MMA

UFC

Manauara promete dedicar vitória no UFC a estado devastado pela COVID-19

Ketlen Vieira diz que lutará por conterrâneos no evento deste sábado

postado em 19/02/2021 20:05

(Foto: UFC/Reprodução)

Um dos estados brasileiros que mais sofrem com casos de COVID-19 e a falta de estrutura em hospitais, o Amazonas terá um representante em ação no octógono do UFC Fight Night deste sábado, em Las Vegas. A manuara Ketlen Vieira enfrentará a russa Yana Kunistkaya, pelo peso galo (62kg), no coevento principal da noite. 

A Fenômeno, como é chamada a manauara de 29 anos, vem de vitória sobre Sijara Eubanks, em setembro de 2020, e planeja embalar de vez no UFC. Ketlen, que treina na Nova União, no Rio de Janeiro, se mostrou preocupada com a situação de Manaus e do estado de Amazonas, com colapso na rede de atendimento por falta de oxigênio para pacientes em hospitais. 

Sensibilizada com a situação dramática na saúde pública da cidade e o estado de origem, a manuara promete dedicar a vitória sobre a russa aos amazonenses. "Quero fazer esta luta pelos meus conterrâneos, pois Manaus, e o Amazonas, estão sofrendo muito com a pandemia. Tivemos recorde de enterro... Tudo é uma motivação para mim. Não posso ter menos garra do que o meu povo está tendo lá. Eu tenho que ter tanto ou mais garra do que eles. Vou mostrar a garra do meu povo", declarou a Fenômeno ao site combate.com.



A própria Ketlen viveu de perto a ameaça da COVID-19. Em setembro, quando bateu Sijara Eubanks na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, ela não teve a presença do técnico André Pederneiras, que estava infectado com o coronavírus. Dias depois, a manaura também testou positivo e ficou em período de isolamento até se recuperar. Ela vem acompanhando de perto o caos da saúde em Manaus, já que os familiares residem na capital do Amazonas. 
 
"Não tem como passar despercebido por isso. Minha família, minha mãe, meus dois irmãos e minha cunhada pegaram COVID. Graças a Deus conseguiram se curar, mas tem muitas pessoas que não têm as mesmas oportunidades. Os hospitais estão lotados, não tem recurso, não tem oxigênio. Você vê que o Amazonas é o pulmão do mundo, e as pessoas estão morrendo sem oxigênio. Tinha dias que era muito difícil para eu saber. Minha mãe chorava de ver a situação e dizia: “Minha filha, você não tem ideia de como estão as pessoas aqui”. Isso me motivou muito. Nesse momento de tristeza, poder dar uma alegria para o meu povo", comentou.

Ketlen Vieira ocupa o sexto lugar no ranking peso galo do UFC, com cinco vitórias e uma derrota. Ela tem a russa no encalço - Kunitskaya é a sétima no top 15 da divisão - e sabe que terá um duelo direto por posição diante da Foxy, namorada do brasileiro Thiago Marreta. "Será uma guerra de três rounds, brigando ponto a ponto. Ela tem muitas qualidades, gosta de pontuar, de fazer um jogo de grade. Eu treinei muito para todos os pontos fortes dela, fui colocada em situações de perigo o camp todo. Estou muito preparada para o que ela possa vir a me apresentar", assegurou a manauara. 

(Foto: UFC/Reprodução)


UFC FIGHT NIGHT: BLAYDES X LEWIS

Neste sábado
UFC Apex, Las Vegas

Horário: a partir das 18h30 (de Brasília)
Transmissão: Canal Combate (na íntegra); SporTV3 (duas lutas iniciais do card preliminar)

CARD PRINCIPAL
Peso-pesado (até 120,7kg): Curtis Blaydes (117,4kg) x Derrick Lewis (119,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Ketlen Vieira (62,6kg) x Yana Kunitskaya (61,4kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Charles Rosa (66,2kg) x Darrick Minner (66,2kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Alexey Oleynik (108,8kg) x Chris Daukaus (106,1kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Phil Hawes (83,9kg) x Nassourdine Imavov (84,1kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Andrei Arlovski (113,1kg) x Tom Aspinal (110,9kg)

CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Jared Gordon (68kg) x Danny Chavez (65,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Drakkar Klose (70,7kg) x Luis Peña (70,5kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Eddie Wineland (61,4kg) x John Castañeda (61,6kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Nate Landwehr (66,2kg) x Julian Erosa (66kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Rafael Alves (71,4kg) x Pat Sabatini (66kg) 
Peso-mosca (até 57,2kg): Shana Dobson (57,1kg) x Casey O'Neill (56,9kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Chas Skelly (66,2kg) x Jamall Emmers (66kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Aiemann Zahabi (61,6kg) x Drako Rodriguez (63,7kg) 
Peso-pesado (até 120,7kg): Sergey Spivac (111,1kg) x Jared Vanderaa (120,2kg)

Tags: amazonas manaus UFC Fight Night UFC Fenômeno Ketlen Vieira covid-19 Yana Kunistkaya