como se tornou costume em jogos do Japão mundo afora, torcedores recolheram lixo das arquibancadas do Mineirão na noite desta segunda-feira. A cena foi flagrada pelo repórter fotográfico do Estado de Minas, Alexandre Guzanshe após o empate por 1 a 1 com o Equador, pela terceira rodada do Grupo C da Copa América. O resultado eliminou as duas equipes da competição.



As imagens mostram um torcedor que recolhe o lixo e o coloca num saco azul. Em outras partes do estádio, o mesmo ocorreu. Esse tipo de comportamento é comum nos jogos da Seleção Japonesa. Nas Copas do Mundo de 2014, no Brasil, e 2018, na Rússia, o gesto chamou atenção do mundo.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DAPress)</i>
Comportamento

Outras atitudes consideravelmente simples chamaram atenção na Pampulha. Antes do jogo, a reportagem conversou com um japonês no entorno do Mineirão. Mesmo com as vias fechadas e um movimento pequeno de carros, o torcedor aguardou o semáforo ficar verde para o pedestre antes de atravessar as ruas vazias.

Dentro do estádio, as tribunas de imprensa do Mineirão estavam lotadas de japoneses, que acompanhavam a seleção durante a Copa América. Eles ficaram de pé durante a execução dos hinos nacionais do Japão e também do Equador, atitude não vista em jogos de outras seleções no Mineirão na competição.

Ao fim da partida, os jogadores - eliminados do torneio com o empate por 1 a 1 - foram a três partes do estádio agradecer torcedores. Boa parte dos brasileiros que estiveram no Mineirão torceu pelo Japão durante a partida.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DAPress)</i>

Tags: futinternacional mineirão japão equador japonês lixo japoneses