MMA

UFC

Abalado pela morte do pai, Khabib revela estratégia para manter cinturão do UFC

Campeão diz que pode derrubar 'cem vezes' o rival na Ilha da Luta

postado em 22/10/2020 22:29

(Foto: Reprodução/UFC)

Depois de viver drama pessoal com a morte do pai e treinador, Khabib Nurmagomedov admitiu que ainda não se recuperou do golpe que o deixou 'grogue'. Mesmo abalado, o campeão peso leve está totalmente focado na luta contra Justin Gaehje, o dono do título interino, no principal confronto do UFC 254, neste sábado, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi. 

Khabib sofreu grande abalo emocional com a perda do pai, Abdulmanap Nurmagomedov, em junho passado. Também treinador e agente do campeão do UFC, ele foi vítima de problema cardíaco agravado pela COVID-19, ficou internado em Moscou e não resistiu. Com isso, o Águia adiou o retorno ao octógono para defender o cinturão. Mas, mesmo ainda triste, o russo garantiu que está preparado para se manter no topo da divisão até 70kg. 

"(A morte do pai)É muito duro. Não sei por que vocês continuam perguntando isso, mas é muito difícil, é muito difícil. Era meu pai, não era meu treinador. Era meu pai. É a época mais difícil da minha vida", declarou o lutador nascido no Daguestão, em entrevista para o Combate. Ele prometeu, no entanto, ter um desempenho digno de campeão na Ilha da Luta. 

"É claro que tenho emoções, sempre fico nervoso antes da luta também, mas campeões e lutadores comuns têm uma grande diferença. Campeões conseguem controlar suas emoções. Todos têm emoções. Às vezes você fica nervoso, às vezes tem medo, não de levar soco na cara ou algo assim, mas fica nervoso porque você treinou muito duro e tudo pode acontecer dentro do cage, qualquer coisa. Por isso que você fica um pouco nervoso, sua família toda está te vendo, o mundo inteiro está vendo. Mas tem uma grande diferença entre campeões e lutadores comuns. Eles conseguem controlar suas emoções. Por isso que se tornam campeões", filosofou o invicto lutador, que ganhou as 28 lutas no MMA.



Quedas


Eficiente no jogo de quedas, Khabib Nurmagomedov gosta de assumir o controle das lutas, com muita pressão sobre os adversários. Em entrevista no media day na Ilha da Luta, ele projetou duelo mais difícil que os anteriores, mas avisou que a estratégia será a mesma: derrubar o oponente quantas vezes for necessário. 

"Ele tem um dinamite nas mãos e chutes muito bons. Todos ficam bem quando estão de pé, mas quando eu agarro muda um pouco. Acho que Gaethje é melhor no wrestling do que Dustin Poirier e Conor McGregor, por exemplo. Vai ser um pouco mais difícil. Mas eu me preparei para tentar derrubá-lo cem vezes. Vai ser muito interessante no sábado à noite", previu o campeão linear. 

UFC 254


Sábado, 24 de outubro
Horário (Brasília): card preliminar (11h); card principal (13h)
Ilha da Luta, em Abu Dhabi
Transmissão: Canal Combate

CARD PRINCIPAL

Khabib Nurmagomedov x Justin Gaethje - cinturão peso leve
Robert Whittaker x Jared Cannonnier
Alexander Volkov x Walt Harris
Jacob Malkoun x Phil Hawes
Lauren Murphy x Liliya Shakirova
Magomed Ankalaev x Ion Cutelaba

CARD PRELIMINAR

Stefan Struve x Tai Tuivasa
Casey Kenney x Nathaniel Wood
Alex Cowboy x Shavkat Rakhmonov
Sam Alvey x Da Un Jung
Liana Jojua x Miranda Maverick
Joel Alvarez x Alexander Yakovlev

Tags: campeão cinturão UFC Khabib Nurmagomedov Justin Gaethje abdulmanap Ilha da Luta UFC 254