MMA

MMA

Mineira Amanda Ribas domina na trocação e vence a segunda seguida no UFC

Lutadora de Varginha bateu americana-brasileira Mackenzie Dern em Tampa

postado em 13/10/2019 09:18 / atualizado em 13/10/2019 09:24

<i>(Foto: Divulgação/UFC)</i>
A mineira Amanda Ribas conquistou a segunda vitória consecutiva no peso palha (até 52kg) do Ultimate Fighting Championship. A lutadora de Varginha derrotou a americana naturalizada brasileira Mackenzie Dern, por decisão unânime dos juízes, no card principal do UFC em Tampa, na Flórida, na noite deste sábado

Amanda e Mackenzie travaram um duelo entre especialistas no jiu-jitsu. Mas as duas optaram por manter a luta em pé, e a mineira levou a melhor na troca de golpes. Ribas conectou muitos golpes na americana e aplicou bela queda utilizando golpe de judô, outra especialidade da lutadora de Varginha. Mackenzie Dern ainda teve frustrada algumas tentativas de queda e foi dominada pela adversária.

No fim dos três rounds, Amanda foi declarada vencedora por triplo 30 a 27 na pontuação dos juízes laterais. A mineira vinha de triunfo sobre Emily Whitmire por finalização com estrangulamento, na estreia, e mostrou nítida evolução na luta em pé. Mackenzie Dern, por sua vez, voltou de afastamento de 15 meses por causa da gravidez e perdeu a invencibilidade no MMA.

No discurso depois da vitória, Amanda agradeceu aos fãs e à equipe, comandada pelo pai da lutadora, Marcelo Ribas. A mineira dividiu o camp de preparação em Minas, na academia Marcelo Ribas Team, e na Flórida, onde treinou na conceituada American Top Team (ATT) e teve a orientação do técnico de luta agarrada Marcos Parrumpinha.

Kron Gracie leva a pior na trocação


Na luta coprincipal do UFC em Tampa, Kron Gracie não conseguiu se impor diante do experiente Cub Swanson. Filho do lendário Rickson Gracie, que esteve no córner na luta, Kron insistiu no jogo em pé e levou vários golpes do norte-americano, sem conseguir puxar para a guarda e buscar o jiu-jitsu. O brasileiro foi derrotado por decisão unânime – triplo 30 a 27 -, sofrendo o primeiro revés na carreira, depois de seis combates.

Deiveson finaliza e confirma boa fase


No card preliminar do UFC Tampa, veio a primeira vitória brasileira do evento. Em duelo na divisão peso galo (até 62kg), Deiveson Figueiredo finalizou o norte-americano Tim Elliot com uma guilhotina, aos 3min08 do primeiro round. O paraense soma cinco triunfos e uma derrota e pediu uma luta pelo cinturão interino da categoria. “Dana (White, presidente do UFC), estou aqui! (Joseph) Benavidez, estou aqui, vamos lutar pelo cinturão interino”, bradou o ‘Deus da Guerra’, após o triunfo, ainda no octógono.

Ex-campeã vence duelo principal 


Na luta principal do UFC em Tampa, Joanna Jedrzejczyk voltou ao peso palha com vitória. Ex-campeã da divisão até 52kg, a polonesa bateu a norte-americana Michelle Waterson por decisão unânime dos juízes – 50 a 45, 50 a 45 e 49 a 46 -, depois de cinco rounds. A europeia vinha de revés para Valentina Shevchenko, pelo título dos moscas (até 58kg), e pediu para enfrentar a chinesa Weili Zhang, atual dona do cinturão na categoria até 52kg. Joanna mostrou muita garra para superar fratura no pé direito, que ficou bem inchado depois do combate. 

Resultados do UFC em Tampa


CARD PRINCIPAL

Joanna Jedrzejczyk venceu Michelle Waterson por decisão unânime (50-45, 50-45 e 49-46)
Cub Swanson venceu Kron Gracie por decisão unânime (triplo 30-27)
Niko Price venceu James Vick por nocaute a 1m44s do R1
Amanda Ribas venceu Mackenzie Dern por decisão unânime (triplo 30-27)
Matt Frevola venceu Luis Peña por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Eryk Anders venceu Gerald Meerschaert por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

CARD PRELIMINAR

Ryan Spann venceu Devin Clark por finalização aos 2m01s do R2
Mike Davis venceu Thomas Gifford por nocaute aos 4m45s do R3
Alex Morono venceu Max Griffin por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-27)
Deiveson Figueiredo venceu Tim Elliott por finalização aos 3m08s do R1
Marlon Vera venceu Andre Ewell por nocaute técnico aos 3m17s do R3
Miguel Baeza venceu Hector Aldana por nocaute técnico aos 2m32s do R2
Marvin Vettori venceu Andrew Sanchez por decisão unânime (triplo 30-27)
J.J. Aldrich venceu Lauren Mueller por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)