COLUNA DO JAECI

Fábio, 800 jogos. Um goleiraço. Orgulho azul!

'Fábio tem a "pele azul", e é o melhor goleiro do Brasil há 12 anos'

postado em 22/10/2018 12:43 / atualizado em 22/10/2018 14:30

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press.
O goleiro Fábio completou neste domingo 800 jogos com a camisa do Cruzeiro, marca difícil nos dias de hoje, pois a maioria dos jogadores não se identifica com os clubes. Fábio tem a “pele azul”, é o melhor goleiro do Brasil há 12 anos e o mais injustiçado na Seleção Brasileira. Entrevistei Parreira, quando técnico da Seleção, sobre o fato de nunca tê-lo chamado. O ex-técnico me disse que “Fábio não dava sorte e precisava, por exemplo, pegar um pênalti decisivo, numa véspera de convocação”. Balela. Taffarel, atual preparador de goleiros da Seleção, há dois anos, em Paris, me deu entrevista dizendo que “Fábio era excelente, mas que via outros melhores que ele”. Outra balela. A verdade é uma só: há má vontade com o goleiro azul, e as explicações não convencem. Fábio é ótimo caráter, nível excepcional, família e, acima de tudo, um atleta de verdade. Ficou quase um ano no estaleiro quando sofreu cirurgia no joelho. Muitos o apontavam como “aposentado”, mas ele ressurgiu ainda melhor. Parece vinho de qualidade: quanto mais velho, melhor. Quem dera fosse ele goleiro do meu Flamengo! Tenho certeza de que, como torcedor do rubro-negro, eu estaria comemorando taças.

Sinceramente, o fato de Fábio não ter ido a uma Copa do Mundo é uma das maiores injustiças do futebol. Tantos goleiros “meia boca” foram aos Mundiais e ele, um craque, jamais. Essas coisas nos deixam descrentes. Alguns dizem que é pelo fato de “Fábio ser muito religioso”. Outra grande bobagem. Taffarel é um dos caras mais religiosos que conheço e da mesma religião de Fábio. E, diga-se de passagem, nem mesmo Mano Menezes, quando esteve à frente da Seleção por dois anos, lembrou-se de Fábio. Apenas em um amistoso o chamou, o que foi outra covardia. E agora, Fábio retribui com defesas e títulos maravilhosos. Em vez de ficar magoado com Mano, Fábio faz as defesas que garantem o alto salário do treinador e as taças. Isso mesmo, Fábio, sua resposta é dada em campo.

Fábio é muito família. Sua esposa, Sandra,e os filhos, Pablo e Valentina, são seu suporte. Feliz do homem que tem Deus no coração. A vida fica melhor e os obstáculos são transpostos. O importante é ser cristão. Acreditar em Deus. E Fábio tem uma fé inabalável. Como profissional, não há o que contestar. Treina com afinco, dedicação e amor. Um profissional completo. E ele jamais deixou de agradecer ao seu preparador, Robertinho. Gratidão e lealdade são qualidades raras nos dias atuais.Lembro-me da Copa do Brasil, do ano passado. No jogo de ida, contra o Grêmio, fez três defesas que permitiram ao Cruzeiro fazer o jogo de volta em condições de ganhar o caneco. Na decisão, como Flamengo, pegou penalidades, assim como fez contra o Santos, este ano, defendendo as três cobranças do Peixe. E, nessa reta final, fez“milagres” contra o Palmeiras, principalmente no jogo de ida. E na final, contra o Corinthians. Aí a torcida canta: “PQP, é o melhor goleiro do Brasil, Fábio”. Um reconhecimento a um gigante, debaixo do poste, quase intransponível. Fábio segue a tradição da escola de goleiros no Cruzeiro. A começar pelo lendário Raul, passando pelo genial Dida e chegando a ele próprio, com 800 jogos, uma marca maravilhosa. Todas as homenagens serão pequenas diante de tudo o que Fábio fez e faz pelo Cruzeiro. Fosse eu o presidente, faria um contrato vitalício com ele para que continue dando sua contribuição ao clube quando pendurar suas luvas, daqui a uns quatro anos. Sim,goleiros como ele, Bufon e Dino Zoff são eternos. Esses caras não deveriam parar nunca.

Fábio tem o respeito até mesmo dos torcedores rivais. No meu Instagram, jaecicarvalhooficial, recebo muitas mensagens quando posto algo sobre ele e percebo o carinho que até os atleticanos têm. Isso é sinal de respeito, prestígio, carinho. Nem mesmo Rafael, reserva imediato, outro goleiraço, deve ficar chateado, pois ser reserva desse monstro é um orgulho. Com certeza, Rafael tem aprendido muito e tem em Fábio seu maior ídolo. É outro garoto de ouro,e ótimo goleiro. Será difícil Fábio quebrar a marca histórica de Rogério Ceni, com mais de 1.200 jogos pelo São Paulo, em 21 anos de carreira. Porém, no Cruzeiro, acho difícil alguém bater sua marca. E ainda tem tempo para ele chegar aos mil jogos. São só mais 200, e isso ele conseguirá em três temporadas. Obrigado, Fábio. Você engrandece o futebol brasileiro e, principalmente, o Cruzeiro. Você é um fenômeno debaixo das traves, uma barreira quase intransponível. Seu eu fosse atacante, jamais gostaria de enfrentar você. Que Deus continue abençoando sua carreira, sua vida, sua história. O futebol agradece! Você é um exemplo para milhões de jovens, que sonham,um dia, defender o gol azul. Que venham mais 100, 200, 300 jogos. Não pare tão cedo. O futebol brasileiro, tão combalido e agonizando, precisa de atletas do seu nível, do seu caráter, de sua história. Sou seu admirador, você sabe disso. Obrigado por fazer as tardes de domingo mais felizes. Valeu, Fábio 800 jogos!

Tags: cruzeiroec nacional seriea