COLUNA DO JAECI

Fernandinho é uma afronta ao torcedor brasileiro

Fracassado em Seleção Brasileira e com idade avançada

postado em 18/05/2019 12:00

<i>(Foto: ROMAN KRUCHININ/AFP)</i>
FERNANDINHO DE NOVO?

Tite convocou a Seleção Brasileira para a Copa América. Fernandinho, Daniel Alves e Thiago Silva estão no grupo dos 23 jogadores. Todos fracassados em Seleção Brasileira e com idade avançada. Será que Tite quer contar com eles em 2022, no Catar? Talvez queira chamá-los, até se estiverem de muleta. Nunca vi um técnico ter tanto comprometimento com determinados jogadores. O torcedor até duvida e pergunta se há algum esquema. Não acredito nisso, mas manter esses personagens na equipe é mesmo uma vergonha.

GEROMEL E DEDÉ

Dedé e Pedro Geromel são infinitamente superiores aos zagueiros convocados. E estão jogando o fino da bola. Se Seleção é momento, por que Tite insiste em convocar jogadores que estão mal em seus clubes? Philippe Coutinho é um exemplo, vive a pior fase de sua carreira, mas tem lugar cativo. Eu confesso que tinha uma mínima esperança de ver Fábio entre os três goleiros. Iludi-me, mais uma vez. Tite diz que quer homenagear Daniel Alves. Seleção não é lugar de homenagem, e sim de trabalho e regularidade. Daniel Alves pode ser campeoníssimo no Barcelona e ter todos os títulos que um atleta pode conquistar num clube. Porém, em Seleção, sempre foi fraquíssimo.

O ARTILHEIRO QUE NÃO FAZ GOL

Gabriel Jesus, reserva no Manchester City, que tem no argentino Agüero o grande artilheiro, foi chamado por Tite. Ficou a Copa inteira, cinco jogos, sem marcar nem um gol sequer. Mas é outro que tem cadeira cativa. Contra equipes da América do Sul, em amistosos, ele faz gols. Mas quando a competição é pra valer, não triunfa. Como o Brasil vai pegar Bolívia, Peru e Venezuela na primeira fase da Copa América, pode ser que ele faça gols. Vamos ver na hora em que enfrentarmos Argentina ou Uruguai...

FACA DE DOIS GUMES

Ao convocar jogadores fracassados, mas experientes, Tite aposta na conquista da Copa América para se manter no cargo. Porém, isso pode funcionar como um tiro no pé ou uma faca de dois gumes, pois se não ganhar a competição, mesmo os dirigentes da CBF o garantindo até 2022, acho difícil a torcida brasileira aceitar. Seria muito melhor ele ter renovado o grupo, pois, em caso de fracasso, teria o apoio popular. Sem o caneco da Copa América e sem Edu Gaspar ao seu lado, já que o coordenador está indo para o Arsenal após a competição, acho muito difícil Tite se manter no comando da equipe Canarinho.

Tags: futnacional selefut