COLUNA DO JAECI

Eu desisto de Tite

Pelo que a gente percebe, Tite é teimoso e vai acabar provando do próprio veneno. O torcedor brasileiro não vai aceitar um novo fracasso com esses velhos nomes

postado em 19/05/2019 12:00

<i>(Foto: MAURO PIMENTEL/AFP)</i>
Tite convocou a Seleção Brasileira para a Copa América, que será disputadade 14 de junho a 7 de julho no Brasil. Dedé e Geromel estão fora. Thiago Silva, que fez uma cirurgia há 10 dias, foi chamado, assim como Miranda e Marquinhos. Vinícius Júnior e Lucas Moura ficaram de fora. Gabriel Jesus, mesmo sendo reserva no City, foi convocado. E a pior notícia de todas: Tite chamou Fernandinho outra vez. Aquele jogador que nos entregou nos 7 a 1 contra a Alemanha, em 2014, e na Rússia, contra a Bélgica. Eu não aceito e não entenderei jamais. O que se passa na cabeça desse técnico? Felizmente, parece que o ciclo de Paulinho e Renato Augusto acabou na Seleção. Mas o de Daniel Alves, não. O lateral, outro que jamais ganhou nada na Seleção, foi convocado, assim como Fágner, do Corinthians. Entenderam? Fágner, do Corinthians, time pelo qual Tite tem gratidão. Seleção não é confraria nem encontro de compadres. Seleção é momento, e eu gostaria de saber se Miranda, Marquinhos e Thiago Silva estão em momento melhor do que Dedé e Geromel. Militão, tudo bem, mas Thiago Silva? É outro que entregou o Brasil em várias situações, inclusive na última Copa América, quando fomos eliminados pelo Paraguai.

Eu fico triste por perceber em Tite um técnico tão intransigente. Parece ser contra a torcida brasileira. Fernandinho é o que há de pior em termos de jogador. Não me importa se ele joga no Manchester City e se foi campeão inglês. Aliás, estava no banco recentemente. É um jogador de cabeça fraca, que em Seleção nunca deu certo e não será agora que dará. Eu disse que apoio a renovação de Tite, pois vamos precisar dos jovens em 2022, no Catar. Mas ele optou por tentar ganhar a Copa América, competição que jamais empolgou o povo brasileiro. É estranho e absurdo. Daniel Alves, Thiago Silva, Fágner e Fernandinho não estarão no Catar. Pelo menos é o que eu imagino, já que Tite, teimoso que é, pode pensar em levá-los até de bengala ou sem “pernas”. Que amor é esse que ele tem por esses jogadores? Alguns internautas me perguntam se eu acredito que tenha dinheiro envolvido ou pressão de empresários? Não acredito nisso. Acho que o treinador gosta mesmo desses atletas e acha que são fundamentais para seu esquema de jogo. Uma pena.

Tite tinha uma chance histórica de dar uma renovada nesse grupo, de mudar conceitos e valores. Porém, opta por agradar e por querer ganhar um caneco que não nos interessa muito. Ficamos 40 anos sem ganhar a Copa América e jamais nos importamos com isso. Queremos é a Copa Fifa, essa sim, com um peso gigantesco. Temos jogadores jovens e talentosos que precisavam muito dessa oportunidade na Copa América. Jogar, sentir o peso da camisa amarela e exorcizar todos os fantasmas, para que chegassem em 2022 com experiência, em condições de ganhar a taça. Porém, Tite optou por jogadores veteranos, alguns fracassados, e não abre mão deles. Pior será se não ganhar a competição. Ficará marcado por mais um fracasso e a pressão do torcedor por sua demissão será grande. Os dirigentes da CBF gostam do trabalho de Tite e o garantem até a Copa do Catar. Não sei até que ponto segurariam uma pressão popular. O que derruba treinador são os resultados, e Tite já tem uma conta negativa pelo fracasso na Copa da Rússia. Seria melhor pôr uma equipe mais jovem, ainda que perdêssemos, pois o torcedor entenderia. Perder com esses veteranos não será bom para o treinador, que ficará na berlinda.

Eu não acreditei quando acordei e vi os nomes de Daniel Alves, Fernandinho e Thiago Silva. Gente, como alguém convoca um zagueiro fracassado, que acabou de fazer uma cirurgia, abrindo mão de Dedé e Geromel, dois jogadores excepcionais? É inaceitável e inacreditável. Já vi alguns treinadores insistirem no erro uma, duas vezes. Porém, como Tite, eu nunca vi. Ele cismou com esses caras e parece querer dar a eles uma satisfação. Fernandinho é um jogador execrado pela torcida brasileira, que não vai deixar barato quando ele estiver em campo. Philippe Coutinho é outro que vive um dos piores momentos de sua carreira e está no grupo. Que critério esse técnico está usando? Isso é um mistério. De que adianta ele rodar o mundo, assistindo a jogos in loco, se sua lista já está definida em sua cabeça, mesmo antes de ver as partidas? Pelo que a gente percebe, Tite é teimoso e vai acabar provando do próprio veneno. O torcedor brasileiro não vai aceitar um novo fracasso com esses velhos nomes. Eu desisti de Tite!

Tags: futinternacional futnacional selefut