MMA

UFC

Focado no cinturão, Glover Teixeira busca embalo no UFC Hamburgo

Mineiro enfrenta Corey Anderson pela segunda vitória seguida

postado em 19/07/2018 19:43 / atualizado em 20/07/2018 19:44

Ethan Miller/AFP
O UFC Fight Night 134, neste domingo, em Hamburgo, na Alemanha, terá um representante mineiro. Glover Teixeira está escalado para o segundo duelo mais importante da noite, diante de Corey Anderson, e busca a segunda vitória consecutiva nos meio-pesados. Mirando nova disputa de cinturão, o lutador nascido em Sobrália, no Vale do Rio Doce, radicado nos EUA, disse que o objetivo é se manter na briga pelo topo da divisão até 93kg.

Glover, de 38 anos, enfrentaria Ilir Latifi, em duelo direto por posição entre os quatro melhores no ranking da divisão. Entretanto, o sueco deixou o card por causa de lesão e foi substituído por Corey Anderson, nono colocado, a poucos dias para o evento, o segundo do UFC em Hamburgo. Depois de se recuperar diante de Misha Cirkunov, ganhando por nocaute técnico, em Winnipeg, no Canadá, o mineiro espera engatar uma sequência positiva para chegar a novo title shot. 

Desafiante do então campeão Jon Jones, no UFC 172, em abril de 2014, Glover Teixeira foi derrotado por pontos, mas não deixou de seguir na briga pelas primeiras posições na divisão. Focado em alcançar o objetivo, o mineiro, em entrevista ao Superesportes, prometeu manter o estilo agressivo de buscar o nocaute ou a finalização em Hamburgo. 

Você teve o adversário trocado a praticamente duas semanas para o evento. A saída de Ilir Latifi e a entrada de Corey Anderson muda muito a estratégia?

Mudou um pouco no fim da preparação, mas é tranquilo. Eu nunca faço um camp pensando num oponente específico, porque sempre há lesões acontecendo. Isso não é a primeira vez que acontece antes de uma luta minha, mas eu estou sempre preparado para qualquer um oponente.

Você se recuperou diante de Misha Cirkunov, bem ao seu estilo, nocauteando. O seu estilo agressivo e focado na trocação é o que te dá confiança no octógono?

Eu mudei mais na movimentação, busquei me movimentar mais. Mas eu mantenho o meu estilo sempre. Eu vou cair para dentro, botar para baixo se aparecer a oportunidade, buscando a finalização ou o nocaute.

O que dizer sobre Corey Anderson? O adversário vem de momento irregular, se recuperou na luta anterior, depois de duas derrotas seguidas, mas ocupa um lugar no top 10, em nono lugar no ranking. É sinal de que todo cuidado é pouco para não haver surpresa?

Ele faz o jogo de movimentação. Ele joga bem no wrestling e controla bem no chão. Mas eu estou confiante nesta luta. Estou confiante que vou acabar com isso logo.

Reprodução/Instagram
A missão seria mais difícil contra Latifi, que busca um lugar no topo do ranking, ou a troca de adversário em cima da hora pode trazer mais complicações?

Eu só penso que estou preparado para qualquer oponente. Não penso nisso de quem seria mais difícil. Acho que qualquer um que está ali dentro contra você tem potencial de nocautear ou finalizar. Por isso é que temos de estar preparados para enfrentar qualquer adversário.

Voltar a disputar o cinturão ainda é uma meta para o Glover Teixeira?
 
Com certeza, o cinturão é um objetivo que eu tenho. Eu estou sempre bem no ranking e querendo lutar contra os tops da categoria. Estou fazendo tudo certo para tentar esse cinturão. Está tudo certo com a minha dieta, com a minha preparação. Com certeza, essa é a ideia que eu tenho.

A divisão tem um campeão até agora imbatível, só perdeu para Jon Jones, que está afastado. Cormier pode ser ameaçado por algum concorrente ao cinturão neste momento? Especialmente agora, que ele também é dono do cinturão peso pesado?

Cara, acredito que Cormier fique nos pesados. (Stipe) Miocic quer a revanche contra ele, e tem (Brock) Lesnar querendo lutar. Realmente não sei se ele volta à categoria (dos meio-pesados). No momento, a principal ameaça para ele seria o Miocic mesmo. Não vejo o Lesnar como uma ameaça.

Seu grande obstáculo na categoria é o Alexander Gustafsson? Ou seria o suíço Volkan Oezdemir? Pensa em enfrentá-los na sequência,  se bater Corey Anderson ?

Com certeza, Gustafsson está aí. Ele se machucou, mas está de volta e tem luta marcada contra Volkan. Dependendo, será ele mesmo. Gustafsson deve ser o próximo a disputar o cinturão, e eu espero que seja contra mim.

Mauricio Shogun fará a luta principal do UFC em Hamburgo. Você o vê em condição de voltar ao top 5 e até ser um concorrente ao cinturão? 

Com certeza! O cara é top e tem história. Ele tem um ótimo nome no mundo da luta. Sem palavras. Pelo nome que leva e por ser essa lenda, acredito que ele está no páreo.

Tags: corey anderson Glover Teixeira UFC Hamburgo cinturão mineiro ufc