MMA

UFC

Mutante foca em italiano pela reação no UFC, mas não descarta Borrachinha no futuro

Paulista radicado em BH será atração no card principal em Sacramento (EUA)

postado em 12/07/2019 08:02 / atualizado em 12/07/2019 10:03

<i>(Foto: Reprodução/UFC)</i>
BH terá um representante no UFC Fight Night em Sacramento, na Califórnia, neste sábado. Apesar de ter nascido em Ibitinga, interior paulista, Cezar Mutante foi radicado na capital mineira, onde construiu laços e se transformou em um autêntico cidadão belo-horizontino. Ele será atração no card principal do evento e terá pela frente o italiano Marvin Vettori, em duelo pelo peso médio e que vale a reabilitação para os dois atletas.

Mutante, campeão do The Ultimate Fighter Brasil I no peso médio, vive fase de altos e baixos e vem de derrota para Ian Heinisch, por pontos, em novembro de 2018. O italiano, por sua vez, perdeu para o atual campeão interino da divisão, Israel Adesanya, por decisão dividida, em abril do ano passado. Vettori tem uma preocupação a mais, já que cumpriu suspensão por doping.

Em entrevista ao SUPERESPORTES, Mutante disse que não merecia essa fase instável no octógono e confia plenamente na vitória depois de um bom camp de preparação. Ele minimizou o longo afastamento de Vettori e garantiu que, apesar de ter tirado lições, não se abateu com a surpreendente derrota para Ian Heinisch em sua última aparição no octógono. 

O campeão do primeiro The Ultimate Fighter Brasil descartou, ao menos por enquanto, uma mudança de divisão. E disse que está pronto para resolver, no cage, as desavenças com um desafeto, também mineiro: Paulo Borrachinha. Mutante e o lutador nascido em Contagem trocaram farpas e provocações pela internet nos útlimos tempos. E o paulista radicado em BH considera que um confronto no cage só depende da vontade do UFC.

Confira a entrevista com Mutante


Você viveu boa fase quando passou para a divisão dos médios, engatou três vitórias seguidas, mas teve a série quebrada e desde então vive altos e baixos. O que falta para se firmar de vez na categoria?

Acho que não falta nada. Eu estou no meu caminho fazendo meu melhor para chegar. Tive uns contratempos, umas lesões que me atrapalharam na carreira. Quando eu voltei tive três vitórias, uma luta roubada contra o canadense [Elias] Theodorou e depois venci outras duas lutas. Era para eu estar com seis vitórias nas últimas sete lutas.

A performance contra Ian Heinisch na última luta te deixou preocupado? Ou serviu de lição para você avaliar erros e corrigi-los?

Toda luta é um aprendizado. Ele é um cara bem duro. Foi uma luta parelha, bastante acirrada e eu perdi em alguns detalhes. Mas eu gosto de focar no futuro e não no passado. Lógico, aprender com os erros para não cometer de novo, mas olhar sempre para frente.

O foco principal no camp foi a parte física? Para alguns, o maior problema que você enfrentou nas lutas anteriores foi a perda de rendimento ao longo dos rounds. Você concorda? O que mudou na preparação para o evento em Sacramento?

Foco na preparação foi total. Tanto a parte física, quanto a parte técnica. A gente não está para brincadeira lá na academia. Tô 100% preparado para colocar meu jogo em prática no sábado.

Seu oponente ainda não engrenou no UFC, mas na última luta deu trabalho a Israel Adesanya e perdeu por decisão dividida dos juízes. A instabilidade do italiano pode ser algo positivo a ser aproveitado? Ou cada luta é uma situação diferente?

Cada luta é uma situação diferente. Não espero nada além do melhor do meu oponente lá dentro. O cara é duro, faz jiu-jitsu, troca bem. O campeão não pode ficar contando com a sorte, tem que trabalhar para enfrentar sempre os melhores.

<i>(Foto: Divulgação/UFC)</i>


Vettori está inativo desde a derrota para Adesanya e não luta no UFC há mais de um ano. Esse tempo significa uma quebra de ritmo? Ou você considera que a inatividade não fará diferença na luta?

Para mim não faz diferença. Para uns é inatividade, para outros pode significar mais tempo para treinar.

Qual versão do Mutante veremos no sábado? Partindo para cima na trocação, nos chutes altos e baixos, ou investindo na luta de chão, buscando a finalização?

O Mutante que vai colocar a capoeira dele em jogo.

Você pensa em se firmar no peso médio, ou de repente mudar de categoria também está nos planos? O que podemos esperar do Mutante depois dessa luta de sábado?

Meu foco por enquanto é ficar no peso médio. Tenho toda uma história para ser escrita ainda no peso médio.

Você finalizou o Thiago Marreta, em 2013, quando estava embalado com a conquista do The Ultimate Fighter Brasil I. O Marreta até mudou de divisão, foi para os meio-pesados, cresceu de produção e deu muito trabalho ao Jon Jones. Você acha que pela sua estrutura física, poderia ter sorte na divisão de cima, 93kg?

Acho que sim. Tenho condições de lutar no meio-pesado também. Mas eu bato o peso bem no peso médio, chego inteiro para a luta. Não é um foco a curto prazo para mim.

Você tem raízes em BH e muitos fãs em Minas. Como está o contato com a cidade e os mineiros? Recebe muito apoio? Ainda vem com frequência a BH? 

Adoro Minas Gerias. Lá é minha casa. Morei mais de 10 anos em BH, fui nomeado cidadão honorário de BH. É uma cidade que eu tenho um imenso prazer e orgulho de representar.

Recentemente você andou trocando provocações com Paulo Borrachinha, pela internet. É uma luta que poderia acontecer? Você ainda teria interesse em enfrentá-lo? 

Acho que tudo pode acontecer, mas agora eu tenho uma coisa muito mais importante para me preocupar que é o Vettori. Eu vou lutar no sábado, ele [Borrachinha] tá com luta marcada também, mas pode ser que no futuro aconteça.

UFC Fight Night 155

Sábado, 13 de julho
Horário: a partir de 18h (de Brasília)
Golden 1 Center, Sacramento (EUA)

Card principal

Germaine de Randamie x Aspen Ladd
Urijah Faber x Ricky Simon
Josh Emmett x Mirsad Bektic
Karl Roberson x Wellington Turman
Marvin Vettori x Cezar Mutante

Card preliminar

Mike Rodriguez x John Allan
Andre Fili x Sheymon Moraes
Julianna Peña x Nicco Montaño 
Darren Elkins x Ryan Hall
Livia Renata x Brianna Van Buren
Pingyuan Liu x Jonathan Martinez
Benito Lopez  x Vince Morales

Tags: UFC Fight Night Marvin Vettori Cezar Mutante borrachinha mutante ufc