MMA

UFC

Cormier considera Jon Jones favorito contra Gustafsson pelo cinturão do UFC

DC ignora rivalidade e vê o desafeto como melhor lutador que o sueco

postado em 15/10/2018 23:27

Sam Wasson/AFP
Um dos grandes desafetos de Jon Jones, Daniel Cormier terá que passar o posto de campeão dos meio-pesados ou ao principal rival da divisão ou ao sueco Alexander Gustafsson. Os dois se enfrentarão na luta principal do UFC 232, último evento da temporada, em 29 de dezembro, valendo o título da categoria até 93kg. Para DC, mesmo com toda rivalidade e muitas ofensas nas redes sociais, Bones é o favorito e deve recuperar o cinturão.

Cormier, campeão dos meio-pesados, conquistou, de forma simultânea, o cinturão dos pesados (até 120kg), desbancando Stipe Miocic. DC já tem a primeira defesa marcada, contra Derrick Lewis, no UFC 230, no dia 3 de novembro, em Nova York. Entretanto, teve que abdicar do título dos meio-pesados, por determinação da organização, que decidiu movimentar a divisão com uma disputa entre Jon Jones – retornando de suspensão por doping – e Gustafsson.

Com a experiência de ter enfrentado tanto o desafeto como o sueco no octógono – foram duas lutas contra Jon Jones (derrota por decisão unânime e um No Contest) e outra diante de Gustafsson (vitória por decisão dividida) -, Cormier vê o tradicional adversário como favorito para reconquistar o cinturão dos meio-pesados no encerramento da temporada. 

“Acho que (Jon Jones) vence. Acho que Gustafsson é um lutador fantástico. Acredito que ele o pegou em uma noite como a desta minha luta com Lewis. Ninguém dava chances para Alexander e acho que Jon levou essa mentalidade para a luta também e por isso a luta foi tão equilibrada. Compartilhei o octógono com ambos e acho que Jones é apenas um lutador melhor”, avaliou DC, relembrando a controversa e discutível vitória de Bones sobre o sueco no UFC 165, em setembro de 2013. Na ocasião, o norte-americano ganhou por decisão unânime – resultado muito contestado – e manteve o cinturão. 

Daniel Cormier repetiu o feito de Conor McGregor como campeão em duas categorias diferentes de peso, ao mesmo tempo. O irlandês foi dono do cinturão dos penas e dos leves, de forma simultânea. A exemplo do Notorious, DC teve que optar por um título e escolheu defender o dos pesos pesados. A decisão, conforme o próprio Cormier, não foi bem digerida, pelo menos no começo. 

“Inicialmente, fiquei muito desapontado por darem (a Jon Jones) a luta pelo título, porque eu realmente não fiz nada de errado para ser despojado, mas entendo que a organização tem que seguir em frente”, declarou o campeão dos pesados ao site FloCombat

Tags: Jon Jones campeão dc bones gustafsson cinturão cormier ufc