MMA

UFC

BJ Penn admite falta de 'fogo' para lutar, mas ainda descarta aposentadoria

Havaiano fez história no UFC, mas vem de cinco derrotas seguidas

postado em 25/11/2017 00:00

Christian Petersen/AFP
Um dos lutadores mais carismáticos do UFC, BJ Penn vive um momento altamente delicado, com cinco derrotas consecutivas. Entretanto, o havaiano de 38 anos, integrante do grupo campeão em duas divisões de peso diferentes – ganhou cinturão nos leves e nos meio-médios -, não desiste e disse que não pensa em aposentadoria neste momento. 

Especialista em jiu-jitsu – foi o primeiro norte-americano campeão mundial na faixa-preta -, BJ Penn migrou com sucesso para o MMA e se transformou em um dos principais atletas da história do UFC. Em 2004, o havaiano desbancou Matt Hughes e faturou o cinturão dos meio-médios (até 77kg). A consagração veio com o título dos leves (até 70kg), em 2008, diante de Joe Stevenson. 

Penn entrou para o Hall da Fama do UFC, mas a carreira do havaiano começou a declinar, com participações frustrantes nas últimas lutas. O veterano não vence desde novembro de 2010, quando venceu Matt Hughes no UFC 123. Depois, BJ acumulou um No Contest (sem resultado) contra Jon Fitch e cinco derrotas consecutivas, diante de Nick Diaz, Rory MacDonald, Frankie Edgar, Yair Rodriguez e Dennis Siver.

Depois da derrota para Dennis Siver, por pontos, em junho deste ano, BJ Penn ainda não voltou a treinar e admitiu que perdeu o ímpeto de subir ao octógono e lutar. “Eu estou curtindo e relaxando. Eu não tenho treinado, nem nada do tipo. Não sei, você nunca sabe o que o futuro tem guardado para você, mas estou aproveitando”, declarou.

“Talvez eu volte a treinar por diversão e volte por diversão, vamos ver. Eu não tenho o fogo para competir agora”, acrescentou o havaiano, em entrevista ao seu próprio podcast, o BJ Penn Radio. Ele avisou, no entanto, que o fato de não ter a mesma vontade de antes não significa o fim da carreira, pelo menos por enquanto. Tudo dependerá da performance nos treinamentos.

“Estou apenas curtindo e não quero assustar ninguém ao dizer: ‘Eu vou voltar a lutar’. Se tivesse nocauteando caras na academia o tempo todo, então talvez eu pensasse nisso. Mas vou apenas voltar a treinar e me divertir. Vou pegar leve e me divertir. Tudo tem a ver com o fogo, que queima dentro da gente para você querer fazer algo, fazer o seu nome, ganhar respeito, fazer a sua vida. Eu vou viver um dia de cada vez, criar os meus filhos. Vamos ver. Nunca sabemos o que vai acontecer no próximo ano. Não estou dizendo que vou lutar, mas quem sabe o que pode acontecer”, enfatizou. 

Tags: BJ Penn aposentadoria havaiano cinturão ufc