COLUNA DO JAECI

Goleada com gol de placa

postado em 20/11/2017 12:00 / atualizado em 20/11/2017 11:10

BRUNO CANTINI / ATLÉTICO

A vitória do Atlético sobre o Coritiba ontem à noite, no Horto, mantém o Galo com chances de Libertadores em 2018, apesar de as aves de mau agouro torcerem contra. O resultado, além de maravilhoso, tem um parêntese: o segundo gol de Otero na partida foi uma pintura e deverá figurar na lista que concorrerá ao Prêmio Puskas na próxima temporada. O venezuelano dominou em seu próprio campo, viu o goleiro Wilson adiantado e soltou a bomba pouco depois da linha do meio-campo. O goleiro do Coritiba ainda tocou nela, mas não o suficiente para impedir o gol de placa. É preciso que a diretoria se movimente e faça uma placa alusiva a esse golaço, para mim o mais bonito do ano. Se eu fosse o presidente Daniel Nepomuceno, pediria a todos os presentes no Independência para saírem do estádio e pagar o ingresso novamente. Um gol desses merecia isso. Brincadeiras à parte, como é maravilhoso ver a arte traduzida em gol. Otero, a você toda a minha reverência e gratidão por não deixar o futebol morrer. Depois de um gol daqueles a gente percebe que o futebol brasileiro ainda tem jeito, mesmo que o gol tenha sido marcado por um venezuelano. Gol não, perdão, pintura!


Barca atleticana


Conforme antecipei com exclusividade na Bomba do Jaeci de sábado, o fato de o futuro presidente do Galo Sérgio Sette Câmara ter garantido o técnico Oswaldo de Oliveira para a temporada’2018 é fundamental para a continuidade do trabalho que ele vem fazendo e também para que defina a barca que vai partir da Cidade do Galo e os reforços que deverão ser contratados. É preciso entender que todos os clubes brasileiros estão de pires na mão, quebrados e com receitas de TV adiantadas. Portanto, que a torcida do Galo não espere contratações mirabolantes, mesmo porque não existe grande jogador no mercado. O que será preciso avaliar é o custo-benefício de quem está na Cidade do Galo.

Não adianta o cara fazer dezenas de gols no Campeonato Mineiro, bater marca daqui e dali, e não dar título ao clube. Como não adianta também manter jogadores que ficam o ano quase todo no departamento médico e jogam 30% ou menos das partidas. Isso é prejuízo certo. O Atlético precisa se ater a esses detalhes, e caberá ao diretor de futebol Alexandre Gallo alertar o presidente sobre isso.

Jogador “chinelinho” e que faz média com a torcida tem que ser dispensado. E a gente sabe que há jogador no Atlético que não passa em exame médico de clube nenhum. Como o nível técnico do futebol brasileiro é dos piores da história, se o Atlético buscar jogadores na base e tiver inteligência para achar na Segunda Divisão jogadores que se destacaram, poderá montar uma equipe competitiva, dentro de sua realidade. O futebol de hoje exige isso.


Seleção


O Brasil vai ficar na cidade de Sochi, na Rússia, durante o Mundial. Sexta-feira, 1º de dezembro, teremos o sorteio dos grupos, em Moscou. Tite e sua equipe técnica estarão lá. Edu Gaspar, coordenador de seleções e único que fala inglês, pois jogou no Arsenal, estará à frente. Na última passagem pela Inglaterra ficou praticamente decidido que o centro de treinamento do Fulham será usado pela Seleção Brasileira na preparação para a Copa. A princípio, seria o CT do Arsenal, mas a delegação brasileira treinou no CT do Fulham e ficou encantada com a estrutura. As tratativas já estão adiantadas. Depois dos amistosos em março (dia 23, contra a Rússia, em cidade a ser definida, e 27, em Berlim, contra a Alemanha) Tite vai encaminhar a lista dos 23 convocados à Fifa. No começo de maio fará a divulgação oficial. Dezessete nomes já estão garantidos: Alisson, Ederson, Cássio, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Thiago Silva, Marcelo, Filipe Luís, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Neymar, Gabriel Jesus, Willian e Fernandinho. As seis vagas restantes serão definidas após os amistosos de março.


Sensacional


O piloto mineiro Sérgio Sette Câmara estava com a vitória nas mãos, a 100 metros da bandeirada, quando bateu no carro do piloto Ferdinand Habsburg, bateu no muro e perdeu o pódio em Macau, onde um brasileiro não vence há 12 anos. Curiosamente, a sensacional corrida do brasileiro repercutiu no mundo inteiro, talvez até mais do que se ele vencesse. Felizmente, os dois pilotos não tiveram qualquer problema médico e estão aptos para a corrida de Abu Dhabi, no fim de semana. Sette Câmara vai chegar à Fórmula-1, não há dúvida. Para a próxima temporada, ainda na F-2, várias equipes de ponta disputam seu passe. Acelera, garoto.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec