MMA

UFC

O favorito e a zebra: brasileiros lutam por cinturão no UFC 255

Deiveson Figueiredo busca afirmação; Jennifer Maia quer surpreender

postado em 20/11/2020 20:36

(Foto: Reprodução/UFC)

O UFC 255, neste sábado, em Las Vegas, pode consagrar dois brasileiros como campeões, ambos no peso mosca (57,1kg). Deiveson Figueiredo, dono do cinturão da divisão, encara o desafiante, Alex Perez, na luta principal do evento. Antes, pela mesma categoria no feminino, Jennifer Maia enfrenta a detentora do título, Valentina Shevchenko

Aos 32 anos, único brasileiro campeão do UFC neste momento, Deiveson tentará manter pela primeira vez o título conquistado diante de Joseph Benavidez, em julho, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi. O Deus da Guerra, como é conhecido o lutador oriundo da Ilha de Marajó, no Pará, vem de quatro triunfos seguidos e é favorito diante do americano de ascendência mexicana. 

Jennifer Maia, paranaense de Curitiba, é considerada zebra diante de Valentina Shevchenko. A brasileira, também de 32 anos, vem de triunfo sobre Joanne Calderwood, em agosto, em Las Vegas, e foi premiada com o title shot. Entretanto, a tarefa não será fácil, já que a quirguistã, da mesma idade, tem dominado a categoria desde que se tornou campeã, em 2018, com três defesas de título. 



Mesmo em situações diferentes diante dos adversários deste sábado, os brasileiros protagonistas da noite têm a mesma confiança para buscar a vitória e, consequentemente, o cinturão. Deiveson, mesmo prometendo partir para cima com jogo agressivo para nocautear, demonstrou respeito a Perez. "Nenhuma luta é fácil, toda luta é perigosa, a gente não pode subestimar ninguém, mas sempre treino para lutar com o melhor. Sábado vou fazer a luta se tornar fácil para mim", avisou.

Jennifer, por sua vez, aposta nas dicas de uma campeã que conhece bem o estilo de Valentina: Amanda Nunes. A Leoa, dona dos titulos dos galos (61,2kg) e penas (65,7kg) venceu duas vezes a quirguistã, ambas por pontos, na divisão até 61,2kg, e passou conselhos e informações à desafiante, por meio do preparador físico Everton Oliveira, que já trabalhou com a paranaense e está no estafe da baiana. 

"Pela experiência que ela tem, de já ter lutado duas vezes com a Valentina, ela falou que a Valentina joga muito no contra-ataque, esperando o adversário errar. (Disse que) No jogo de chão, ela tem um quadril muito pesado, então eu tenho que ser rápida, não posso jogar em uma posição onde ela possa golpear muito. E ter cuidado com os chutes. Às vezes ela dá dois chutes baixos para enganar e chutar alto. Então, foram dicas muito produtivas e que eu pude acrescentar na minha preparação”, revelou.

UFC 255

Neste sábado, 21 de novembro
Local: UFC Apex, em Las Vegas
Horário (de Brasília): card principal (0h); card preliminar (20h30)
Transmissão: Canal Combate (na íntegra); SporTV 3 (duas primeiras lutas da noite)

CARD PRINCIPAL

Deiveson Figueiredo x Alex Perez - cinturão peso mosca
Valentina Shevchenko x Jennifer Maia - cinturão peso mosca
Mike Perry x Tim Means
Katlyn Chookagian x Cynthia Calvillo
Maurício Shogun x Paul Craig

CARD PRELIMINAR

Brandon Moreno x Brandon Royval
Antonina Shevchenko x Ariane Lipski
Alan Jouban x Jared Gooden
Kyle Daukaus x Dustin Stoltzfus
Nicolas Dalby x Daniel Rodriguez
Joaquin Buckley x Jordan Wright
Louis Cosce x Sasha Palatnikov

Tags: cinturão UFC peso mosca valentina shevchenko Deiveson Figueiredo Deus da Guerra UFC 255 Jennifer Maia alex perez