MMA

UFC

Conor McGregor surpreende e anuncia aposentadoria do MMA; Dana descarta blefe

Ex-campeão de duas divisões no UFC, irlandês volta a decretar fim da carreira

postado em 26/03/2019 12:27 / atualizado em 26/03/2019 13:05

<i>(Foto: Isaac Brekken/AFP)</i>

Conor McGregor voltou a movimentar o mundo das artes marciais mistas. Na madrugada desta terça-feira, pelo Twitter, o ex-campeão dos pesos pena e leve do Ultimate Fighting Championship anunciou aposentadoria do MMA sem entrar em detalhes. 

“Ei, caras. Um rápido anúncio: eu decidi me aposentar do esporte que já foi conhecido como ‘Arte Marcial Mista’ hoje. Desejo tudo de bom daqui para frente na competição aos meus ex-colegas. Vou agora me juntar aos meus ex-sócios neste empreendimento na aposentadoria. Piña Coladas por minha conta, amigos”, publicou o lutador de 30 anos, que marcou na postagem os antigos proprietários do UFC, Lorenzo e Frank Fertitta, os quais se referiu como ‘ex-sócios’. 

Esta não é a primeira vez que Conor McGregor anuncia aposentadoria. Famoso pelo estilo polêmico e provocativo, o irlandês chegou a declarar o fim da carreira em 2016, como forma de forçar valorização no UFC. Na primeira ocasião, ele estava insatisfeito por participar de compromissos promocionais para o UFC 200, afirmou que deixaria o octógono e acabou retirado do evento. Semanas depois, voltou atrás e fechou acordo para a revanche contra Nate Diaz, no UFC 202. 

Em novembro de 2016, McGregor nocauteou Eddie Alvarez e ganhou o cinturão do peso leve, se tornando o primeiro lutador da história do UFC a ser campeão em duas categorias ao mesmo tempo – já possuía o título dos penas, conquistado com vitória sobre José Aldo em apenas 13 segundos de luta. Depois do feito então inédito na organização – foi igualado posteriormente por Daniel Cormier e Amanda Nunes -, o astro exigiu ações do UFC para continuar em atividade. No auge da fama, o ‘Notorious’ teve o aval do Ultimate para milionária superluta de boxe contra Floyd Mayweather, em agosto de 2017, na qual saiu derrotado por nocaute técnico. 

Devido à longa inatividade, o irlandês teve o cinturão dos leves retirado pelo UFC no início de 2018. Ele tentou recuperar o título em outubro do ano passado, mas foi derrotado pelo novo campeão, Khabib Nurmagomedov, por finalização, no UFC 229. Em entrevistas recentes, McGregor adotou o mesmo discurso de antes, exigindo participação em ações do UFC para entrar em ação. A ideia dele era lutar em julho, após a suspensão pela briga com Nurmagomedov



DANA COMENTA DECISÃO

O presidente do UFC, Dana White, não considerou o anuncio de aposentadoria de Conor McGregor como um novo blefe. O dirigente ressaltou que o lutador já fez muito dinheiro no MMA e agora conta com o sucesso da própria marca de uísque, a Proper Twelve. 

“Ele tem dinheiro suficiente para se aposentar. A marca de uísque está arrasando. Entendo totalmente. Se eu fosse ele, também me aposentaria. Ele está deixando as lutas, não o trabalho. O uísque o manterá ocupado, mas tenho certeza que ele fará outras coisas. Sempre foi muito divertido ver Conor lutar. Ele conquistou coisas incríveis neste esporte. Estou muito feliz por ele, e ansioso por vê-lo ser tão bem sucedido fora do esporte quanto foi dentro dele”, declarou ao MMA Junkie

Conor McGregor deixa o MMA com cartel de 21 vitórias e quatro derrotas. No UFC, foram nove triunfos e dois reveses, entre 2013 e 2018. 

<i>(Foto: Steven Ryan/AFP)</i>

Tags: dana white conor mcgregor ufc aposentadoria